Mente magra e mente gorda. De que lado da balança nós estamos afinal?

0

O Que é Mente Magra? Por que Esta Expressão Ficou Tão Popular?

Ainda que fora do meio acadêmico, a Expressão “Mente Magra” vem ganhando fama popular, e  é usada frequentemente, do mesmo modo que ouvimos com frequência:- “Tenho uma mente gorda, só penso em comida”. Mas afinal, o que isso realmente significa?

Bom, podemos começar falando que, para atingirmos a meta de um corpo magro, saudável, precisamos antes, de uma mente magra, ou seja, precisamos pensar como se já estivéssemos com o peso ideal e, para isso, se faz necessário, uma reeducação alimentar, que vai exigir responsabilidade e disciplina.

E como tudo tem um preço nessa vida, com o emagrecimento não seria diferente; lembrando que é o nosso cérebro que comanda o nosso corpo.

A Dra. Bruna Marisa, médica, especialista em emagrecimento, pós graduada em medicina ortomolecular, com diversos títulos em medicina esportiva e membro da SBEM, vai além, explicando um dos conceitos principais da Mente Magra – “Um dos princípios que eu falo da mente magra é a reprogramação mental, é entender como que, na infância, quais as informações que foram passadas a respeito do peso e da alimentação; ou seja, como é que os seus pais, os seus avós, encaravam todo esse processo. O que era ser saudável para os seus pais e avós? A minha avó, por exemplo, falava que criança saudável era criança gorda. Então, por anos eu continuava me autossabotando porque o meu subconsciente entendia que ser gorda era o correto; e eu precisava fazer alguma coisa para voltar para aquele correto.

Mas, será que ter uma Mente Gorda se resume apenas em pensar em comida o tempo todo? Vamos tentar ver se é só isso mesmo observando as seguintes características:

  • Ter uma mente gorda é não ter responsabilidade com o que se come, com a qualidade dos alimentos, com a rotina de horários adequados.
  • É comer segundo as suas emoções; come por estar feliz, come por estar triste, com raiva, ansiosa e assim por diante. Na hora de comer a razão nunca tem vez
  • Ter uma visão errada de uma alimentação saudável e enxergar a prática de exercícios físicos como um fardo.
  • Ter uma Mente Gorda é não conhecer as potencialidades do próprio corpo, é não ter respeito por seus limites, é não cuidar de si.

É preciso parar de comer com emoção, nós fazemos isso como uma forma de auto recompensa pelos nossos sentimentos de frustração, tristeza, raiva, ansiedade. Somos displicentes com o que comemos, comemos a qualquer hora sem necessidade, basta uma oportunidade, um doce qualquer, um bombom na nossa mesa no escritório, enfim, nos cercamos de comida o tempo todo, principalmente carboidrato. Comemos no automático. Precisamos ser mais racionais com a nossa alimentação – completa a Dra. Bruna Marisa.

E o que é ter, de fato, uma Mente Magra? Seria apenas pensar em emagrecer a qualquer custo?

  • Ter uma Mente Magra é estar disposto a assumir a responsabilidade de buscar uma vida mais equilibrada; corpo, mente, emoções e pensamentos.
  • Ter uma Mente Magra é buscar uma rotina saudável. É mudar, gradativamente, os maus hábitos por hábitos saudáveis.
  • Ter a Mente Magra é ser proativo; é ter uma postura mais positiva diante de si e da vida. É cultivar bons pensamentos, sentimentos e atitudes.
  • Ter a Mente Magra é aproveitar as oportunidades, é ressignificar as pequenas coisas da vida, é valorizar cada momento. É ser grato.

Não existem receitas milagrosas, também não adianta começar uma dieta toda segunda-feira ou depois das festas de fim de ano. Sem uma honesta mudança de hábitos, sem uma reeducação alimentar adequada, sem uma reeducação mental que nos liberte de padrões de pensamento limitantes, não há dieta milagrosa que possa resolver. A distância que você vai percorrer e até aonde você quer chegar vai depender do quanto você está disposto a mudar, para melhor.

Claro, sabemos que magreza por si só não é sinal de saúde, e buscar um corpo esteticamente perfeito a qualquer custo é o mesmo que buscar um ideal inalcançável, até porque os padrões de beleza não são fixos, eles mudam, acompanham a moda. O princípio básico do qual não podemos nos esquecer é: o corpo só pode ser considerado perfeito se for um corpo saudável.

E você? Já está preparado para ter uma mente magra?