Como lidar com a compulsão?

0

Exagero ou Compulsão? Excesso de comida, álcool e compras online podem ser um sintoma psiquiátrico e precisam de tratamento

Para algumas pessoas, a pandemia provocou alguns descontroles: seja no abuso do álcool, no excesso de comida, compras online ou até mesmo de jogos. Contudo, o aparente exagero pode ser um comportamento compulsivo que merece acompanhamento psiquiátrico e tratamento. O sintoma será abordado no bate-papo online da Clínica Holiste com os psicólogos Liz Fernanda e Marcelo Magnelli, na próxima quarta-feira (7), às 19h30, no instagram @HolistePsiquiatria.

Os especialistas vão abordar estratégias e tratamentos para lidar com os comportamentos obsessivo-compulsivos. “Há uma mudança no social e as pessoas estão usando isso para poder beber mais, por exemplo. Essa insegurança e o tédio vão tomando conta da pessoa e ela acaba descontando isso na droga, na comida, entre outras. Isso é uma forma de compulsão, uma falta de controle diante desse momento que não sabemos lidar com a ansiedade e com a angústia”, explica a psicóloga Liz Fernanda.

O bate-papo pretende esclarecer algumas dúvidas sobre o que caracteriza uma compulsão, como identificá-la e, principalmente, como lidar e quando pedir ajuda. Além disso, os profissionais pretendem ouvir os relatos do público e proporcionar um diálogo aberto sobre Saúde Mental na quarentena.

SERVIÇO

O que: Live da Holiste
Tema: Como lidar com a Compulsão?
Quando: 07 de abril (quarta-feira), às 19h30
Onde: Instagram (@holistepsiquiatria)

Sobre a Holiste 

A Holiste é uma clínica de excelência em saúde mental, que atua há 20 anos no mercado baiano. Na sede principal, localizada em Salvador, funcionam os serviços ambulatorial e de internamento psiquiátrico. A estrutura da clínica conta, ainda, com o Hospital Dia (destinado à ressocialização do paciente) e com a Residência Terapêutica (moradia assistida para pacientes crônicos), ambas unidades localizadas no bairro da Pituba.

A instituição conta com mais de 200 profissionais, um corpo clínico composto por médicos psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionista, gastrônoma, dentre outros. Para conhecer mais sobre os serviços da Holiste, acesse o site www.holiste.com.br.