Juntos por Uberlândia repassa aparelhos de ventilação não invasiva para rede pública de saúde

0

Nova frente de trabalho entregou 13 equipamentos de VNI para o Centro de Internação Municipal, UAI Morumbi, UAI Luizote e UAI Roosevelt

O movimento de enfrentamento à Covid-19 Juntos por Uberlândia (JPU) não para de buscar formas para vencer a Covid-19 na cidade. Além da frente de trabalho para ativar UTIs, o movimento lançou uma nova frente, que segue paralela à primeira ação, ampliando a campanha “Respira Uberlândia”. Agora, com doações da comunidade em geral, o movimento está ajudando as unidades públicas de saúde, oferecendo equipamentos para suporte ventilatório, que ajudam a reduzir o número de pacientes a serem encaminhados para a UTI.

Com as doações, 13 VNIs foram entregues e já estão em funcionamento no Centro de Internação Municipal (Dr. Hansen), na UAI Morumbi, na UAI Luizote e na UAI Roosevelt. Outros 7 equipamentos já foram pedidos e devem chegar nos próximos dias.

De acordo com o médico pneumologista e integrante do Comitê Gestor do Juntos por Uberlândia, Thulio Marquez Cunha, as redes públicas e privadas estão com alta demanda de pacientes com Covid-19, levando à escassez de leitos de internação em enfermarias  e UTIs. Seguindo sua experiência em um hospital particular da cidade, Thulio sugeriu abrir esta nova frente das VNIs, já que os resultados têm sido muito positivos. “Com o uso de VNIs, reduzimos em até 70% o número de pessoas que precisavam de leitos de UTIs e, consequentemente, a mortalidade. Com este aparelho, que se liga em uma máscara, o pulmão é pressurizado, fazendo com que melhore a oxigenação do sangue. Assim, o paciente fica descansado para que a medicação recupere o pulmão”, explica.

Cunha ressalta a importância desse tipo de modalidade de tratamento para aliviar as UTIs. “Se conseguirmos arrecadar uma quantia maior de recursos, podemos ceder VNIs para todas as unidades públicas de saúde. Se cada aparelho evitar a ida de um paciente para a UTI por dia já estaremos ajudando, pois haverá mais leitos para os casos ainda mais graves”, explica o pneumologista.

 

Como doar?

Acesse o site juntosporuberlandia.com.br para doações online e também para saber todas informações do movimento e andamento das campanhas.

A gestão financeira das doações será feita através da ONG Carol.

Transferência bancária:

Carol – Casa de Amparo Infantil

CNPJ: 09.538.118/0001-42

Banco Santander: 033

Agencia: 3342

Conta Corrente: 13000107-8

PIX: 09.538.118/0001-42

As doações também podem ser feitas por cartão de débito, crédito ou boleto bancário através do site.