Abertas as inscrições para o processo seletivo dos cursos técnicos da Escola Técnica de Saúde

0

São ofertadas 195 vagas, em seis opções de cursos

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) abriu, nesta segunda-feira (07/12), o período de inscrições para o Processo Seletivo da Escola Técnica de Saúde (Estes). São vagas para cursos técnicos de nível médio, no Eixo Tecnológico Ambiente, Saúde e Segurança. Podem se inscrever candidatos que já concluíram o Ensino Médio.

O ingresso será em 2021/1. São ofertadas 195 vagas, em seis opções de cursos: Técnico em Enfermagem, Técnico em Análises Clínicas, Técnico em Saúde Bucal, Técnico em Prótese Dentária, Técnico em Controle Ambiental e Técnico em Segurança do Trabalho.

Inscrições

As inscrições vão até o próximo dia  21 de dezembro, às 23h59. “A Estes tem seu papel importante na formação profissional para Uberlândia e região, em cursos da área de saúde, meio ambiente e segurança do trabalho”, reforça  Noriel Viana Pereira, coordenador do curso técnico em Enfermagem.

A inscrição deve ser feita de modo on-line, no endereço eletrônico  www.portalselecao.ufu.br, com a indicação do número do Cadastro de Pessoa Física (CPF). O valor da taxa é de R$ 45,00 (quarenta e cinco reais) para todos os candidatos. O pagamento deverá ser efetuado até o dia 22 de dezembro, por meio do boleto gerado ao final da inscrição. Candidato oriundo de família de baixa renda poderá solicitar isenção do pagamento desta taxa, se estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). A isenção deverá ser solicitada no ato da inscrição, no período de 7 a 14 de dezembro de 2020, indicando em seus dados cadastrais o Número de Identificação Social-NIS associado ao candidato, atribuído pelo CadÚnico.

Sobre as provas

As provas serão aplicadas no dia 07 de fevereiro de 2021, na cidade de Uberlândia, com início previsto às 14h e término, às 18h. A prova objetiva será constituída por 40 questões de múltipla escolha, sendo 10 de Língua Portuguesa, 10 de Matemática, 10 de Ciências Humanas e 10 de Ciências da Natureza, além da redação. Os conteúdos programáticos das disciplinas estão descritos no Manual do Candidato Estes – 2021. Os nomes dos candidatos aprovados no Processo Seletivo da Estes/UFU-2021 serão divulgados no dia 16 de março de 2021, após as 17 horas.

Protocolos de segurança

Considerando o período de enfrentamento à Covid-19, a realização do processo seletivo será executada em uma única fase, com prova composta de questões de múltipla escolha e uma redação. Todas as atividades de aplicação das provas obedecerão às indicações e recomendações do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 em Uberlândia e do Comitê UFU de Monitoramento à Covid-19.

Por ocasião das provas, o candidato deverá comparecer ao local de aplicação usando máscara cobrindo a boca e nariz e portando máscaras reservas, para possibilitar a troca de sua máscara a cada duas horas; armazenar as máscaras usadas em saco plástico transparente, que deverá ser trazido pelo candidato; além de permanecer de máscara durante todo o tempo em que estiver nas dependências dos locais de aplicação das provas. Diversos outros cuidados – entre eles, aferição da temperatura e distanciamento para evitar aglomerações – serão adotados durante o processo. “Todo o processo seletivo será realizado levando em consideração os protocolos de segurança, em razão da pandemia de Covid-19. O protocolo de segurança do processo seletivo está disponível na íntegra  no site”, explica Noriel Viana Pereira.

Veja, nas imagens abaixo, mais informações de alguns dos cursos oferecidos pela Estes: