Repetidora da TV Cultura passa a veicular Uberlândia de Ontem e Sempre nas tardes de sábado

0

Longevidade, no universo das telecomunicações, é algo raro. E, quando acontece, sempre sinônimo absoluto de sucesso. Em agosto último, o programa Uberlândia de Ontem e Sempre celebrou os seus 15 anos de existência. E essa comemoração se dá de casa nova. A partir deste sábado, será veiculado na TV Universitária, repetidora da TV Cultura, a partir de então, com exibições semanais, sempre às 14 horas.

Uberlândia de Ontem e Sempre foi inspirado no programa Close, da década de 1980, idealizado por Celso Machado e dirigido por João Gomes. A veiculação inicial foi no extinto canal 15, TV por assinatura, o Canal da Gente. Por lá permaneceu por cerca de 10 anos. Depois, migrou para a televisão de canais abertos, sendo exibido desde abril de 2018 na TV Paranaíba, emissora da Rede Record, até dois meses atrás.

Além de ser exibido na TV Cultura, para ampliar ainda mais o seu público, o programa encontrou moradia certa nas redes virtuais. Continuará acomodado no canal do YouTube com o mesmo nome. No canal, os conteúdos serão atualizados três vezes por semana, além do que já está sistematizado na página.

O programa é a versão televisiva da revista Almanaque Uberlândia de Ontem e Sempre, de periodicidade semestral, com enfoque em fatos, espaços e personalidades culturais, sociais e políticas do passado em Uberlândia, tendo sempre na capa uma obra de artista local, criada exclusivamente para a revista e internamente matéria sobre o mesmo. Para a TV, os conteúdos e entrevistas se ampliam, não seguindo necessariamente a versão impressa.

O relançamento traz como novidades a inserção de novos quadros: o Uberlândia SA, apresentado por José Geraldo Gomes, e o Fotografia Falada, por Carlos Guimarães Coelho. O primeiro se pauta por Economia e Negócios e serão mostrados grandes empreendedores que contribuíram e/ou contribuem para o desenvolvimento da cidade em todos os segmentos. O segundo já segue a premissa de resgate da memória histórica e traz fotografias do passado com convidados comentando-as.

Para Celso Machado, o “pai da criança” e diretor geral do programa, é motivo de orgulho compor a grade de programação de uma TV pública, que carrega a chancela da TV Cultura e tem critérios rigorosos na escolha de seu repertório. Isso, por si, já ressalta a credibilidade do programa.

O diretor considera também uma oportunidade de ampliar o relacionamento de sua equipe com o universo acadêmico, uma vez que ali dentro existem grandes competências técnicas em todas as áreas. Para ele, a expectativa é que o programa ajude a reverberar essa riqueza infinita que existe dentro dos campi.

 

Serviço:

Programa Uberlândia de Ontem e Sempre. TV Universitária, Rede Cultura (canal 4 TV aberta, canal 5, TV por assinatura), aos sábados às 14 horas.

Ficha técnica:

Paulo Henrique Petri – Proponente/Apresentador
Celso Venâncio Teixeira – Diretor Geral
Rogério Passos – Abertura
Leandro Teixeira Martins – Diretor de Fotografia
Taísa Ferreira Machado – Diretora de Conteúdo / Coordenadora Pós
Danilo Vieira – Editor de Pós Produção
Jane Guimarães Pelizer – Pré-Produção
Rosilei Ferreira Machado – Coordenador de Produção
Ady Gomes Torres Duarte Reis – Gestão Finan. e orçamentária / Prestação De Contas
Joy – Cinegrafista
Cristiane Alves de Paula – Produtora/Repórter
Tariqui Borges de Moraes – Pesquisador e Arquivista
José Ferreira Neto – Produção
Janaina Moura Faria – Conteúdo Digital
Lucas Antônio de Oliveira – Cortes