Uberlandense é único mineiro selecionado para programa de líderes nos Estados Unidos

0

A Embaixada e o Consulado dos Estados Unidos no Brasil anunciaram este mês os 18 brasileiros selecionados para participar do Programa de Bolsas “Iniciativa Jovens Líderes das Américas” (YLAI) de 2021 – programa patrocinado pelo Escritório de Educação e Cultura do Departamento de Estado dos EUA. O único mineiro do programa é Alonso Neto, Diretor de Propósitos do Social Bank, selecionado entre 2300 candidatos brasileiros. Para a edição de 2021, a iniciativa que busca trabalhar o desenvolvimento de liderança, empreendedorismo e impacto social, reunirá virtualmente 263 jovens líderes de 37 países da América Latina, Caribe e Canadá.

À frente de projetos de impacto social no Social Bank, esta foi a quarta tentativa do diretor no programa YLAI, como explica Alonso Neto. “A seleção é muito disputada e com várias etapas. Mesmo não tendo sido aprovado em anos anteriores, insisti e me inscrevi novamente, até ser aprovado. Os trabalhos desenvolvidos no Social Bank junto à comunidade e a pessoas necessitadas ou em vulnerabilidade social, me deram experiência para participar e ser selecionado. Em 2019, ano em que a seleção aconteceu, eu já estava atuando no programa de inclusão financeira desenvolvido com os refugiados e acredito que os resultados e impacto desse trabalho chamaram a atenção dos avaliadores”, destaca.

Durante os três meses do programa, os participantes completarão o currículo de ‘Liderança Empreendedora’ oferecido pelo YLAI e receberão coaching de organizações anfitriãs norte-americanas. Eles também terão contato com mentores e outros bolsistas para discutir os desafios da política externa, além de participar de eventos ao vivo e atividades interculturais. Após a conclusão, os participantes terão novas habilidades, recursos, apoio contínuo de parceiros dos EUA e uma rede mais ampla, fortalecendo os laços comerciais entre os EUA e a América Latina, Caribe e Canadá.

A participação no programa proporcionará um rico intercâmbio de conhecimento e experiências para o profissional. “Certamente ter esta certificação em meu currículo será um diferencial para minha carreira. Mas mais do que isso, me permitirá conhecer iniciativas de outros países, que podem fazer a diferença em nossa comunidade”, finaliza Alonso.

Sobre o YLAI

O YLAI é uma experiência colaborativa e enriquecedora que combina treinamento técnico de empreendedorismo com oportunidades de desenvolvimento de liderança e networking. Lançada em 2015, a Iniciativa de Jovens Líderes das Américas (YLAI) do Departamento de Estado dos EUA capacita empresas emergentes e empreendedores sociais de toda a América Latina, Caribe, Canadá e Estados Unidos a realizar todo o potencial econômico dos cidadãos da região. Combinando uma bolsa profissional anual, uma rede online ativa e atividades contínuas organizadas pelas embaixadas e consulados dos EUA, o YLAI promove a prosperidade, o desenvolvimento inclusivo e os valores democráticos. Especificamente, o YLAI aborda a lacuna de oportunidades para os jovens, especialmente as mulheres, equipando-os para transformar suas sociedades.