Terapeutas Ocupacionais da AACD de Uberlândia falam da importância de manter uma rotina de estimulação mesmo na pandemia

0

Apesar das restrições, os atendimentos presenciais foram mantidos. Conheça os inúmeros benefícios da intervenção com um terapeuta ocupacional

Com as mudanças impostas pela pandemia em Uberlândia/MG, nossas atividades cotidianas precisaram ser pausadas ou mesmo deixadas para depois, além da reorganização de atividades prazerosas e nosso trabalho. Acontece que as atividades propostas a partir da intervenção com a terapia ocupacional não pararam, mesmo agora. Atualmente, são 6 especialistas à disposição na unidade da AACD para realizar, de forma segura, a reabilitação dos pacientes de 39 municípios de Minas Gerais atendidos na unidade.

De acordo com Caroline Valentini, responsável/ supervisora do setor de TO da unidade, entre janeiro e fevereiro de 2021, foram realizados 625 atendimentos, número considerado positivo mediante o cenário e tendo em vista que a reabilitação é um serviço essencial. “A unidade se adaptou, ajustamos horários e mudamos hábitos. Inclusive, a nossa intervenção por meio da abordagem centrada na família, atua e tem foco nas habilidades motoras e cognitivas que os pacientes necessitam, como orientação para possíveis ajustes na rotina otimizando participação nas etapas das atividades, bem como formas de engajamento nas nossas ocupações, ou seja, em todas as atividades que fazemos todos os dias”, explica.

A nova modalidade de atuação, denominada teleatendimento, foi aplicada, em alguns casos, pensando no dia a dia do paciente, que não pode parar o seu tratamento de reabilitação em sua residência, ou que no momento, por risco de contato, a TO sugere estabelecer o monitoramento de forma remota, no caso dos idosos, por exemplo. Essa modalidade é feita de acordo com o tipo de terapia e também de acordo com o paciente, já que nem todas as terapias podem ser realizadas de maneira remota.

“O teleatendimento tem sido uma ferramenta valiosa no contexto atual. Conseguimos abordar, remotamente, e em segurança o paciente e as famílias em suas residências. Por meio do ambiente em que vivem, conseguimos intervir nas necessidades que precisam ser alteradas, orientando novas estratégias de ajuste de tempo e incentivando a participação e engajamento em atividades do cotidiano, revisando, por exemplo, habilidades que podem ser aprimoradas de forma prazerosa e significativa”, finaliza.

Desde muito tempo que a terapia ocupacional possui uma enorme importância na reabilitação física. Sua missão vai além de habilitar, reabilitar e promover a saúde e bem-estar de indivíduos com necessidades relacionadas ou não a incapacidade ou dificuldades nas rotinas ocupacionais, sejam estas temporárias ou permanentes. O foco da terapia hoje em dia, está muito relacionado também à promoção da saúde mental e ocupacional em ambientes laborais.

O perfil do público que procura atendimento também é muito variado. Pessoas de todas as idades, desde recém-nascidos e idosos, que possuam alterações no desempenho ocupacional e, consequentemente na sua autonomia (habilidade de escolha), independência (fazer sozinho) e qualidade de vida (engajamento e motivação na vida), são candidatos a um acompanhamento. O propósito da profissão é um só – melhorar ou possibilitar a participação em papéis, hábitos e rotinas em diversos ambientes como casa, escola, local de trabalho, comunidade, por fim – todos os lugares.

Sobre a AACD

Fundada em 1950, a AACD possui uma infraestrutura completa dedicada à reabilitação e habilitação de pessoas com deficiências físicas e necessidades ortopédicas – composta por um hospital ortopédico, oito unidades de reabilitação e cinco oficinas para fabricação de produtos ortopédicos. Em 2019 realizou mais de 880 mil atendimentos especializados para pacientes de todas as idades, via SUS, particular e convênios, entregou 61 mil produtos ortopédicos e fez cerca de 7.500 cirurgias ortopédicas. Conta ainda com o Lar Escola SF, a área de Ensino e Pesquisa, que dissemina os conhecimentos adquiridos ao longo de sua história aos profissionais de todo o País, e com a AACD Esporte, que contribui, por meio da prática esportiva, para a inclusão da pessoa com deficiência. Acesse: www.aacd.org.br