A escritora Isa Colli, é nomeada ao premios Notables Brazilian Awards 2020, na cidade New York

0

Isa Colli, 52 anos, escritora, jornalista e empresária, nasceu em Presidente Kennedy, no Espírito Santo. Na década de 90, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde morou durante 20 anos. Mesmo com aptidão e paixão pela leitura, a autora se formou em moda, para depois cursar jornalismo. Em 2001, ingressou na antiga TVE, atual TV Brasil, onde pôde crescer, estudar e aprimorar suas habilidades com a escrita. Atualmente vive na Bélgica com o esposo, José.

Em 2018, criou a editora Colli Books. Em 2019, tornou-se imortal da Academia Internacional de Literatura Brasileira. A autora recebeu em reconhecimento à sua dedicação à literatura importantes comendas pelas Câmaras de Vereadores do Rio de Janeiro, Petrópolis e, recentemente, Presidente Kennedy. Além disso, foi homenageada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Isa participou das duas últimas edições da Bienal do Rio, da Bienal de São Paulo de 2018 e da 1ª Bienal Virtual do Livro de São Paulo, em dezembro de 2020. Também no ano passado, a escritora participou da feira internacional Focus Brasil New York, o maior evento mundial para escritores brasileiros.

Em anos anteriores, marcou presença nas feiras internacionais do livro de Bruxelas, Bolonha, Lisboa e Frankfurt.

O talento literário surgiu na infância, mas a profissionalização na área chegou há exatos dez anos. Após descobrir um câncer e uma doença degenerativa, Isa entregou-se completamente à literatura e não parou mais. Desde o lançamento do primeiro livro, em 2011, já́ publicou mais de 30 títulos infantis, um romance e um livro de poesias. E tem mais de 100 histórias escritas. Sua obra passeia por temas variados como sustentabilidade, respeito pelo próximo, tolerância às diferenças e valorização do consumo de alimentos saudáveis, empreendedorismo. Recentemente Isa foi indicada ao Premio Notables Brazilian Awards que acontece todos  os  anos na  cidade de New York.

Lançamento recentes

Seu mais novo livro é “Tâmaras e Quibes”, que segue em trajetória de sucesso. Lançado na Bélgica e no restante do mundo em versão impressa no final de 2020, o título impresso chega nas lojas físicas e sites de venda do Brasil em abril. A obra também acaba de ganhar tradução para o inglês e, em breve, chegará ao mercado editorial em árabe.

“Tâmaras e Quibes”, traz como tema central a imigração, o respeito às diferenças e lições básicas dos valores dos estudos, trabalho e do empreendedorismo. Inspirado no bairro do Brás, em São Paulo, narra a história da imigração naquela região, principalmente do Oriente Médio, e ainda convida os pequenos a passearem pela culinária dos países árabes, com riqueza de detalhes. É uma saborosa viagem por ambientes cheios de magia.

Lançamento de Luke em francês

Outro sucesso de Isa Colli, o livro “Luke, o macaco atleta”, será lançado no dia 21 de janeiro em francês. O título conta a aventura de um simpático macaquinho que mantém hábitos de alimentação saudáveis e pratica atividades físicas diariamente. Preocupado com a obesidade, ele decide convencer as pessoas e os animais a mudar de vida. De maneira lúdica, a história mostra que as comidas gordurosas, frituras, alimentos processados e tantas outras guloseimas devem ser ingeridas com cautela porque podem provocar muitas doenças. Já adotado em várias escolas no Brasil e Portugal, o livro está ajudando a mudar os hábitos alimentares dos alunos.

Luke foi citado no 1º Fórum Regional das Cidades Latino-Americanas Signatárias do Pacto de Milão, no RJ, em 2019, como exemplo de boas práticas para combater a obesidade infantil.