Uniube abre inscrições para vestibular seriado

0

O período de inscrição do processo seletivo destinado aos estudantes do ensino médio vai até o dia 30 de novembro

O vestibular seriado da Uniube, conhecido como Programa de Ingresso por Avaliação Seriada (PIAS) 2020, está com inscrições abertas até o dia 30 de novembro para os estudantes interessados em ingressar na instituição nos campi de Uberaba e Uberlândia. O processo é aplicado em três módulos, com o objetivo de restringir o conteúdo que é aprendido pelo candidato ao final de cada ano do Ensino Médio, aliviando a tensão do aluno.

As provas estão previstas para serem realizadas presencialmente no dia 5 de dezembro. De acordo com a coordenadora da Comissão Permanente de Processos Seletivos (COPESE), professora Isabela Leitão, a aplicação das provas contará com salas com quantidade reduzida de candidatos, obrigatoriedade de máscara, uso de álcool gel sempre que adentrar a sala de provas, abertura dos portões mais cedo, entradas distintas a fim de evitar aglomerações. Além disso, os três processos acontecerão em um mesmo dia, facilitando o deslocamento de alunos que optem por realizar mais de uma etapa.

Para realizar as inscrições, os estudantes devem acessar o  site https://www.uniube.br/pias/inscricao/, preencher corretamente o formulário e pagar a taxa de R$ 50,00. As vagas e cursos oferecidos estão informados no edital.

Conhecendo o PIAS

No PIAS, o candidato concorre apenas com concluintes do Ensino Médio e não com alunos que já tenham feito cursinho ou tenham um tempo maior de preparação após a conclusão da Educação Básica. A coordenadora Isabela Leitão explica os benefícios do processo: “Por ser uma avaliação seriada, o PIAS possibilita que o candidato realize uma avaliação ao fim de cada uma das séries do Ensino Médio. Devido a isso, as provas contemplam um número reduzido de questões e de conteúdo (apenas os da série de referência), diferente do vestibular. Em cursos concorridos, por exemplo, Medicina, isso é um grande diferencial”.

Ao fim de cada etapa, o candidato recebe um boletim que permite avaliar como está o desempenho na série que finalizou (ou está finalizando), diagnosticando ainda como está o próprio desempenho em relação aos outros alunos da mesma série. Além disso, o candidato tem a possibilidade de realizar provas substitutivas, basta, no ato da inscrição da segunda ou terceira etapa, ele declarar que deseja fazer a prova substitutiva e realizar novamente a etapa anterior. Nesse caso, a nota será substituída se a nova for maior que a anteriormente registrada. Outro diferencial é a possibilidade de ingresso na segunda etapa, o candidato que está na segunda série do Ensino Médio e não fez a primeira prova pode se inscrever e realizar as duas etapas.

Os estudantes precisam realizar as três provas para serem classificados, mas a escolha do curso é feita somente na terceira etapa. A aluna do oitavo período de Direito do campus Uberlândia, Sarah Ramos, ingressou na Universidade por meio do PIAS e dá dicas para a preparação. “Ao intensificar a preparação para o vestibular desde o primeiro ano do Ensino Médio, pude ter foco nos conteúdos apresentados, já com meu objetivo em mente. Também pratiquei questões de vestibulares para melhorar meu desempenho”, diz.

Assim como o vestibular tradicional, o PIAS tem bolsas e benefícios: Primeiro Colocado, Bolsa Turno, Desconto Uniube, PROEM. Ainda, o ingressante PIAS também pode solicitar o Uniflex, conforme regulamento do programa disponível no site da Uniube.

Serviço:
Vestibular seriado PIAS Uniube
Inscrições: 5 de outubro a 30 de novembro
Provas: 5 de dezembro
Taxa de inscrição: R$ 50,00
Locais de prova:
Uberaba - Uniube Campus Aeroporto, Campus Aeroporto, Av. Nenê Sabino, 1.801.
Uberlândia - Uniube Campus Marileusa, Av. Floriano Peixoto, 6495, Bairro Granja Marileusa.
Telefone: 0800 340 3113
Inscrições: https://www.uniube.br/pias/inscricao/