Hospital do Câncer arrecada recursos para conclusão do Centro de Cuidados Paliativos por meio de destinação do Imposto de Renda

0

Prazo para declaração do IR foi estendido até 31 de maio e valor a ser pago, ou restituído, pode ser direcionado para a luta contra o câncer

         Reforçando o propósito de oferecer tratamento gratuito e de qualidade aos pacientes oncológicos de Uberlândia e região, o Hospital do Câncer tem trabalhado para ampliar o atendimento prestado em uma importante frente da luta contra o câncer: os cuidados paliativos. Para oferecer condições ainda melhores e mais qualidade de vida para pacientes que se encontram nessa fase, a instituição construiu o Centro de Cuidados Paliativos como parte da Unidade 2 do Hospital do Câncer, que atualmente está em fase de equipação e mobília. Para contribuir com a conclusão do Centro, é possível destinar o valor a ser pago ou restituído da Declaração do Imposto de Renda, que seria pago à Receita Federal, para o Grupo Luta Pela Vida. Todo o recurso alcançado nessa modalidade de doação, será destinado para aquisição de equipamentos e mobiliários para o local. Após mudança de prazo, os contribuintes têm até o dia 31 de maio para entregar a declaração.

         Os cuidados paliativos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), são a assistência prestada por uma equipe multidisciplinar que visa melhorar o bem-estar dos pacientes e seus familiares perante uma doença que ameaça a vida. Nessa etapa, o objetivo é aliviar o sofrimento através do tratamento de dores, sintomas sociais, psicológicos, físicos e até espirituais, cuidados que são fundamentais para o paciente oncológico, como destaca a presidente do Grupo Luta Pela Vida, Thaisa Galicioli. “Além da cura, propiciar qualidade de vida e conforto para o paciente é um grande propósito na luta contra a doença. No Hospital do Câncer, além da assistência oncológica oferecida, cuidados e manutenção de pacientes, seja na instituição ou mesmo em casa, são prestados pela equipe de enfermagem, há análise de demandas e necessidades do paciente por uma equipe de assistência social e ainda apoio de psicólogos até mesmo para a família que acompanha o paciente oncológico, dentre outras assistências. A equipe multidisciplinar da instituição, somente no último ano, ofereceu suporte para mais de 700 pacientes e com a conclusão do Centro de Cuidados Paliativos será possível ampliar ainda mais o suporte proporcionado a eles”, destaca.

         O Centro de Cuidados Paliativos preparado pelo Hospital do Câncer contará com espaços de atividades manuais e socialização, como sala de artesanato, espaço pet, sala de TV, varandas, posto de enfermagem, e ainda sala de apoio psicológico e terapia ocupacional. O espaço tem capacidade para 42 leitos distribuídos em 22 apartamentos, todos com banheiros.

Como fazer a destinação do Imposto de Renda

         Para ajudar os interessados em apoiar a luta contra o câncer, o Grupo Luta Pela Vida disponibiliza um vídeo com o passo a passo de como destinar parte do Imposto de Renda em prol da instituição, que pode ser acessado no canal do Hospital no Youtube. A doação pode ser feita no momento da declaração, e neste formato de contribuição, o doador destinará o valor que seria pago à Receita Federal para projetos sociais, que no caso do Grupo é direcionado via Fundo Municipal do Idoso em Uberlândia, um instrumento público de captação de recursos vindos de fontes diversas e que irá destinar essas doações a projetos.

         Para ser possível fazer a doação, no caso de pessoas físicas, é preciso que a declaração seja realizada pelo Modelo Completo e poderá ser destinado parte do imposto de renda a pagar ou a restituir. Na contribuição, efetuada diretamente na declaração, o valor será calculado pelo próprio programa da Receita Federal, que em seguida, irá gerar um documento de arrecadação para ser pago até o dia 31 de maio, o novo prazo final para envio da declaração. Para efetivar o direcionamento da doação para as melhorias no Hospital do Câncer, o comprovante de pagamento deste documento deve ser encaminhado para o e-mail impostoir@hospitaldocancer.org.br, acompanhado dos dados pessoais do doador. Já para pessoas jurídicas, a contribuição pode ser realizada em qualquer mês do ano, o recolhimento do IR deve ser regular e a tributação pelo Lucro Real. Da mesma forma que para pessoas físicas, é necessário indicar para a instituição a intenção de direcionar a doação para os projetos do Grupo Luta Pela Vida através do e-mail. Outras informações sobre o procedimento podem ser conferidas pelo site ircontraocancer.org.