terça-feira, janeiro 27, 2026
Início Site

Viva a evolução da área mais nobre da cidade no Parque Sul Karaíba

0

 O microbairro que redefine os conceitos de morar, trabalhar e investir

A Casa Parque Sul é uma casa conceito multiuso instalada no microbairro de alto padrão Parque Sul Karaíba, localizado na Zona Sul de Uberlândia, que será inaugurada nesta terça-feira, 09 de dezembro.

Com infraestrutura completa e um toque de requinte, o espaço foi idealizado em um conceito híbrido: showroom de vendas, escritório de operação e ambiente institucional. Um local pensado para receber momentos especiais, tomar um café, fechar negócios ou simplesmente desfrutar da integração entre natureza e modernidade.

Assinada pela Agência SIC, com projeto arquitetônico de Henrique Damião e Lorena Alves e responsabilidade técnica do engenheiro Hericlis Pires, a estrutura possui um pavilhão central de 660 m², que vai abrigar sete salas, além de uma arena de 600 m², área para decorados, estacionamento.

Cada detalhe foi cuidadosamente planejado para criar um ambiente elegante, valorizando áreas verdes, promovendo integração e oferecendo mais qualidade de vida, um projeto à altura do microbairro mais exclusivo da cidade.

A Casa Parque Sul representa a leveza, a clareza, a integração visual e o protagonismo dos espaços livres que irão orientar os próximos lançamentos na região mais nobre de Uberlândia.

Vida de bairro, com cara de futuro
O Parque Sul Karaíba nasce para ser muito mais que um novo endereço na Zona Sul da cidade: ele inaugura um novo conceito de urbanismo, onde moradia, trabalho, saúde, lazer e conveniência convivem em harmonia dentro de um mesmo ecossistema urbano.

Com 15 terrenos destinados a condomínios verticais, com fachadas ativas de uso misto para comércio e serviços, incluindo cafés, conveniências e outras soluções do dia a dia, o bairro reduz deslocamentos, elimina horas no trânsito e amplia a qualidade de vida. Tudo ao alcance de uma caminhada, sempre acompanhado por áreas verdes, ciclovias e jardins que conectam as vias, criando uma rotina mais fluida, segura e saudável.

A tecnologia é outro pilar essencial do projeto. O Parque Sul Karaíba oferece Wi-Fi aberto em todas as áreas, garantindo conectividade constante para moradores e visitantes. O sistema de segurança reúne câmeras inteligentes capazes de identificar movimentos, pessoas, placas e rostos, organizando dados para apoiar as ações de vigilância. O parquinho infantil conta ainda com monitoramento dedicado, reforçando o cuidado e a proteção das crianças.

Anexo a tudo isso, o Parque Sul Karaíba traz um masterplan assinado pelo Escritório Perkins e Will, trazendo uma visão internacional de paisagismo, urbanismo e mobilidade, assinatura está presente em projetos no Brasil, Canadá, Estados Unidos, China, entre outros,  criando uma futura área voltada para bem-estar e saúde (não hospitalar), com alguns serviços em parceria com a Unimed Uberlândia. O Parque Sul vai se consolidar como um lugar onde arquitetura de classe mundial e saúde de excelência se unem para definir o futuro da zona sul de Uberlândia.

Localizado em um ponto privilegiado da Zona Sul, o microbairro está conectado aos principais eixos da cidade. Tudo isso garante que esteja totalmente alinhado ao crescimento da região mais valorizada de Uberlândia. O espaço está pronto para receber quem busca mais do que um endereço: um estilo de vida.

Prefeitura publica lista de cidadãos elegíveis a 384 apartamentos pelo ‘Minha Casa, Minha Vida’

0

A Prefeitura de Uberlândia avançou em mais uma etapa para a oferta de moradia própria à população. Por meio da Secretaria Municipal de Habitação, foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM), a lista de proponentes cadastrados elegíveis para ocupação de 384 apartamentos pelo programa “Minha Casa, Minha Vida”. A publicação apresenta os critérios de hierarquização atendidos no âmbito do Faixa 1, do programa habitacional do Governo Federal.

