Hospital do Câncer em Uberlândia completa 21 anos oferecendo tratamento humanizado para pacientes de mais de 75 cidades

0

Na luta contra o câncer, somente no último ano mais de 60 mil consultas foram realizadas na instituição

No ano em que o primeiro piso do Hospital do Câncer em Uberlândia era inaugurado, Lucas Faria da Silva com apenas cinco anos, iniciava o tratamento na instituição. Diagnosticado com Linfoma de Hodgkin, tipo da doença que se desenvolve no sistema linfático, foram necessários seis ciclos de quimioterapia e 30 de radioterapia para superar o câncer. No momento em que vivia apenas com a mãe e não haviam recursos para custear um tratamento oncológico, o atendimento no Hospital foi muito importante, e a criança que chegou a ouvir de médicos que teria pouco tempo de vida, completa 26 anos e conta a todos que tem muita gratidão por tudo que viveu no Hospital do Câncer. Esta é apenas uma das histórias dentre os milhares de pacientes que tiveram o apoio da instituição para lutar pela vida nas mais de duas décadas da instituição.

O Hospital do Câncer em Uberlândia, que completa 21 anos no dia 8 de abril, coleciona relatos de gratidão e vitórias dos pacientes que por meio do atendimento prestado pela instituição, em parceria com o SUS, venceram o câncer. Lucas Faria é um deles, e recorda com o coração agradecido os momentos que passou no Hospital com a mãe, Sheila. “Ficamos amigos de várias pessoas que trabalhavam lá dentro do Hospital. Sou grato por cada pessoa que conheci lá dentro, Dr. Rogério e Dra. Valéria, o enfermeiro Gustavo”, conta lembrando ainda da importância da instituição naquele momento, em que vivia apenas com a mãe e não tinham renda para o pagamento de um tratamento.

No interior de Minas Gerais, o Hospital do Câncer é um centro de referência para o tratamento do câncer e tem grande impacto no cenário da saúde de Uberlândia e região. O atendimento prestado pelo Hospital do Câncer beneficia mais de 8.200 pacientes de Uberlândia e outras mais de 75 cidades vizinhas. Somente em 2020 foram realizados mais de 28 mil procedimentos de quimioterapia e mais de 900 radioterapias, além de mais de 18 mil exames oferecidos, e mais de 68 mil consultas. São inúmeras pessoas acolhidas diariamente para a realização do tratamento do câncer gratuitamente e com qualidade.

O Hospital do Câncer vai além na luta contra o câncer e ainda atua na formação de novos profissionais da saúde através dos programas de residência médica na área oncológica, como destaca um dos fundadores da instituição e médico oncologista, Dr. Rogério Araújo. “Além da realização dos procedimentos médicos para o tratamento do câncer, como a oncologia clínica, hematologia, cuidados paliativos, oncopediatria e internação, nossa atuação na luta contra o câncer vai além, com o compromisso com a formação de novos especialistas nas áreas de Oncologia Clínica, Radioterapia e Oncopediatria, que passam a integrar nosso corpo clínico e atuar no atendimento aos pacientes”, comenta o Dr. Rogério, que ainda destaca a satisfação ao refletir sobre a história do Hospital. “Ao longo de 21 anos colecionamos momentos marcantes e conquistas. Foram inúmeros avanços, melhorias e ampliações em conjunto com o Grupo Luta Pela Vida para oferecer qualidade e humanização para pacientes oncológicos de Uberlândia e região. Cada vitória, das tantas que já presenciamos de nossos pacientes, são uma alegria única e mais um avanço na luta contra o câncer”, cita o médico.

Com o auxílio do Grupo Luta Pela Vida, ONG criada com o objetivo de oferecer as melhores condições de tratamento aos pacientes oncológicos, são realizadas a manutenção, humanização, ampliação e investimentos no Hospital do Câncer, possibilitados através da execução de inúmeras campanhas de arrecadação de recursos, essenciais para permanecer viabilizando bem-estar e melhores condições para o tratamento dos pacientes. “Para aqueles que não são pacientes, é importante dizer que a contribuição de qualquer valor faz muita diferença para quem está lá dentro”, comenta Lucas Faria, ex-paciente do Hospital do Câncer.

Conheça as plataformas online para contribuir com o Hospital do Câncer

No aniversário do Hospital do Câncer, em 8 de abril, a comunidade pode presentear a instituição e os pacientes oncológicos com contribuições para a continuidade do atendimento prestado pela instituição e apoiar a luta contra o câncer. Com a campanha “Há 21 anos na luta contra o câncer”, os interessados poderão doar acima de R$20,00 através da plataforma online doehospitaldocancer.org e a instituição demonstrará a gratidão pelo apoio com o envio de uma carta para o doador amigo da cura. A campanha acontece entre os dias 8 e 16 de abril.

Confira as outras formas de doar:

Central de Atendimento

Ao entrar em contato pelo 0800 340 2062, atendentes irão auxiliar na realização da doação, que pode ser de qualquer valor, através de boleto bancário, cartão de crédito, débito em conta, Pix, depósito ou transferência bancária, débito em conta da Algar Telecom ou mesmo via mensageiro, em que o colaborador do Grupo Luta Pela Vida vai até a residência para recolher a contribuição.

Site

Através do site doehospitaldocancer.org , pode ser doado qualquer valor via cartão de crédito, débito ou boleto bancário.

Pix

A chave Pix do Hospital do Câncer em Uberlândia é o CNPJ 01.316.056/0001-12. Nesta modalidade pode ser direcionado qualquer valor e é importante verificar se o nome para transferência é ‘Grupo Luta Pela Vida’ ou ‘Associação Membros Grupo Luta Pela Vida’ e se o banco é o Banco do Brasil.

Imposto de Renda

Parte do Imposto de Renda, a pagar ou restituir, que seria declarado para a Receita Federal pode ser destinado para o Hospital do Câncer. A instituição disponibiliza o site ircontraocancer.org com informações sobre como efetuar a doação através da declaração.

O Hospital do Câncer disponibiliza outras formas de doar em prol dos pacientes oncológicos que podem ser conferidas no site hospitaldocancer.org.br/formas-de-doar/.