Outubro Rosa: Especialistas alertam para a realização de exames de rotina

0
Em um ano atípico, marcado pela pandemia do novo coronavírus, profissionais de saúde estão preocupados com o número de pessoas que deixaram de realizar sua rotina de avaliação médica. Os especialistas alertam que  este ano, o Outubro Rosa deve ser marcado não apenas para reforçar a  prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero, mas também para lembrar a importância dos exames de rotina e da persistência no tratamento.
“Estamos orientando para que o isolamento social, causado pela Covid-19 e ainda respeitado por muitos, não seja um dificultador para que as mulheres realizem seus exames de rotina. Os laboratórios e clínicas estão cada vez mais preparados para receber essas pacientes. A mamografia é indispensável para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama”, alerta o Médico Radiologista e Responsável Técnico pelo Serviço de Imagem do Sabin em Uberlândia, Dr. Ricardo Vital.
Mamografia 
A mamografia  é conhecida com uma “radiografia” das mamas. Com ela, é possível detectar  alterações precoces do câncer de mama, com pequenos nódulos, microcalcificações suspeitas e outros sinais, principalmente em mulheres com predominância do tecido gorduroso nas mamas. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) recomendam a mamografia anual para as mulheres a partir dos 40 anos de idade, visando ao diagnóstico precoce e a redução da mortalidade pela doença.
Segurança redobrada 
Os serviços de saúde têm se preparado para manter fluxos separados e seguros para atender a população nos cuidados com a saúde, além de muitos médicos disponibilizarem o atendimento por telemedicina, permitindo que o paciente não tenha interrupção do seu tratamento e reduza seus riscos de contágio. Para dar segurança aos pacientes e colaboradores, o Grupo Sabin  Medicina Diagnóstica adotou várias medidas para manter o ambiente livre de coronavírus.
“Com a pandemia o cuidado foi redobrado. Além de todos os protocolos de higienização, as estruturas das unidades foram adaptadas com novos processos e equipamentos para garantir maior segurança, eficiência e agilidade no atendimento. Implantamos várias medidas preventivas para proteger e conscientizar nossos colaboradores, que estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus.  Além disso, disponibilizamos álcool em gel para a higienização das mãos e o uso de máscaras é obrigatório para a entrada nas unidades”, explica o médico Dr. Ricardo Vital.