Grupo Petrópolis inaugura fábrica em Uberaba

0
Unidade mineira é a maior da companhia e consolida o seu projeto de estruturação para atender ao mercado de Minas Gerais.
A nova fábrica do Grupo Petrópolis, instalada na cidade de Uberaba/MG, inicia seu funcionamento. O primeiro envase acontece nesta sexta, 28 de agosto, na unidade mineira, que passa a ser a maior planta fabril da companhia, sendo uma das mais modernas fábricas de cerveja do mundo. É a oitava unidade do Grupo Petrópolis, que já conta com cervejarias no Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Pernambuco e Mato Grosso.
Localizada na Rodovia BR 050, no KM 188, a nova fábrica tem 108 mil m² de área construída, o que equivale a quase 15 campos de futebol. Além disso, possui 190 mil m² de área gramada. Ao todo, são 14 edificações administrativas e 22 industriais.
Quando estiver com seu funcionamento total, a unidade terá capacidade produtiva superior a 8,6 milhões de hectolitros de cerveja por ano, ou seja, 860 milhões de litros da bebida. Tem quatro linhas capacitadas para o envase de 256 mil latas/hora e 140 mil garrafas/hora. Toda cerveja produzida pela fábrica de Uberaba será distribuída para as cidades de Minas Gerais e dará suporte para regiões como Norte e Noroeste de São Paulo, além de Goiás e Distrito Federal, por exemplo. Será um importante pólo de geração de trabalho, responsável por mais de 700 empregos diretos e três mil indiretos, impulsionando fortemente o desenvolvimento e a economia local.
Esse investimento reforça o potencial de crescimento da empresa em Minas Gerais, visto que sua participação de mercado, até então, só não era maior por não ter produção suficiente para conseguir atender a toda demanda. Atualmente, o estado consome 14% de toda cerveja produzida no país e representa um importante mercado para o setor cervejeiro.
TECNOLOGIA DE PONTA
Com tecnologia alemã, a unidade de Uberaba possibilita metas arrojadas de produtividade e de aproveitamento dos recursos e matéria-prima. Os equipamentos, em sua maioria, são da Krones, líder mundial no fornecimento de indústrias de bebidas. Equipamentos da área quente com Moinho, Tina de Mostura, Tina de Filtração, Cozinhador de Mosto e Recuperação de Energia foram implantadas nesta fábrica de altíssima tecnologia. Na área fria com sistema de Filtração, Fermentação Dinâmica e Blocos de Válvulas compõem a nova área fabril.
Só com seus equipamentos de alta tecnologia é possível atingir a meta de 3,3 litros de uso de água para cada litro de cerveja, um resultado alcançado apenas por cervejarias de alto padrão de produção e referência internacional.
 São quatro linhas de envase de garrafas e latas:
GARRAFAS – DUAS LINHAS COM CAPACIDADE PARA:
– 62 mil garrafas por hora cada/ 600ml
– 70 mil garrafas hora de garrafas de300ml
– 60 mil garrafas hora na longneck
– 40 mil garrafas hora do Litrão
LATAS – DUAS LINHAS COM CAPACIDADE PARA:
– 128 mil latas por hora de 269ml ou 350ml (sleek)
– 111 mil latas por hora de 473ml
– 108 mil latas por hora de 355ml (lata sleek)
– 96 mil latas por hora de 550ml
Dentre as marcas de seu portfólio, a unidade de Uberaba vai produzir as cervejas Crystal, Lokal, Itaipava, Itaipava Premium, Petra e Cacildis, atendendo a demanda dos produtos de acordo com a necessidade de mercado.
 
SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Crystal, Lokal, Black Princess, Petra, Weltenburger, Brassaria Ampolis (Cacildis, Biritis, Ditriguis e Forévis), as vodkas Blue Spirit Ice e Nordka, os energéticos TNT Energy Drink e Magneto, o refrigerante It!, o isotônico Ironage, e a água Petra. Com oito fábricas em operação, o Grupo é responsável pela geração de aproximadamente 27 mil empregos diretos. Por meio do projeto AMA, promove plantio e manutenção de milhares de árvores, além de ações de sustentabilidade e programa de educação ambiental para escolas municipais. Conta também com o Saber Beber, programa de consumo consciente de álcool, reforçando em suas mensagens que o ato de beber não é um problema, desde que seja feito de forma consciente e responsável.  O Saber Beber desenvolve atividades de conscientização por todo o país. Saiba mais em: www.saberber.com.br e @saberbeber, no Instagram e Facebook.
www.grupopetropolis.com.br