Supermercados na geração de emprego no Brasil

0

Bretas conta com cerca de sete mil colaboradores 

O varejo é um vasto campo de oportunidades para o mercado. De quatro empregos gerados, um é criado pelo varejo, maior empregador privado do Brasil, segundo o Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV).

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), na pesquisa mais recente de 2018, o setor supermercadista lidera a geração de emprego no país, ocupando 45,7 mil pessoas a mais em relação a 2017, totalizando 1,4 milhão de trabalhadores. Os dados são da Pesquisa Anual do Comércio (PAC).

Assim, muitas pessoas deslocadas no mercado, encontram uma oportunidade  nos mercados e nos hipermercados. Esse é o caso de  Lorena Cristina  Xavier Ramalho, de 38 anos. Depois de quatro anos desempregada, Lorena conquistou uma vaga  há um ano e meio conseguiu como operadora de caixa no Bretas, na loja do Setor Sol Nascente. “Pedi muito para Deus me colocar em um lugar bom. E Ele me ouviu”, conta sorridente. Atualmente, o Bretas emprega cerca de oito mil pessoas nos Estados de  Goiás e de Minas Gerais.

Lorena foi agente de saúde no interior goiano e veio para a Capital procurar novas oportunidades e fazer tratamento para uma má formação na boca. Em Goiânia trabalhou em pet shop no atendimento e no banho dos animais e como vendedora em shopping. “Mas fiquei um tempo sem emprego fixo, dependendo da ajuda da minha mãe e vivendo de bicos, como vendas de roupas e joias para amigos e conhecidos. Morei um bom tempo em uma pequena quitinete”, explica.

Hoje, empregada, ela pensa em voltar a estudar. ” Agora minha vida está em outro patamar. Quero terminar meu curso de técnica em enfermagem, mas também me vejo crescendo profissionalmente na empresa que me deu oportunidade. Sou muito comunicativa e pego rápido as orientações.  Estou sempre à disposição!”, afirma.