Shows enriquecem programação do Sintonia Cultural: Uberlândia-Índia

0

 Além de palestra, workshop e oficinas, evento, que acontece de 21 a 27/09, vai oferecer shows de música com os grupos Saravashivaya e Pedra Branca.

 

A primavera chega para colorir não só a paisagem natural, mas também a virtual. Repleto de atividades gratuitas e on line, o projeto Sintonia Cultural: Conexão Uberlândia-Índia irá oferecer de 21 a 27 de setembro, palestra, workshop de culinária, oficinas de dança, mantras, mandalas e massagem, contação de histórias para crianças, além de dois shows inéditos.

Um dos shows será com o grupo Saravashivaya, que há sete anos se dedica à música com influências da cultura popular brasileira, tradições indígenas, hinduístas e afro-brasileiras.

Foi em Uberlândia, em 2013, no coração do Brasil, que nasceu Saravashivaya, uma banda que ancora em si a força da floresta. Formada por sete integrantes que se complementam em sua ancestralidade e virtudes, o Grupo manifesta uma música que não tem barreiras e que procura fluir para a união de todos corações.

Já o outro show é com o Grupo Pedra Branca, um dos maiores nomes brasileiros da world music e o maior projeto de “chillout” do Brasil. Com 18 anos de existência e sucesso aqui, na Europa e EUA, tornou-se referência para diversos projetos e djs nacionais e internacionais, além de para o público brasileiro, contribuindo gradativamente para a abertura dessa vertente no País. 

Pedra Branca já tocou nos principais festivais e eventos de diversos estilos musicais e artísticos, como jazz, rock, world music, reggae e eletrônico, e possui seis álbuns lançados internacionalmente. O último, chamado Religare, é resultado de uma rica pesquisa de instrumentos, como: sitar, oud, didgeridoo, berimbal, darbuka, djembe, etc. 

Fundindo música eletrônica e jazz em vários estilos com trip hop, downbeat, psydub e uma banda instrumental ao vivo sincronizada, em uma concepção de unidade entre música acústica e eletrônica, em que a criação não se restringe apenas aos instrumentos convencionais, seus shows são singulares, capazes de criar um encontro de sons e cores entre Oriente e Ocidente.

 

Transmissões ao vivo e conteúdos gravados

Para participar das atividades que serão transmitidas ao vivo (palestra e shows), basta acessar “Livre Ser” no Youtube. Já para workshop de culinária indiana e oficinas de mantras, mandalas, massagem e contação de histórias, é preciso fazer inscrição no link: https://www.sympla.com.br/sintonia-cultural-conexao-uberlandia—india__958101. “A inscrição é rápida e prática. Basta acessar o link, visualizar a programação e se inscrever em quantas atividades quiser. Na semana do evento, os inscritos receberão os conteúdos que foram produzidos com muito carinho, profissionalismo e seguindo todas as normas de proteção ao coronavírus. Então, aproveitem para convidar a família, os amigos, porque será uma semana muito linda! Já temos mais de 600 inscritos. Com todo esse movimento, queremos não só dar oportunidade de acesso à cultura e lazer às pessoas, mas também colaborar para a movimentação da cadeia artística que foi tão afetada por esse momento de pandemia”, disse LídiaTostes, coordenadora do Sintonia Cultural. 

 

Serviço:

Sintonia Cultural: Uberlândia-Índia – 21 a 27 de Setembro

Onde: no Instagram @sintoniaculturaludi e no canal Livre Ser no Youtube. 

 

Programação: 

21/09 – 20h – Palestra: A cultura da Índia antiga no mundo moderno com professor Sérgio Carvalho – transmissão ao vivo pelo Youtube e interação com participantes.

22/09 a 27/09  (links serão enviados aos inscritos):

*Workshop de Culinária Indiana: “Sintonia cultural na cozinha”. O Chef Zé Henrique convida o indiano Aditya Kashyap para prepararem cinco pratos da cultura indiana, abordando a importância da seleção até o preparo do alimento, e revelando intersecções da culinária mineira e indiana. Durante a semana, um dos pratos preparados no workshop poderá ser encomendado no restaurante Terra Brasilis. 

*Oficina: Dançando Mantras e Fusões Indianas com Carol Maha Shakti. Voltado para qualquer idade, a oficina contará com coreografias simples de Danças Circulares e Danças folclóricas que trazem a fusão das músicas indianas e brasileiras.

*Oficina de Mantras com Christhian Beschizza e Carol Vaz do Grupo Alimento dos Deuses, que compartilharão suas experiências com a musicalização de mantras em sânscrito e tibetano, com participação do violinista Gustavo Dias.

*Oficina de Mandalas como forma de meditação ativa com Julianne Marchioli e Amanda Borges, do Grupo Gaiattri. O que são mandalas, sua origem e benefícios serão alguns dos aspectos abordados, com sorteio da mandala produzida.

*Oficina “Aprendendo e Praticando Massagem Indiana”. A história da massagem ayurvédica, cuidados necessários e contra indicações, aplicação de massagem em dupla e aplicação de auto massagem, com o professor Flávio Akira.

*Contação da história infantil indiana: “O Nascimento de Garuda, o Rei dos Pássaros”  será contada por Vanessa Degani, do YogaKids, propondo interação por movimentos e respirações com o público.

24/09 – 20h – Pocket Show com Grupo Saravashivaya ao vivo no Youtube  Livre Ser.

26/09 – 20h – Show com Grupo Pedra Branca ao vivo no Youtube Livre Ser.

 

Feira on line e contrapartida social

O projeto Sintonia Cultural é viabilizado por meio do PMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura Municipal de Uberlândia. Além de toda programação gratuita, irá promover uma feira online reunindo empreendedores do setor para oferecer produtos com preço diferenciado. E como contrapartida social, irá adquirir cestas de alimentos orgânicos e máscaras de proteção ao Covid-19 de produtores rurais para doação.