EMCANTAR Social abre mais de 500 vagas gratuitas para oficinas de literatura, audiovisual, artes cênicas e música

0

Em momentos de estresse como o que estamos vivendo, estimular a criatividade pode ser muito mais importante do que se imagina. “Aliviar a tensão cotidiana com atividades criativas que geram bem-estar contribui para melhoria não só da nossa saúde mental mas também física, pois quando a área do nosso cérebro responsável pela criatividade está bloqueada, ficamos mais suscetíveis ao estresse e por isso nossa imunidade é reduzida”, diz a terapeuta integrativa, Erica Vieira.

Sendo assim, são valiosas oportunidades como a oferecida neste momento pelo EMCANTAR Social que acaba de abrir 540 vagas para oficinas gratuitas de literatura, audiovisual, artes cênicas e música.

As aulas são para crianças e adolescentes de 06 a 16 anos e estão acontecendo de forma online com duração de uma hora por semana.

De acordo com a coordenadora do EMCANTAR Social, Ana Lopez, a equipe que conduz as oficinas é composta por arte-educadores, ou seja, pessoas que são ao mesmo tempo artistas e educadores, que usam a arte para ensinar e a brincadeira como ferramenta de aprendizado.

“Contamos com artistas reconhecidos que possuem uma bagagem enorme para ser compartilhada. Por isso – e ainda com a experiência que adquirimos nos quase 25 anos do EMCANTAR, a qual nos proporcionou inclusive desenvolver metodologias sistematizadas na Pedagogia do Encantamento (recentemente lançada em livro), as oficinas do EMCANTAR Social são momentos muito lúdicos e envolventes, que resultam sempre em produtos artísticos coletivos, como livros, álbuns musicais, espetáculos (em formatos físicos e digitais) para serem também compartilhados com a comunidade de forma gratuita”, acrescenta Lopez.

Para Kelly Cristina Rodrigues, de 12 anos, que participou das oficinas no ano passado, a experiência foi enriquecedora. “Com o formato online, o grande desafio é aprender a gerenciar o tempo dentro de casa e ter disciplina para realizar esse tipo de aula. Tudo isso no contexto de stress por estar confinada em casa, longe dos amigos e professores e vivendo no contexto de uma pandemia internacional”, conta a aluna.

Confira alguns dos objetivos e benefícios das oficinas do EMCANTAR Social:

. Estímulo à criatividade, empatia, raciocínio e desenvolvimento cognitivo;

. Melhoria e ampliação do vocabulário, expandindo a visão de mundo e sobre si mesmo;

. Exercício da cidadania por meio do desenvolvimento do protagonismo, onde vivenciam-se jogos teatrais, convívio em grupo, e desenvolvimento de potenciais;

. Experimentação de novas mídias acessíveis, perspectiva artística e de inclusão social;

Para mais informações e inscrições, os interessados devem entrar em contato pelos telefones (34) 3216-6146 e 98808-1191 ou email contato@emcantar.org

As oficinas do EMCANTAR Social  são viabilizadas pelo projeto Manutenção EMCANTAR 2021, CA 2018.13609.0106, em parceria com Programa Transforma por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais com patrocínio do Instituto Algar.

MAIS SOBRE EMCANTAR

Ao longo de quase 25 anos de história, mais de meio milhão de pessoas já foram encantadas pela Companhia por meio de espetáculos, oficinas de formação com educadores, crianças e adolescentes, além de produtos essencialmente artísticos e potencialmente pedagógicos, como CDs, DVDs e livros.

SOBRE INSTITUTO ALGAR 

Por acreditar que a educação é o caminho que vai levar o Brasil a uma realidade melhor, o Grupo Algar investe, desde 1994, em programas sociais voltados à comunidade. Ao longo dos anos, estes programas cresceram e, em 2002, passaram a ter a gestão do Instituto Algar, que hoje atua nas frentes: educação, cultura, esporte e voluntariado. Instituto Algar – conectando pessoas às oportunidades.