Voo chegou ontem, por volta das 20h, e, durante cerimônia com o governador Romeu Zema, cinco profissionais da saúde foram vacinados no terminal.
Em um momento histórico, o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, recebeu ontem, dia 18 de janeiro, por volta das 20h, 577 mil doses da CoronaVac, vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac e produzida pelo Instituto Butantan, para iniciar a vacinação em todo o estado. Após o desembarque do material, cinco profissionais da saúde foram vacinados em cerimônia realizada no terminal, com o governador Romeu Zema. Todas as demais doses foram enviadas para a Central Estadual da Rede de Frio para envio às Unidades Regionais de Saúde (URS) de Minas Gerais.
“Ficamos muito honrados em receber as doses iniciais para começar a vacinação em Minas Gerais e, mais ainda, pela aplicação ter começado no aeroporto. Desde o início da pandemia do coronavírus, estamos mobilizados em prevenir e combater a doença. A vacina é uma injeção de esperança e ânimo que contribui para dias muito melhores”, ressalta Nicolau Maranini, gestor de Marketing, Comunicação e Ouvidoria da BH Airport.
A técnica em enfermagem Maria do Bonsucesso Pereira, de 57 anos, foi a primeira mineira a ser vacinada contra a Covid-19 durante a cerimônia no aeroporto. Além dela, outras quatro pessoas receberam a vacina na noite passada. Todos são profissionais do Hospital Eduardo de Menezes. Thiago Libério é técnico em enfermagem, Adileia Pereira de Jesus Cardoso, de 52 anos, é enfermeira do CTI, Moisés Alves Senra, de 39 anos, é fisioterapeuta respiratório no CTI do hospital, assim como a médica Teresa Gamarano Barros, de 37 anos, asmática, é coordenadora do CTI do hospital.
Aeroporto é certificado pela Anvisa
O Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte é reconhecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por atender as Boas Práticas de Armazenagem, conforme diretrizes da Resolução 346/02. A certificação comprova que o Terminal de Cargas cumpre todos os requisitos para receber cargas sujeitas ao controle da instituição, sobretudo no atual momento de pandemia do coronavírus. A certificação reforça a estratégia do aeroporto em oferecer serviços de qualidade com eficiência e atendimento customizado por meio de soluções logísticas integradas para o mercado.