sexta-feira, junho 18, 2021
Home Comportamento Cuide da sua ...

Cuide da sua saúde mental para começar bem 2021

Se o mundo já contava com um número crescente e alarmante de pessoas com transtornos mentais e de suicídios antes de 2020, a pandemia de Covid 19 se encarregou de piorar estes números mexendo com a psiquê humana diante do medo, das perdas e das incertezas quanto ao futuro. O necessário isolamento social trouxe o ônus da solidão. As pessoas deixaram de se exercitar, de buscar ajuda e tratamento para seus problemas de saúde. Ansiosas e sedentárias, bombardeadas por informações, muitas vezes recheadas de fatalismo, sem o convívio social que traz consolo e distração, as pessoas ficaram expostas a uma espécie de “tempestade perfeita” para o surgimento de doenças mentais.

Em 2021 já estaremos mais adaptados, apesar dos riscos ainda existentes, devemos prosseguir com nossas vidas. “Considerando que somos seres BioPsicoSocialEspirituais, precisamos de integridade e equilíbrio em todas estas esferas. Na esfera biológica precisamos de boa alimentação, 6 a 8 horas de sono por dia, atividade física regular (pelo menos 3h semanais) e uma checada com seu médico para ver se sua saúde está “em dia”. Na esfera psicológica, porque não uma avaliação com um profissional da área (psicólogo)? Qualquer pessoa se beneficia de psicoterapia, principalmente aquelas que estão passando por transtornos mentais. Na esfera Social precisamos nos relacionar, manter diálogos e cultivar amizades, somos seres essencialmente sociais”, afirma a médica do Hospital Santa Clara, Dra. Daniela Falqueto.

É importante buscarmos alternativas para mantermos nossas relações com responsabilidade diante dos riscos da pandemia. “Na esfera Espiritual precisamos cultivar nossa relação com Deus, trazer sentido à vida, ao sofrimento e sobretudo trazer esperança. Em casos de doenças mentais, como ansiedade intensa, depressão, bipolaridade, compulsões, obsessões, dependência química, e qualquer outra situação que cause sofrimento psíquico e até físico, é muito importante consultar um médico (o psiquiatra é o especialista em doenças mentais)”, explica a doutora.

Enfim, para um 2021 com boa saúde mental seguem algumas dicas:

– Consuma informação confiável sem exagero.

– Consuma alimentos naturais, pouco açúcar, pouco sal e pouca gordura, reduza os industrializados.

– Divirta-se sem abusos.

– Faça exercícios regularmente.

– Durma bem.

– Cultive boas relações.

– Espiritualize-se (perdoe, seja altruísta, busque sentido para sua vida).

– Se não estiver se sentindo bem busque ajuda.

Cristiane Guimarãeshttps://naoperdenao.com/
Cristiane Guimarães é Comunicadora Social com habilitação em jornalismo e atua há mais de 20 anos no mercado. Apaixonada pela profissão é colunista social, produtora e assessora de imprensa. O blog é uma junção de tudo que ama e que acha válido de ser compartilhado. Seja bem-vindo a esta página que festeja a sua presença! Entre em Contato: [email protected]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
  • Android e muito mais

Postagens Populares

Comentários Recentes