Casa Thomas Jefferson inicia temporada 2021 do Projeto Sextas Musicais

0

Recital Schubert-Britten será apresentado nesta sexta (16) em formato de live streamig. Apresentação começa às 20h, no  YouTube da Casa Thomas Jefferson

O projeto Sextas Musicais está de volta e com uma programação repleta de grandes talentos. A temporada 2021 começa com o Recital Schubert-Britten, que reunirá três talentosos representantes da região Norte, além de uma musicista brasiliense, no palco do CTJ Hall. A apresentação será na sexta-feira (16), às 20h, com transmissão pelo YouTube da Casa Thomas Jefferson.

O programa do recital inclui as peças Erlkönig e Trio de Cordas D581, de Schubert, e Phantasy Quartet, do compositor Benjamin Britten, que mostra a sua genialidade ao escrever para esta formação inusitada com apenas 19 anos de idade.  No palco, estarão a violinista amapaense Lilian Raiol, spalla da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, e o violeiro paraense Márcio da Costa, solista da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro. Em 2020, eles formaram o duo Assai para trabalharem e vencerem o isolamento social. À distância, produziram e publicaram vídeos que alcançaram sucesso e centenas de visualizações.

No Recital  Schubert-Britten, eles se unem à violoncelista brasiliense Mirella Righini, ex-integrante da Orquestra Filarmônica de Goiás, e ao oboísta paraense Moisés Pena, integrante da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro. “A ideia do recital foi trazer formações diferentes de música de câmara, que fogem das tradicionais, como duo com piano, quarteto de cordas, quinteto de cordas, quinteto de sopros, trio com pianos. Teremos três peças, cada uma com uma formação. A primeira é uma canção de Schubert para violino e viola, um duo que não se vê muito. Para a segunda peça, também de Schubert, temos um trio de cordas com violino, viola e violoncelo, que também não é uma formação tradicional. É interessante porque ele já tinha escrito quartetos, mas teve dificuldade para escrever para trios. Esse é o único trio completo dele, com quatro movimentos”, explica Lilian Raiol.

As Sextas Musicais são um tradicional evento de Brasília. Desde 1987, a Casa Thomas Jefferson, entidade sem fins lucrativos, realiza esses concertos gratuitos e com indicação livre, mantendo-se fiel à missão de promover o desenvolvimento humano por meio da cultura e educação.  Desde o ano passado, com a pandemia do novo coronavírus, a Casa Thomas Jefferson adaptou as apresentações para o formato live streaming. Com produção requintada, qualidade de captação e transmissão de som e imagem, as Sextas Musicais demonstram o compromisso e o respeito do centro binacional com os artistas profissionais da música que dedicam suas vidas ao estudo e à performance musical e ao público.

Sextas Musicais –  Recital Schubert-Britten
Quando: 16 de abril, às 20h
Onde: CTJ HALL
Como assistir: no canal da Casa Thomas Jefferson no YouTube – https://www.youtube.com/watch?v=VjW4DDyt0fk