Os cadastrados serão selecionados para contemplação de moradia nos empreendimentos Tangará Place I e Tangará Place II, localizados na rua Mozart Silva, no bairro Jardim Ipanema. Para os interessados já inscritos, a Prefeitura abrirá prazo para retificação de cadastro entre os dias 2 e 20 de fevereiro de 2026. (Clique aqui e acesse a lista completa.)

Confira, a seguir, os critérios de elegibilidade do Faixa 1 definidos pelo Governo Federal:

  • Ter domicílio eleitoral de, no mínimo, 3 anos em Uberlândia;
  • Ter capacidade civil (aptidão para adquirir direitos e contrair obrigações);
  • Não possuir imóvel urbano ou rural em qualquer região do Brasil;
  • Não ter sido beneficiado anteriormente pelo Sistema Financeiro de Habitação;
  • Não ter sido contemplado em programas habitacionais do Município, mesmo que não possua mais o imóvel.

São critérios obrigatórios aos cadastrados:

  • Ter renda familiar bruta de até R$ 2.850,00;
  • Não possuir imóvel nem ter sido beneficiado por outros programas habitacionais;
  • Atender no mínimo, um dos requisitos do déficit habitacional;
  • Viver em habitação precária, caracterizada por domicílio cuja parede não seja de alvenaria ou de madeira aparelhada ou domicílio particular improvisado;
  • Encontra-se em situação de coabitação, caracterizada pela soma das famílias conviventes em um mesmo domicílio que possuam a intenção de constituir domicílio exclusivo, comprovado por meio de autodeclaração;
  • Encontra-se em situação de adensamento excessivo em domicílio alugado, caracterizado pelo número médio de moradores superior a três pessoas por dormitório, calculado pela razão do total de residentes do domicílio pelo número de dormitório do domicílio;
  • Encontra-se em situação de ônus excessivo com aluguel, caracterizado por famílias que despender mais de 30% de sua renda com aluguel, comprovado pela razão de valor expresso em contrato ou recibo de aluguel pela renda familiar mensal;
  • Encontra-se em aluguel social provisório, comprovado por meio de ateste do Ente Público Local;
  • Encontra-se em situação de rua ou com trajetória de rua, comprovado por meio de ateste do Ente Público Local.

Saiba quais são os critérios de hierarquização:

I – mulher na condição de responsável pela unidade familiar, declarada no CadÚnico;

II – pessoa negra na composição familiar, declarada no CadÚnico;

III – pessoa com deficiência na composição familiar, comprovado por avaliação biopsicossocial, conforme Decreto nº 11.063 – 04/05/23;

IV – idoso na composição familiar, comprovado por documento civil no qual conste a data de nascimento;

V – crianças ou adolescentes na composição familiar, comprovado por documento de certidão de nascimento, de guarda ou de tutela;

VI – pessoas com câncer ou doença rara crônica e degenerativa, comprovado por laudo médico;

VII – mulheres vítimas de violência doméstica e familiar na composição familiar;

VIII – integrantes de povos indígenas e quilombolas, declarados no CadÚnico;

IX – encontra-se em situação de rua ou com trajetória de rua, comprovado por meio de ateste do Ente Público Local;

X – residentes em área de risco de deslizamento de grande impacto, inundações bruscas e processos geológicos ou hidrológicos correlatos;

XI – beneficiário cujo contrato foi distratado ou rescindido involuntariamente, conforme normativo específico, a ser indicado pelo Ente Público ao Agente Financeiro.

Bamaq Automóveis Mercedes-Benz cresce 60% em 2025 e projeta manter ritmo em 2026

0

A Bamaq Automóveis Mercedes-Benz encerrou 2025 com crescimento de 60% em relação a 2024, consolidando um dos melhores desempenhos da marca no mercado mineiro. Ao longo do ano, a concessionária registrou 338 veículos Mercedes-Benz emplacados, com destaque para o GLC, modelo mais vendido, seguido por Classe C e GLB. Na linha esportiva, a Mercedes-AMG também apresentou avanço expressivo, especialmente dos modelos G63 e GT 63 S.

“O resultado reflete um trabalho consistente, focado em experiência, exclusividade e personalização, atributos que são cada vez mais valorizados pelo cliente de alto padrão. A possibilidade de configuração individual dos modelos AMG, por exemplo, tem sido um diferencial competitivo importante”, afirma Marcelo Rohlfs, head da divisão automotiva do Grupo Bamaq. Para 2026, segundo o executivo, a expectativa é manter a trajetória de crescimento, acompanhando a evolução do portfólio da marca e o amadurecimento do mercado premium.

