Doutor em Letras dá dicas de como se preparar nesses poucos dias que antecedem as provas do ENEM

0

Atuando há mais de 10 anos na internet, o Doutor em Letras Pablo Jamilk, ajuda vestibulandos e concurseiros de todo o país com dicas sobre redação e língua portuguesa.

 O exame nacional do ensino médio (ENEM), será aplicado nos dias 17 e 24 de janeiro na versão impressa e 31 de janeiro e 7 de fevereiro na versão digital, mas há 5 dias do exame ainda é possível estudar? No que os candidatos devem focar?

Pablo, explica que nesta fase final o candidato deve relaxar e não querer abraçar o mundo, é importante que ele não se desgaste à poucos dias da prova.

1 – Revise rapidamente os tópicos mais importantes até o dia da prova.

Em Linguagens e suas tecnologias, por exemplo, é fundamental relembrar conteúdos como as figuras de linguagem, a periodização literária, a variação linguística e as funções da linguagem, porque são tópicos altamente incidentes em todas as edições do ENEM. Cai muito bem, nesse momento, você maratonar aquelas aulas que encontra no YouTube de maneira leve e descontraída. Recomendo o meu canal, que possui aulas sobre todos esses assuntos, inclusive uma revisão poderosa sobre os períodos literários – https://www.youtube.com/watch?v=1SUpePmlxnE

2 – Não se deixe tomar pela tensão e pela ansiedade.

Muitos alunos meus pedem sugestões para que possam se livrar da tensão pré-prova. Eu recomendo dois rituais que funcionam bem para qualquer pessoa: o primeiro consiste em praticar um tempo de meditação apenas para se concentrar no tempo presente. Não é difícil, não precisa de nenhum mantra, basta se sentar confortavelmente ou fazer uma caminhada leve, enquanto tenta limpar seus pensamentos, concentrando-se nos objetos ao seu redor ou nos sons que está ouvindo do ambiente. O segundo é desligar-se da tensão assistindo a um filme ou a uma série que possam massagear sua mente sem mergulhar você em pensamentos de ansiedade. Conversar com amigos e familiares também ajuda muito para se desligar dessa tensão.

3 – Evite as armadilhas que prometem “ajudar” você.

Não invente de se jogar em “aulões” mágicos com uma carga gigantesca de conteúdo cuspido em velocidade acelerada. Isso apenas fará você se lembrar de que esqueceu muita coisa. Apesar de parecer engraçado, já vi muito aluno entrar em desespero, porque o professor está falando sobre coisas de que o aluno já não se lembra mais. Ouça suas músicas favoritas, seu podcast, até o blá blá blá das pessoas em rodas de amigos, mas não jogue mais pressão sobre seus ombros.

4 – Alimente-se bem e hidrate-se bem nos dias que antecedem o exame.

Não é apenas a sua saúde mental que deve estar em forma para a prova. Seu corpo também deve estar preparado. Mantenha uma dieta balanceada, sem descontar na comida a sua ansiedade. Beba bastante líquido, pois isso ajudará seu cérebro a funcionar corretamente. Adote um regime adequado de sono, porque é a chave para manter a mente tinindo para relembrar as estratégias de conteúdo que serão usadas durante a prova.

5 – Leia apenas os seus resumos, não pegue o material de outra pessoa.

Se você tiver feito resumos ao longo do ano, este é o momento de reler. Isso ajuda a reativas as sinapses empregadas no momento da confecção do resumo. É o que exercitará sua memória de longo prazo. Não pegue o resumo do seu colega, pois ele não usou a mesma lógica que você empregou na hora de escrever o seu material. Tente não acrescentar material novo para a reta final. Mantenha a confiança, não se cobre aprovação, cobre-se preparação – porque isso é possível mensurar.

E-book Gratuito 

Pablo Jamilk, disponibilizou de forma gratuita seu e-book “Redação para o ENEM”, e um curso em seu canal no Youtube para quem quer aprender um texto do zero ou melhorar o seu nível de escrita atual.

E-book: https://www.pablojamilk.com.br/redacao-enem/

Curso Redação: https://www.youtube.com/playlist?list=PL26tq1vRc_YOofQmBOiu5RAEiW4PGtgfx

 

Sobre Pablo Jamilk: 

Atuante no mercado digital desde 2010, o professor Pablo Jamilk, leciona para alunos do país inteiro, que por meio de suas aulas online, cursos e palestras, buscam alcançar bons resultados no Enem em concursos e vestibulares.

Nascido e criado na cidade de Cascavel no Paraná, Pablo Jamilk, desde sempre demonstrou interesse pela educação. Aos 15 anos, assumiu o posto de professor de Iniciação à filosofia, dando aulas para alunos do ensino médio, na escola onde estudava. Pablo também foi bibliotecário e professor de língua inglesa para crianças de 3 a 5 anos, nesse período desenvolveu uma metodologia lúdica para o ensino da língua estrangeira.

Apaixonado pela educação, o jovem cursou letras, a fim de seguir adiante em seu sonho de ser professor, essa foi a melhor escolha que Pablo poderia fazer. Com muita dedicação, se formou mestre e doutor em letras. Escreveu mais de 10 livros voltados para os concurseiros, vestibulandos e os aficionados pela língua portuguesa.

Com números impressionantes, o professor vem se destacando na internet, seus inscritos no YouTube somam mais de 350 mil que acompanham suas videoaulas com dicas sobre verbos, uso da vírgula, modelos de redação entre outros.

No Instagram, Pablo faz lives semanais com conteúdo diversos da língua portuguesa, para seus mais de 400 mil seguidores.

Redes Sociais  
Instagram: https://www.instagram.com/pablojamilk  
YouTube: https://www.youtube.com/pablojamilkoficial  
Site: https://www.pablojamilk.com.br/