Especialista dá dicas de como manter a saúde dos pets em dia durante a primavera

0
A época é propícia para o desenvolvimento de alergias e aumento de picadas por pulgas e carrapatos. Saiba como evitar.
O último dia 22 foi marcado pelo início da primavera. Além do aumento das chuvas e da temperatura, outro fator que pode marcar a estação mais colorida do ano são as alergias. Você já parou para pensar que os pets também podem sofrer nesse período? Por isso, a Drª Lara Volpe, médica veterinária da Fórmula Natural, explica como evitar as doenças típicas desta época do ano e manter seu amigo de quatro patas com a saúde em dia.
Quando pensamos em primavera, a primeira coisa que vem na cabeça são as flores, não é mesmo? Mas para que elas floresçam ocorre o processo de polinização. Para cães alérgicos, especialmente os atópicos – que são aqueles que possuem alergias sem causa definida – o pólen oriundo das flores pode ser um dos fatores que desencadeiam as crises alérgicas nesta época do ano.
Segundo Lara Volpe, se o tutor souber que seu pet tem maior sensibilidade, indica-se mantê-lo afastado de áreas com muitas flores e grama, pois isso pode aumentar a intensidade dos sinais alérgicos. “Se não for possível ou se o animal sentir muito a falta de estar em um local com essas características, existem medicamentos que auxiliam no controle das alergias – mas é importante ressaltar que nenhum medicamento deve ser fornecido ao pet sem a prescrição do médico veterinário”, ressalta.
Com as temperaturas mais quentes e ar mais úmido, em relação ao inverno, aumentam os números de infestações por pulgas e carrapatos, já que as condições ambientais favorecem a proliferação destes ectoparasitas que, além de desencadearem/agravarem os casos alérgicos, são transmissores de doenças aos pets e humanos. Em reações alérgicas decorrentes das picadas de pulgas e carrapatos, o mais indicado é fazer a prevenção durante todos os meses do ano, não apenas na primavera e verão. O médico veterinário é o profissional indicado para orientar quanto ao melhor método e produto para a prevenção, pois será de acordo com as particularidades e estilo de vida do pet.
Na estação das flores, não tem nada melhor do que aproveitar o clima com os pets ao ar livre, mas sempre prezando pela segurança e saúde dos nossos amigos peludos.