Em Minas Gerais, crescimento foi de 47%
O desempenho da Bamaq acompanha um cenário positivo da Mercedes-Benz em Minas Gerais, que fechou 2025 com crescimento de 47% no comparativo anual. No estado, o GLC liderou os emplacamentos, seguido pelo Classe C, e o GLA, reforçando a preferência do consumidor mineiro por modelos que combinam tecnologia, conforto e performance.

Em âmbito nacional, a Mercedes-Benz registrou alta de 32% em 2025, totalizando 8.925 veículos emplacados no Brasil. O GLC também foi o modelo mais vendido no país, com 2.065 unidades, à frente do Classe C (1.424) e do GLB (1.391). A linha AMG teve crescimento ainda mais expressivo, com aumento de 114% em relação a 2024, impulsionado principalmente pelos modelos G63, GLC 43 e GT 63 S. Já os veículos elétricos avançaram 43% no mercado brasileiro, com destaque para os modelos de entrada EQA e EQB.

Os dados são da ABRACAM – Associação Brasileira de Distribuidores de Automóveis Mercedes-Benz, e reforçam um ambiente favorável para o segmento premium no país. “Contexto no qual a Bamaq Automóveis Mercedes-Benz segue ampliando sua participação e fortalecendo sua atuação como referência no mercado mineiro de veículos de luxo”, completa Rohlfs.

Sobre a Bamaq Mercedes-Benz
Fundada em 1999, a Bamaq Mercedes-Benz é a concessionária mais tradicional no mercado mineiro a vender a marca Mercedes-Benz, ocupando posição de destaque no cenário comercial de automóveis de luxo. Credenciada como concessionária AMG Performance Center, é referência em veículos novos, seminovos e produtos Mercedes-Benz em Minas Gerais, buscando a excelência, qualidade, seriedade e comprometimento nos serviços prestados.

Sobre o Grupo Bamaq
Fundada em 1974, hoje a Bamaq é um dos grandes grupos empresariais do Brasil, com atuação nos setores de equipamentos pesados, automóveis e serviços financeiros. Com mais de 1.000 funcionários e filiais em 17 estados das regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste, atua em todo o território nacional. No setor automotivo representa as marcas Porsche (MG, BA e MS), GWM (RMBH e MS) e Mercedes-Benz (RMBH).

Teleconsulta eletiva da Hapvida conquista certificação ISO 9001

0

A Hapvida acaba de conquistar a certificação ISO 9001 para os processos de atendimento em teleconsulta eletiva. O reconhecimento reforça a maturidade e a qualidade da atuação da companhia em saúde digital.

A auditoria foi conduzida pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini, responsável pela avaliação que resultou na emissão do certificado, publicado neste mês. A certificação é um dos referenciais mais reconhecidos no mundo em gestão de qualidade.

Na maior empresa de saúde integrada da América Latina, com quase 16 milhões de beneficiários em saúde e odontologia, três áreas já receberam a certificação ISO 9001: Odontologia, Ouvidoria e Regulatório.

Em 2025, a companhia realizou 6,9 milhões de teleconsultas eletivas e de pronto atendimento em toda a rede.

O número chega a 22 milhões de consultas online desde a implantação do serviço, em 2021.

Segundo a gerente de Certificações da Hapvida, Vilma Oshiro, a conquista demonstra o compromisso da companhia com a qualidade nos processos. “A certificação vai muito além de um ‘selo’ e traz benefícios concretos tanto para a empresa quanto para o seu posicionamento no mercado. Significa que trabalhamos em conformidade (compliance), que buscamos a melhoria contínua dos processos, os quais são mapeados, monitorados e avaliados, sempre com foco na segurança e satisfação do cliente aliada à reputação organizacional”, afirma.

Durante a auditoria realizada pela Fundação, foram avaliados diferentes critérios que sustentam que a companhia segue os requisitos normativos e prima pela eficácia nos processos. Para manter a certificação, a empresa será reavaliada anualmente.

