Uberlândia participa do Maker Day Brasil com versão 1OO% on line

0
O movimento maker já está muito presente na rotina do brasileiro. É possível encontrar referências aos adeptos do movimento “mão na massa” em vários setores da sociedade. Essa proposta já é praticada em salas de aula, empresas, universidades e em diversos ambientes, dentro e fora de casa. Nas escolas e centros educacionais mais avançados, já existem espaços específicos dedicados a essa prática: são os makerspaces.
Com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos, a unidade de Uberlândia da Casa Thomas Jefferson participará da terceira edição do Maker Day Brasil, juntamente com 24 outros Centros Binacionais do país. Preparados para o futuro e antenados às inovações, os Centros Binacionais se reúnem no próximo dia 26 de setembro para um evento simultâneo e gratuito. Em função da pandemia este será o primeiro ano que o Maker Day Brasil acontece a distância, ou seja, 100% on line.
O evento começa às 14 horas e a programação inclui workshops, palestras e exposições. Como o evento será totalmente virtual, os participantes podem escolher as sessões de interesse e ingressar por meio de inscrição no site:  http://bit.ly/makerday2020.
Faça on-line e compartilhe com o mundo!
A integração entre várias áreas de conhecimento com compartilhamento entre pares é muito importante para o movimento maker. Atenta a isso, a Casa Thomas Jefferson já unifica muitos de seus processos, que acabam por se complementar mutuamente. Durante o Maker Day Brasil 2020, a instituição realizará três sessões interativas: duas serão conduzidas pelo programa Bilingual Adventure, onde participantes de faixas etárias diferentes vão cooperar para criar uma Máquina de Rube Goldberg*. Durante a tarefa, interessados usarão a criatividade para propor maneiras de combater o Coronavírus. Ao final, um vídeo será editado com trechos de cada participante, completando a máquina.
A terceira sessão será conduzida pelo Thomas Maker com a participação especial do artista urbano Pedro Sangeon, conhecido pelo espirituoso personagem Gurulino (@Gurulino). O artista guiará os participantes pelo seu processo criativo de textos reflexivos e criação de personagens por meio de exercícios meditativos de desenho e escrita.
* Uma máquina de Rube Goldberg executa tarefas simples utilizando reações em cadeia. A expressão foi criada em referência ao cartunista americano e inventor Rube Goldberg, autor de diversos dispositivos com essa base de funcionamento.
O Maker Day Brasil 2020 será traduzido para o inglês, visando atingir também Centros Binacionais fora do Brasil.
Anote na sua agenda:
O quê: Maker Day Brasil 2020
Quando: 26 de setembro de 2020 – a partir das 14 horas
Informações e inscrições: http://bit.ly/makerday2020