Hipertensão arterial pode causar problemas na visão

0

Silenciosa, retinopatia hipertensiva pode provocar tromboses venosas e descolamento da retina, catarata, hemorragia vítrea e glaucoma. Idosos devem ficar atentos

Pressão alta é uma condição enfrentada por mais de 30% dos brasileiros, segundo o Ministério da Saúde. São mais de 70 milhões de pessoas que sofrem com este mal. Tanto que existem dois dias dedicados à sua prevenção (26/4 e 17/5). Além de todas as consequências já conhecidas, a hipertensão arterial pode causar problemas na visão.

A retinopatia hipertensiva é provocada pelo aumento da pressão arterial que afeta diretamente os vasos sanguíneos responsáveis por irrigar e drenar a retina. Entre as principais consequências que esse distúrbio pode causar na visão, estão: tromboses venosas da retina, catarata, descolamento de retina, hemorragia vítrea e glaucoma.

“A hipertensão compromete os vasos sanguíneos do corpo, prejudicando o funcionamento de órgãos, como coração, cérebro, rins e olhos”, explica Paula Carrijo, oftalmologista geral e especialista em retina clínica. Pessoas hipertensas devem consultar o oftalmologista com frequência, pois a retinopatia é silenciosa. Mais avançada, apresenta sintomas como sensibilidade à luz, dores de cabeça constantes, redução da capacidade de enxergar com nitidez, manchas e embaçamento da visão.

“Quando diagnosticada, é preciso mudar o estilo de vida para controlar a pressão e minimizar os danos, que podem ser irreversíveis. Existe tratamento, mas é comum ficar sequelas. Logo, o acompanhamento precoce é essencial e indispensável”, acrescenta Paula.

Idosos devem ficar atentos

O envelhecimento é uma das causas mais comuns da hipertensão. “Dado o cenário da hipertensão no Brasil, os idosos naturalmente acabam se tornando o grupo mais propenso a desenvolver a retinopatia hipertensiva”, afirma a oftalmologista. Queixas como visão turva não podem ser ignoradas, pois já indicam danos à retina que, se não tratados, podem levar à cegueira.

Sobre Paula Carrijo

Paula Carrijo é médica oftalmologista na Olhar+ Clínica de Olhos, que fica no Uberlândia Medical Center. Fez especialização na Fundação Altino Ventura (FAV) em Recife-PE e um Fellowship em retina clínica e vítreo no Hospital Evangélico de Belo Horizonte-MG. Reconhecida pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), atua na área de retina e é oftalmologista da clínica dedicada à saúde visual do idoso, mas atende adultos de todas as idades.