“A ISO 9001 é uma norma de reconhecimento internacional, que facilita negócios com clientes e fornecedores, sendo um diferencial competitivo em licitações e contratações, por exemplo. A certificação assegura que o cliente é nossa prioridade e que trabalhamos continuamente para melhorar os indicadores e para mitigar riscos com ações preventivas, maior integração e engajamento das equipes”, acrescenta.

Adria Candido, diretora-executiva de Centros Clínicos e Telessaúde da Hapvida, reforça que a conquista é reflexo do constante investimento em treinamento da equipe e em auditorias de processos para assegurar bons resultados operacionais e atingir a excelência no atendimento ao beneficiário. O esforço diário culminou na certificação para a área de saúde digital.

Telessaúde

A saúde digital está em expansão na companhia para acompanhar a rapidez com que a tecnologia evolui. São mais de 80 novos projetos em desenvolvimento.

Por mês, a Hapvida realiza até 700 mil teleconsultas em mais de 30 especialidades médicas e serviços. A companhia tem um sistema próprio, o que permite a melhoria contínua dos processos.

“Obtivemos a nota 4,7 no Atendimento 5 Estrelas, pesquisa que mede a satisfação dos beneficiários. Temos 92% de resolutividade, o que significa que apenas 8% dos pacientes precisaram buscar atendimento presencial em até 60 dias após a teleconsulta. Além disso, o nível de reclamações é baixo: apenas 0,24%. Os indicadores comprovam que o fortalecimento da saúde digital traz ganhos operacionais e em qualidade assistencial”, garante a Adria.

Para facilitar a jornada do beneficiário, a marcação da teleconsulta pode ser feita pelo aplicativo ou portal. A consulta é realizada pelo celular, computador ou tablet. Outro diferencial é a integração com o prontuário eletrônico, que reúne as informações sobre o histórico do paciente, independentemente da localidade onde ele esteja.

“Contamos com mais de dois mil profissionais qualificados no Brasil e no exterior para atender pacientes sem a necessidade de deslocamento, garantindo cuidado no conforto de casa ou de qualquer localidade. A telessaúde veio para facilitar e aproximar o especialista do beneficiário, com qualidade e segurança”, ressalta Carolina Câmara, diretora corporativa de Telessaúde da Hapvida.

Uso de suplemento alimentar cresce entre pessoas fisicamente ativas e adultos focados em envelhecimento saudável

0

Dores persistentes após o treino, cansaço excessivo e dificuldade de manter constância na atividade física são queixas cada vez mais comuns entre adultos ativos e pessoas acima dos 40 anos. Uma nova tecnologia nutricional surge como alternativa associada à recuperação muscular e ao desempenho físico: o PeptiStrong™ – produzido no Laboratório de Manipulação da Drogaria Araujo.

A funcionária pública Paula Faria Dias, moradora da capital mineira, conta que viveu esse ciclo de frustração até o ano passado. “Eu treinava, mas ficava travada no dia seguinte. A recuperação era lenta e isso acabava me desmotivando. Com orientação da minha nutricionista, passei a usar o PeptiStrong™ e a diferença foi nítida: menos dor, mais disposição e constância nos treinos”, relata.

Segundo Paula Faria, o ganho foi além da estética. “Voltei a ter fôlego para o trabalho, para a rotina e para a atividade física. O corpo responde melhor e isso muda completamente a relação com o exercício.” Ela define este início de ano como seu “Janeiro Dourado”, em alusão ao mês dedicado à saúde metabólica.

Por que é diferente de um suplemento comum

Diferente de proteínas tradicionais, como whey protein e colágeno, o PeptiStrong™ não atua apenas como fonte de aminoácidos. Trata-se de um complexo de peptídeos bioativos, que funciona como sinalizador metabólico, estimulando diretamente mecanismos ligados à síntese proteica e à recuperação muscular.

De acordo com a farmacêutica e coordenadora do Laboratório de Manipulação da Araujo, Mary Anne Senna, os peptídeos são derivados da proteína da fava e selecionados com apoio de inteligência artificial, o que garante maior especificidade e biodisponibilidade. “Esses fragmentos atuam na ativação da via mTORC1, essencial para a construção e manutenção da massa muscular. Não é apenas reposição nutricional, mas um estímulo funcional mais direcionado”, explica.

