Sextas musicais – Casa Thomas Jefferson

0

O palco do CTJ (Casa Thomas Jefferson)  Hall recebe no Sextas Musicais Ney Rosauro e Quarteto Capital para apresentação. Grupo se destaca pela ênfase dada à difusão da música brasileira apresentando repertório eclético, sem restrições de gênero. O concerto streaming acontece nesta sexta-feira,  16 de outubro, às 20h, no canal oficial da Casa Thomas Jefferson.

A live streaming conta com a presença de Ney Rosauro, vibrafonista e compositor, aclamado internacionalmente pelo trabalho realizado em mais de quarenta países, o Quarteto Capital — que este ano comemora 15 anos de existência — e a contrabaixista Manoela Freitas. O Quarteto Capital é formado por Daniel Cunha, Igor Macarini, violinos; Daniel Marques, viola e Augusto Guerra Vicente, violoncelo que são integrantes Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro. Obras de Rosauro, Chiquinha Gonzaga e Patápio Silva compõe o setlist do concerto, que inclui estreia de obra dedicada ao Quarteto Capital.

Trajetória musical 

Ney Rosauro estudou Composição e Regência na Universidade de Brasília, percussão sinfônica com grandes mestres e fez cursos de especialização em Percussão e Pedagogia Musical na Hochschule für Musik Würzburg, Alemanha. Nos EUA, concluiu Doutorado em Percussão na University of Miami onde, também, foi o Diretor de Estudos de Percussão e dos cursos de pós graduação em percussão, dentre outras atividades acadêmicas e musicais.

Em Brasília, foi professor na Escola de Música de Brasília e integrou a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro. Ney coordenou os estudos de percussão na Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul. As suas 11 produções fonográficas são sucesso entre a crítica especializada e o público exigente, em todo o mundo. Escreveu mais de cem obras que foram gravadas por renomados músicos e inúmeros métodos didáticos para instrumentos de percussão.

Há catorze anos o Quarteto Capital cumpre intensa agenda de apresentações em prestigiados palcos, festivais de música e importantes colaborações em apresentações e gravações. Representando o melhor da música clássica em Brasília, uma das marcas do grupo é a ênfase na execução de obras de compositores brasilienses ou ligados à capital federal.