Instituto Algar abre turmas gratuitas e online para preparar jovens para o mercado de trabalho

0

Voltado para o público de baixa renda, programa Talentos do Futuro está com inscrições abertas até 18 de fevereiro

O Instituto Algar, órgão responsável por coordenar e dar as diretrizes de todas as ações sociais do Grupo Algar, está abrindo para interessados de qualquer região do país o seu programa Talentos do Futuro, que desde 2016 prepara jovens que desejam começar a trabalhar.

Com inscrições disponíveis a partir de 27 de janeiro, o projeto educativo – agora 100% online – tem como foco o desenvolvimento de habilidades e competências comportamentais, de modo a contribuir com a inserção e a permanência do jovem no mercado de trabalho.

A formação, de 60 horas no total, terá três frentes: encontros virtuais semanais ao vivo, com todos os jovens participando juntos; atividades no ambiente virtual de aprendizagem, realizadas individualmente ou em pequenos grupos; e estudos autônomos, com materiais disponibilizados pelo Instituto Algar.

Todas as atividades são estruturadas em torno de seis temas: Ética, Atitude, Trabalho em Equipe, Comunicação, Inovação e Negociação. “O foco no mercado de trabalho se deu pela observação de dados da realidade social, como a alta desocupação dos jovens e a evasão escolar. Já a escolha do conteúdo foi decorrente da nossa percepção sobre a baixa oferta desse tipo de formação para jovens, do alto índice de demissões por motivos comportamentais (cerca de 80%) e também da visão de diversos profissionais de RH”, explica Carolina Toffoli, diretora do Instituto Algar.

Ao todo serão 120 vagas divididas em três turmas,com início no mês de março. Os candidatos devem atender a alguns critérios: ter entre 15 e 17 anos; estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio em escolas públicas; possuir renda per capita de até 1,5 salário-mínimo; ter disponibilidade para participar do programa no mínimo duas tardes por semana(das 15h às 17h); contar com acesso à internet e celular/computador para realização das atividades; e não ter experiência de trabalho formal.

As inscrições devem ser realizadas até 18 de fevereiro por meio deste link. Caso cumpra todos os critérios, o jovem receberá um retorno da equipe do programa na última semana de fevereiro, confirmando sua vaga. Se o número de inscrições ultrapassar a quantidade de vagas, terão prioridade os primeiros inscritos que cumprirem todos os requisitos e que estiverem mais próximos dos 17 anos. Em 2020, o Talentos do Futuro certificou 115 jovens de mais de dez cidades, do Sudeste, do Nordeste, do Sul e do Distrito Federal. As turmas finalizaram o processo de formação entre outubro e novembro e hoje 10% dos participantes já estão contratados.“Com a pandemia, foi necessário adaptar as atividades do Talentos do Futuro,que eram muito vivenciais, utilizando ferramentas digitais. Mas isso foi feito,é claro, sem perder a essência do programa: desafiar os jovens, utilizando metodologias ativas e provocando reflexões sobre o desempenho individual ecoletivo”, acrescenta Toffoli. Mais informações: https://www.institutoalgar.org.br.