Estudos apontam que o PeptiStrong™ pode aumentar a síntese proteica mesmo em repouso, reduzir marcadores de dano muscular e acelerar a recuperação pós-exercício. “Há evidências de que o ingrediente seja até quatro vezes mais eficaz que o whey protein na ativação da síntese muscular, com redução significativa da fadiga”, destaca Mary Anne Senna.

Quem pode se beneficiar 

O uso do PeptiStrong™ tem crescido entre praticantes de atividade física, pessoas acima dos 50 anos como estratégia de prevenção da sarcopenia – perda progressiva de massa muscular e da força da função dos músculos-, pacientes em recuperação pós-cirúrgica ou pós-bariátrica, além de mulheres na perimenopausa e pós-menopausa.

A dose padrão é de 2,4 g por dia, podendo ser ajustada conforme avaliação profissional. Gestantes, lactantes e pessoas com doenças renais ou hepáticas devem utilizar o produto apenas com orientação especializada.

Para Paula Faria, o principal resultado foi a retomada da constância. “Treinar deixou de ser sofrimento e virou parte natural da minha vida. Me sentir mais forte e saudável mostra como a tecnologia nutricional pode fazer diferença.”

Sobre o Laboratório de Manipulação 

No complexo localizado no bairro Gutierrez, em Belo Horizonte, mais de 230 profissionais – incluindo 19 farmacêuticos responsáveis por todas as etapas do processo produtivo – produzem diariamente cerca de 1.200 fórmulas, entre elas cápsulas, sachês solúveis, cremes hidratantes e terapêuticos, géis, shampoos e fórmulas homeopáticas, que são enviadas aos clientes das 360 lojas em Minas Gerais.

Sobre a Drogaria Araujo

Reconhecida pela inovação em serviços e por um portfólio com mais de 24 mil produtos nas áreas de conveniência, saúde, beleza e bem-estar, a Araujo iniciou sua trajetória em 1.906, na recém-fundada capital mineira. Hoje, é a maior empresa do setor em Minas Gerais, com mais de 70 milhões de atendimentos por ano. Seu pioneirismo e compromisso com o cliente são traduzidos no “Padrão Araujo de Medicamentos” – uma referência nacional em credibilidade, que assegura procedência, variedade e disponibilidade de estoque.

Semana Internacional de Networking do BNI conecta Uberlândia ao mundo com debates sobre empreendedorismo

De 1º a 7 de fevereiro, empresários de diferentes países estarão conectados por um mesmo propósito: acelerar relacionamentos que geram negócios. A Semana Internacional de Networking do BNI, movimento global que celebra o poder das conexões profissionais, chega à edição 2026 com o tema Acelera, convidando membros e lideranças a expandirem fronteiras, fortalecerem vínculos e transformarem relacionamento em crescimento real.

No BNI Regional Triângulo Norte, a abertura oficial da Semana acontece no dia 2 de fevereiro, a partir das 19h, na Aciub, reunindo membros dos três grupos ativos em Uberlândia e um de  Araguari, além de convidados. A programação começa com muito networking profisisonal, momento educação em networking, painel com empresários nacionais e regionais e segue com feira de negócios.

Participam do painel a empresária e diretora executiva do BNI Itapetininga e João Pessoa Adelaide Conduta,  o vice-presidente da Conduta Plus e diretor executivo do BNI Itapetininga e João Pessoa, Felipe Conduta, a médica e CEO da Audatti Cíntia Cunha, e o superintendente da Aciub, José Eduardo Póva, trazendo olhares complementares sobre empreendedorismo, inovação e desenvolvimento regional.

 

Mais do que uma agenda de eventos

 

Priscila Bezerra

Segundo a presidente do BNI Regional Triângulo Norte, Priscila Bezerra, a Semana Internacional de Networking é mais do que uma agenda de eventos. “É um movimento que reforça a força do relacionamento como base dos negócios. Ter a Adelaide Conduta conosco amplia ainda mais esse impacto, porque ela traduz o networking de forma prática, humana e estratégica, algo essencial para quem empreende hoje”, destaca.

