Repórter Brasil oferece bolsas de reportagem sobre desmatamento

0

A instituição escolherá dois projetos de reportagens que receberão bolsas de R$5 mil

Além da pandemia da Covid-19, outra situação marcou negativamente o ano de 2020 foi o aumento no volume de desmatamento no Brasil. Pensando nisso e com o objetivo de estimular a produção de conteúdos jornalísticos sobre meio ambiente, a Repórter Brasil lança um concurso de bolsas de R$5 mil para reportagens sobre o tema. O programa é destinado a jornalistas e estudantes de todo o país.

Para participar do processo seletivo, os materiais devem utilizar o jornalismo ambiental como forma de investigar e evidenciar quem financia o desmatamento. A ideia é que as pesquisas sejam voltadas, especificamente, ao papel dos bancos e investidores para aumentar esse problema.

De acordo com dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), em 2020, o Brasil viveu um aumento de 30% em comparação com 2019. Os valores registrados são os maiores dos últimos 10 anos.

Em texto enviado ao Portal Comunique-se, a Repórter Brasil ressalta que é membro da coalizão internacional Florestas e Finanças, que tem como objetivo promover a transparência e evitar que instituições financeiras apoiem abusos ambientais e sociais. O banco de dados gerado a partir desse trabalho deve ser utilizado para a produção das reportagens.

“A plataforma da coalizão Florestas e Finanças oferece um banco de dados valioso para descobrir a ligação entre grandes bancos, investidores e empresas com risco de desmatamento, que pode ser útil na realização de reportagens sobre o tema”, aponta a Repórter Brasil.

Para participar, os jornalistas interessados devem assistir à live de lançamento do concurso na próxima terça-feira, 11, das 9h às 10h30, no Instagram da Repórter Brasil. As inscrições serão abertas logo em seguida e encerram no dia 20 de maio. Os vencedores serão anunciados no dia 10 de junho.