Una disponibiliza plataforma para auxiliar estudantes do ensino médio

0

Escolher uma profissão nem sempre é uma decisão fácil, e é natural que muitos alunos do terceiro ano do ensino médio se encontrem em dúvida sobre qual carreira seguir, que perfil possuem e qual curso superior tem mais a ver com o que desejam. Além disso, tem ainda a expectativa do Enem, que está chegando com provas em janeiro, e a necessidade de intensificar a preparação. Foi pensando nestas situações que a Una disponibilizou a plataforma una.br/escolas, na qual estudantes e pessoas interessadas em iniciar uma nova carreira, ou mudar de rumos, contam com diversas atividades gratuitas e online, com apoios para identificar seu perfil, se preparar para o Enem e ainda realizar cursos complementares.

Por meio desta plataforma a Una oferece conteúdos, serviços e informações que podem fazer a diferença nas escolhas e transformações. Confira abaixo o que está disponível no portal una.br/escolas

Experimente seu futuro

Em outubro e novembro todas as unidades da Una em Minas Gerais e Goiás promovem o evento ‘Experimente seu futuro’, mas desde já os estudantes podem obter mais informações sobre o evento acessando a plataforma.

Trata-se de uma grande mostra das profissões para tirar dúvidas, apresentar carreiras e ajudar quem está prestes a traçar o futuro profissional. A iniciativa abre espaço para que alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas, conheçam o universo acadêmico, participem de palestras, oficinas e jogos, se informem sobre bolsas de estudo e conversem com professores, profissionais e estudantes de diversas áreas do conhecimento.

Com Você no ENEM

Para dar o primeiro passo rumo ao seu futuro, é preciso se preparar. O evento Com Você no Enem é um aulão online que une diversão e revisão dos principais conteúdos previstos para cair no exame. Nele, o estudante recebe dicas e orientações de professores experientes em preparatórios e cursinhos pré-vestibulares.

No portal Una Escolas, é possível acessar dicas dadas no evento, como questões de matemática, interpretações de gráficos, reações químicas, reinos de seres vivos, entre outros conteúdos atualizados constantemente.

ULife Escolas

O público pode acessar uma plataforma de cursos completa, com diversos conteúdos para aprofundar conhecimentos e fazer novas descobertas. A proposta é que cada estudante realize uma jornada transformadora, com conteúdos que possam ajudar a desenvolver as competências e atitudes necessárias para se estabelecer no mercado de trabalho.

Além disso, é possível ter um primeiro contato com conteúdos relacionados a área de interesse e encontrar conteúdos complementares voltados para o reforço escolar, com materiais que podem ajudar no dia-a-dia da escola.

Orientação profissional

Na plataforma, os alunos podem fazer o teste para orientação profissional e descobrir as opções de curso que são mais adequadas às competências profissionais dos candidatos. A Una tem mais de 80 cursos em diversas áreas de conhecimento, com opções na área de Ciências Exatas, Gestão, Tecnologia, TI & Computação, Educação, entre outras áreas. No portal Una Escolas, o estudante tem a possibilidade de conhecer novos cursos e encontrar informações aprofundadas sobre as graduações de seu interesse.

Una Escolas Parceiras

A Una conta com 19 unidades localizadas em pontos estratégicos em Minas Gerais e Goiás. Com o projeto Una Escolas Parceiras, o objetivo é proporcionar uma experiência diferenciada no ecossistema de aprendizagem e ensino digital, facilitando o início de uma nova fase da vida estudantil e ampliando as possibilidades na jornada do conhecimento com o universo digital da Una.

Blog

No portal Una Escolas, também é possível ter acesso ao blog da Una e ter acesso a dicas profissionais, relacionadas ao mercado de trabalho, inovação, tecnologia e educação. Entre os conteúdos disponíveis, estão ‘A importância da gestão 4.0 e das soft skills na formação do profissional do futuro’, ‘Competências socioemocionais: o que são e como desenvolvê-las’ e ‘Metodologias ativas de ensino: entenda as ferramentas’.

Informações complementares

Também no Una Escolas, o estudante pode agendar uma visita guiada, falar com o coordenador do curso que tem interesse, solicitar que a Una vá até a sua escola ou ainda solicitar mais informações. O público também pode preencher um formulário e receber acesso a conteúdos exclusivos e expressar sua área e curso de interesse, para que a Una entre com contato e ajude o estudante na escolha.

O diretor da Una, regional Triângulo Mineiro e Goiás, Everton Luiz dos Santos, destaca a importância destas ações. “Os alunos do ensino médio, e qualquer pessoa da comunidade interessada, poderá acessar este site una.br/escolas e usufrir dos beneficios de tudo que está disponibilizado, de forma online e gratuita. Nós temos um papel social de estar juntos e apoiar a comunidade com informação e ações para seu desenvolvimento, e por isso foi criada esta página. Desde o teste de perfil pessoal para escolha de uma profissão, até a vivência prática com o que é desenvolvido na faculdade está à disposição no site, o que contribuirá de forma efetiva com quem acessar e viver as experiências ofertadas”, explicou o diretor.