Além do evento de abertura, a programação segue ao longo da semana. Na terça (3) e quarta-feira (4), Adelaide Conduta participa das reuniões semanais dos grupos do BNI na região, com a palestra “Networking que Converte! Contato todo mundo tem. O que falta é saber transformar contato em contrato”, provocando reflexões sobre posicionamento, estratégia e intencionalidade nas conexões profissionais.

Adelaide Conduta conta que é a primeira vez que visita a região e que a expectativa é alta e que espera encontrar grandes equipes e membros engajados, pois conhece a competência da diretora executiva da Regional. Sobre a palestra, ela diz que o objetivo é fazer com que o primeiro contato com alguém seja inesquecível. “Como fazer com que nos sete segundos iniciais você consiga fazer com que a outra pessoa se conecte e queira saber mais sobre você, seu negócio e seu produto”, adianta.

Sobre a importância de se construir uma rede de relacionamentos para os negócios, Adelaide Conduta ressalta que se bem trabalhada, no dia a dia, você consegue elevar a sua empresa a outros patamares, pois já não mais caminha sozinho, mas tem o apoio de outros empreendedores ao longo da jornada.

Evento  mostra a força do networking

 Flávia Tucci – empresária

Para quem já viveu a experiência da Semana Internacional de Networking, a expectativa é alta. A empresária Flávia Tucci, membro do BNI Inter e participante da edição passada, afirma que o evento deixa marcas que vão além da semana. “Foi uma experiência extraordinária, marcada por muito conteúdo, conexões genuínas e um verdadeiro abrir de mente para os empresários participantes. Mais do que negócios, o evento fortaleceu relações e mostrou a força do networking estruturado, conta.

Flávia Tucci diz que para a edição de 2026, a expectativa é ainda maior. “Hoje, com um entendimento mais claro da metodologia BNI, fica evidente o quanto ela contribui para o meu crescimento e para o crescimento das empresas, para a qualidade das relações e para a evolução dos empresários como seres humanos. A esperança é que esta edição seja ainda mais transformadora. Ansiosa pelo dia 02 de fevereiro.”

Com ações simultâneas em diversos países, a Semana Internacional de Networking do BNI reforça o papel das conexões como motor de crescimento sustentável, aproximando pessoas, ideias e mercados, também a partir do interior de Minas Gerais.

Quem é Adelaide Conduta

Especialista em networking estratégico, comunicação e desenvolvimento de negócios, Adelaide Conduta  é advogada, com cinco especializações na área educacional e atua há mais de uma década apoiando empresários e líderes a transformarem relacionamento em resultado. Já teve duas franquias, uma em Recife (PE) e outra no interior de São Paulo (SP). Morou quase 7 anos em Angola e lá  abriu a primeira casa de festa infantil do país. É palestrante convidada em eventos corporativos e encontros empresariais em todo o país, com foco em conexões intencionais, posicionamento e geração de oportunidades.

 

Agenda – Semana Internacional de Networking | BNI Triângulo Norte

02/02 – 19h – Abertura da Semana Internacional de Networking na Aciub

03/02 – 6h30 – BNI Inter – CDL Uberlândia

13h30 – BNI Eleve – CDL Uberlândia

20h – BNI Veloz – Araguari

04/02 – 6h30 – BNI Vivaz – CDL Uberlândia

Patrocinadores

Ouro: B2N Empresarial;, Phórmula & Cia; Contrate Soluções; TOP Dreams Brindes Personalizados; Dra Jane Alvarenga Saúde Funcional Integrativa; GOAT.

Prata: Notas&Prosas Comunicação; Eventos & Eventos Cerimonial e Assessoria; Weelike English School; Sis Print Impressoras; Humanos Consultoria em RH, Dra Lísia Rocha by Inovati Care; Inteli Software; Monteiro Correa Advogados Associados; Inteli Certificados; Influx Inglês e Espanhol; Emana; Renata Soares Araújo Sociedade Individual de Advocacia; Matheus Borges Elétrico; Thiago Camargo Consórcios; Térsia Ferreira Advocacia Especializada;  Viva La Vita Comércio de Colchões

 

Brasil registra aumento de transtornos mentais e o monitoramento contínuo de pacientes previne crises

0

O Brasil vive uma crise de saúde mental. O número de afastamentos do trabalho é recorde: chegou a mais de 472 mil licenças médicas em 2024, o maior índice em 10 anos, segundo dados do Ministério da Previdência Social. É crescente também os diagnósticos de depressão e ansiedade, em especial após a pandemia de covid-19.

