Hospital do Câncer em Uberlândia promove ações na semana do Dia Mundial dos Cuidados Paliativos

0

Fase do tratamento garante qualidade na sobrevida dos pacientes com câncer e contará com centro especializado na cidade

Em razão do Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, realizado anualmente no segundo sábado do mês de outubro, o Hospital do Câncer em Uberlândia promove ações de arrecadação para o tratamento de pacientes em cuidados paliativos e de conscientização sobre a importância destes cuidados no tratamento oncológico.

Na quinta (08), a dupla sertaneja Diego & Victor Hugo realiza uma live musical em prol destes pacientes em cuidados paliativos. A live será transmitida no canal do YouTube do Hospital do Câncer em Uberlândia, às 19h. Na ocasião, o público poderá realizar doações por meio de QR Code e do número de WhatsApp que será divulgado durante o evento.

Já na sexta (09), o hospital realiza a live ‘A importância dos cuidados paliativos no tratamento oncológico’, com a participação da Enfermeira do Programa de Cuidados Paliativos Oncológicos, Fernanda de O. C. Castilho. A conversa será às 15h e é uma oportunidade para conhecer mais sobre o tratamento, entender seus benefícios e tirar dúvidas. A live será transmitida no perfil do Hospital do Câncer em Uberlândia no Instagram: @hospcanceruberlandia.

Nos anos anteriores, a instituição lembrou a data reunindo pacientes, profissionais e voluntários em encontros de felicidade e carinho. Neste ano, por conta da pandemia do novo coronavírus e visando a segurança de todos os envolvidos, as ações serão realizadas de forma virtual.

Cuidados Paliativos

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os Cuidados Paliativos tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida de pacientes e familiares diante de doenças graves, e tem como foco oferecer o apoio necessário para o melhor entendimento de complicações e sintomas estressantes relacionados ao tratamento ou à evolução da doença.

Para ajudar no tratamento destes pacientes, o Hospital do Câncer está construindo o Centro de Cuidados Paliativos. A unidade está em fase de mobília e equipação e vai receber pacientes em diferentes estágios do tratamento, desde aqueles que estão internados, até os que já se trataram, mas que ainda precisam de acompanhamento médico para o conforto e o atendimento humanizado necessário.

Parte da Unidade 2 contará com espaços para atividades manuais e socialização, como sala de TV, sala de artesanato, varandas e uma praça à frente do prédio, que permitirá aos pacientes momentos de lazer e interação com a natureza. O Centro também terá espaços de apoio, como posto de enfermagem, além de sala de Apoio Psicológico e Terapia Ocupacional, sala de Voluntários, entre outras. Ao todo, o prédio terá capacidade para 42 leitos distribuídos em 20 apartamentos duplos e dois simples, todos com banheiros acessíveis.