Escola Livre do Grupontapé prorroga prazo para inscrições no 9º Festival Cenas Curtas de Uberlândia

0
Podem participar artistas de Uberlândia–MG em grupo ou individualmente. Inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 18 de outubro deste ano.
A Escola Livre do Grupontapé estendeu o período de inscrições para o 9º Festival de Cenas Curtas de Uberlândia-MG até o dia 18 de outubro deste ano. Os interessados devem fazer a inscrição por meio do formulário online disponível no link: https://cutt.ly/0f9ktSP, no qual também consta o regulamento com as informações sobre o evento.
Os trabalhos inscritos serão selecionados por uma Comissão de Seleção do Festival e o resultado sairá no dia 20 do mesmo mês.
O Festival
O Festival de Cenas Curtas de Uberlândia é um evento tradicional realizado pela Escola Livre do Grupontapé e pela primeira vez contará com o apoio do PMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura da Secretaria Municipal de Cultura de Uberlândia-MG. Os objetivos do Projeto são: estimular o interesse dos profissionais das artes cênicas na busca de novas criações; promover a integração dos profissionais da área, possibilitar e estimular a experimentação cênica e criação de novas linguagens.
Esta edição conta com algumas novidades, como conta a coordenadora geral do evento, Katia Bizinotto: “Nesta edição, em virtude da pandemia, nós fizemos algumas modificações no escopo do Festival: apenas artistas locais poderão se inscrever. O Festival ocorrerá em duas etapas, uma online e outra presencial. Serão selecionadas 04 oficinas e 12 cenas curtas e o cachê de cada categoria também foi ampliado, sendo: R$ 1.350,00 por oficina e R$ 1.500,00 por cena selecionada. Todos os detalhes estão no edital”.
As cenas deverão ter no mínimo 7 minutos e no máximo 15 minutos e serão apresentadas em vídeo na primeira etapa e presencialmente na Escola Livre do Grupontapé, na segunda etapa.
Em relação às oficinas, quatro serão selecionadas e deverão ser realizadas apenas na primeira etapa – online – no período do Festival, entre os dias 28 a 31 de outubro.
Programação
As atividades do Festival terão início no dia 27 de outubro de forma online, com as apresentações presenciais previstas para a segunda quinzena de dezembro. “As apresentações presenciais estão marcadas, mas sujeitas a confirmação, pois não sabemos se até lá os teatros poderão reabrir devido à pandemia da Covid-19”, destaca a diretora do Grupontapé, Katia Bizinotto.
Etapa online – 27 a 31/10/2020
27/10 – Bate papo entre grupos, artistas, cias e público em geral sobre os impactos da pandemia nas artes cênicas
Local: Plataforma Zoom
Hora: 19:00.
28 a 31/10/2020 – Apresentação das Cenas Curtas – Canal do Grupontapé no Youtube
Horário: 19:00.
28 a 31/10/2020 – Realização das Oficinas
Local: Plataforma Zoom (transmissão ao vivo) ou Youtube (vídeos gravados)
Horário: a definir com cada oficineiro (não poderá coincidir com o horário das apresentações)
Etapa Presencial – 18 e 19/12/2020*
18 e 19/12/2020 – Apresentação das Cenas Curtas
Horário: 19h
Local: Teatro da Escola Livre do Grupontapé
*Data sujeita a alteração em virtude da Covid-19
Serviço
O quê: Inscrições para o 9º Festival Cenas Curtas de Uberlândia
Quando: 01 a 15 de outubro
Onde: https://cutt.ly/0f9ktSP
Gratuito
Mais informações: (34) 3213-1325 / (34) 3231-2412
escola.festivalcenascurtas@gmail.com