De acordo com levantamento do Ipsos Health Service Report 2025, para 52% dos brasileiros a saúde mental é a principal preocupação, à frente do câncer (37%) e estresse (33%).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que os transtornos mentais afetam mais de 15% da força de trabalho global. Entre as consequências estão a redução da produtividade e aumento da rotatividade profissional. Mas não só isso, o Brasil figura entre os países com maior prevalência de ansiedade do mundo: quase 10% da população convive com a condição.

No mês em que os cuidados com a saúde mental ganham destaque devido à campanha de conscientização do Janeiro Branco, a Hapvida reforça a importância do debate e de apontar caminhos para enfrentamento das doenças com qualidade de vida.

Na maior empresa de saúde da América Latina, o programa de monitoramento remoto e contínuo de pacientes com transtornos mentais agudos ou crônicos apresenta resultados expressivos na redução de reinternações psiquiátricas e na eficácia do tratamento.

“Monitoramos as taxas de recorrência do paciente aos prontos atendimentos ou de reinternação integral desde 2023. Reduzimos em dois terços a taxa de necessidade de reinternação em seis meses. Já a reincidência em menos de 30 dias após a alta, um período de altíssimo risco, oscila apenas entre 0,5% e 2% – demonstrando alta estabilidade clínica e confiança dos beneficiários no serviço oferecido. Apesar de uma escassez de dados oficiais, podemos dizer que estas taxas são significativamente menores que as observadas no contexto brasileiro, segundo um estudo da UFMG feito em 2024”, afirma Adria Candido, diretora-executiva de Centros Clínicos e Telessaúde da Hapvida.

Os acompanhamentos médicos eletivos em saúde mental após a alta hospitalar receberam nota 4,93 no Atendimento 5 Estrelas da companhia, pesquisa que mede a satisfação dos beneficiários. Outros indicadores positivos do projeto são as altas taxas de aceite e de adesão ao programa. “A avaliação de satisfação dos clientes (NPS) é alta porque temos conseguido evidenciar a importância do acompanhamento integral dos pacientes com transtornos mentais. O cuidado precisa ir além da alta médica, e o tratamento personalizado faz a diferença”, complementa a diretora.

Linha de cuidado
Criada em 2021, a linha de cuidado em saúde mental da companhia nasceu com foco em pacientes com transtornos mentais graves. Desde então, o programa vem sendo aprimorado.

O cuidado com o paciente começa ainda na avaliação imediata realizada nos prontos atendimentos da rede. Mensalmente, são realizadas entre 1,6 mil e 2,1 mil avaliações. Em 2025, foram 21,2 mil pareceres de urgência, o que evidencia não só a presença assistencial estratégica, mas também a escala do projeto nacional.

Teleparecer
Todo beneficiário que passa por uma crise de saúde mental e procura ajuda nos prontos atendimentos da rede própria é elegível para acompanhamento da equipe multiprofissional por meio do teleparecer. O sistema de monitoramento é remoto, humanizado e proativo.

Nos quadros de piora aguda e crise, alguns pacientes necessitam de internação. Nesses casos, a equipe passa a monitorá-los ainda no hospital e, após a alta médica, realiza o contato com os beneficiários ou familiares por, no mínimo, 90 dias – período considerado mais crítico. Em situações mais complexas, o telemonitoramento pode ser estendido pelo tempo necessário.

Segundo o gerente médico de Psiquiatria da Hapvida, Gabriel Corrêa Oliveira, todos que passaram por internação psiquiátrica integral são priorizados para captação pelo telemonitoramento.

“Pacientes com patologia mais grave e refratária estão em alto nível de sofrimento, em processo de reabilitação e retomada de suas vidas cotidianas. Nossa linha de cuidado atua como uma rede de segurança: oferece suporte contínuo, agendamento facilitado de consultas com psiquiatras e psicólogos, e um acompanhamento rigoroso de adesão ao tratamento. O objetivo é quebrar o ciclo de crises e reinternações e promover uma recuperação sustentável com qualidade de vida”, ressalta o médico.

