Robô do iFood leva ovos de Páscoa até a porta da casa do cliente

0

Robozinha Ada traz mais inovação ao mercado de delivery, com entrega de chocolates Lacta entre shopping e condomínio do interior de São Paulo

O iFood realizou uma entrega diferente e especial com a Ada – uma robozinha autônoma que auxilia na conexão entre mercados, entregadores e clientes. Desta vez, a novidade foi levar um pedido especial de Páscoa, em parceria com Mondelēz Brasil, dona da Lacta. A ação aconteceu em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, como projeto piloto.

A robô foi colocada dentro do Shopping Iguatemi para recolher as encomendas de Páscoa dos varejos parceiros e levar até o iFood hub, que é o ponto onde o entregador parceiro retira para seguir com a entrega por moto ou bike, por exemplo. Neste caso, o pedido eram ovos de chocolate Lacta. Ao chegar no condomínio, para facilitar e agilizar o processo de entrega, um outro robô recebeu os itens e finalizou o percurso até a porta da casa do cliente, pela primeira vez e de forma inédita.

“A Páscoa é um momento especial de celebração de muitas famílias e decidimos testar um novo formato e a possibilidade de trazer inovação, utilizando robôs para ajudar a conectar todas as pontas da operação. Poder levar diferentes itens até a casa do cliente com segurança e praticidade, como fazemos todos os dias, e ainda testar este novo projeto piloto, demonstra nosso olhar para o futuro, utilizando novas soluções para sempre atender às necessidades dos parceiros, clientes e todo ecossistema”, explica Antonio Mello, diretor iFood Mercado.

“Fazer parte dessa iniciativa nos traz muito orgulho. A Mondelēz Brasil busca estar onde o consumidor está, disponível para todos os momentos em todos os canais de venda,  sejam eles offline ou digitais. Essa iniciativa  inovadora  traz mais   segurança   ao   consumidor,   que  por   meio   da   tecnologia  recebe   suas compras onde quer que seja. E como líder em snacks,  estamos atentos às novidades de mercado para oferecer o snack certo, para o momento certo, feito da maneira certa”, diz Theo Vieira, gerente de E-commerce da Mondelēz Brasil.

Os veículos são 100% elétricos, ecologicamente corretos e tem capacidade para transportar até 30kg, com autonomia de 12 horas de trabalho. Ainda em fase de testes, os robôs estão sendo desenvolvidos para promover maior integração e, com o uso de inteligência artificial, gerar mais eficiência ao fluxo de entrega, incluindo a redução de tempo de deslocamento e o alerta automatizado de pedidos.

“Buscar soluções que dinamizem a logística são fundamentais para melhorarmos a experiência como um todo. A Ada complementa nosso processo de uma forma bastante inteligente e segura, como um novo modal de entrega que agrega alta tecnologia e pode se integrar aos demais formatos, otimizando o processo e agilizando para o entregador”, diz Fernando Martins, head de Inovação no iFood.

Cuidados contra o coronavírus

Além da grande capacidade de armazenamento da Ada, há um sistema de iluminação interna que utiliza raios ultravioleta (UV) para eliminar qualquer microorganismo, bactérias ou vírus, como o coronavírus. Deste modo, todo o trajeto é realizado em total segurança.

Páscoa no iFood

Além do projeto piloto de entrega de ovos de chocolate com a robô Ada, para a Páscoa de 2021, o iFood preparou uma seleção especial de produtos e ofertas para atender as diferentes demandas dos consumidores brasileiros neste período. Pelo app, na categoria iFood Mercado, é possível encontrar itens selecionados e mais procurados para a data como vinhos, bacalhau e outros peixes, azeites, alimentos em geral, e os tradicionais chocolates e ovos de Páscoa de marcas variadas. Atualmente, são mais de 3 mil estabelecimentos em todas as regiões do Brasil cadastrados no iFood Mercado, contemplando desde supermercados locais e regionais, a grandes redes com cobertura nacional. Dentro da campanha Shoow de Ofertas que acontece no mês de março, os consumidores poderão encontrar no ícone Páscoa cupons e promoções com até 30% de desconto; e ainda seleção de produtos com vantagens de ‘Leve 5 itens e Pague 4’.

Curiosidade Ada: um nome mais que especial

Ada foi o nome escolhido para batizar o robô autônomo do iFood. Essa foi uma homenagem a matemática e escritora Ada Lovelace, reconhecida principalmente por ter escrito o primeiro algoritmo a ser processado por uma máquina. “A ideia é continuar rompendo paradigmas, assim como Ada fez, porque esse é o nosso negócio e a nossa busca continua”, explica Fernando Martins, head de Inovação do iFood.

O projeto da Ada foi desenvolvido em parceria com a empresa Synkar, que é especialista brasileira em inteligência artificial.