Tecnologia auxiliar
Ainda este ano, será implantada uma nova plataforma inteligente de relacionamento com o beneficiário, com o objetivo de automatizar a captação inicial, apresentar o programa e auxiliar na avaliação de sintomas. Não se trata de um bot nem de mecanização das interações, mas de uma ferramenta de apoio à equipe multidisciplinar na identificação de pacientes elegíveis, riscos de recaídas ou baixa adesão ao tratamento, como faltas em consultas, por exemplo.

“A plataforma conta com recursos de inteligência artificial, foi treinada pelo nosso time de psiquiatras para oferecer respostas e orientações assertivas aos pacientes, além de sinalizar aos profissionais de referência situações que exigem atenção ou intervenção. Ao automatizar os processos, conseguimos direcionar o time para o que realmente importa: o cuidado humano, personalizado e empático”, conclui Corrêa.

Grupo Luta Pela Vida busca mulheres com diagnóstico recente de câncer de mama para participarem de pesquisa

0

O Núcleo de Prevenção do Grupo Luta Pela Vida (GLPV), por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), inicia uma importante frente de pesquisa voltada para mulheres com diagnóstico recente de câncer de mama na macrorregião do Triângulo Norte Mineiro. O objetivo é selecionar 300 pacientes para a realização gratuita do Oncotype DX, um teste genético que ainda não é oferecido em grande parte do Sistema Único de Saúde (SUS).

O que é o exame Oncotype DX?
O Oncotype DX é uma tecnologia que analisa a genética do tumor em estágio inicial e tem dois propósitos fundamentais: determinar se a quimioterapia será realmente necessária para a paciente e avaliar o risco de recorrência do câncer no futuro.

“A grande vantagem deste exame é a redução de custos do tratamento por quimioterapia e personalização da terapia. Ele permite que muitas mulheres evitem os efeitos colaterais dos quimioterápicos quando o teste indica que este tratamento não traria benefícios adicionais, garantindo muito mais qualidade de vida durante a jornada da paciente”, explica a equipe do Núcleo de Prevenção do Grupo Luta Pela Vida.

Quem pode participar?
Para integrar o protocolo de pesquisa, que terá duração de três anos, as interessadas devem atender aos seguintes critérios técnicos:

  • Perfil: mulheres com mais de 18 anos que ainda não entraram na menopausa.
  • Localização: realizar tratamento oncológico em Uberlândia (rede pública ou privada)
  • Status do tratamento: ter diagnóstico recente de câncer de mama, já possuir o resultado da biópsia e do exame de imuno-histoquímica, e não ter iniciado a quimioterapia. Não são elegíveis casos de câncer de mama bilateral.
  • Critérios Médicos (tipos de câncer de mama):
    • Carcinoma ductal invasivo não especial;
    • Subtipos Luminal A ou B;
    • HER2 negativo (resultados 0, + ou ++ com ISH negativo);
    • Sem tratamentos prévios (exceto a cirurgia).

Como participar
O primeiro passo fundamental é que a paciente converse o médico de referência para confirmar se o diagnóstico se enquadra nos critérios técnicos listados acima. Caso a paciente seja elegível, ela ou seu médico devem entrar em contato com o Grupo Luta Pela Vida por meio dos canais:

Sobre o Grupo Luta Pela Vida
Há 30 anos, o Grupo Luta Pela Vida trabalha para oferecer suporte, tratamento e bem-estar a pacientes com câncer e seus familiares. Iniciativas como esta pesquisa reforçam o compromisso da instituição também com a inovação científica, qualidade de vida do paciente e a redução de custos no sistema de saúde, buscando sempre o melhor desfecho clínico para a comunidade.

Uberlândia Shopping recebe mais uma edição da feira de adoção “Meu Novo Aumigo” neste sábado

0

O Uberlândia Shopping recebe, neste sábado (24), mais uma edição da feira de adoção “Meu Novo Aumigo”, iniciativa da Associação de Proteção Animal (APA) que incentiva a adoção responsável e o cuidado com os animais. A ação acontece das 13h às 17h, no Piso 1, em frente à Pernambucanas.

Ao todo, 14 filhotes, entre cães e gatos, estarão disponíveis para adoção. Todos passaram pelos cuidados veterinários necessários, como vacinação e vermifugação, e aguardam a chance de conquistar um novo lar, com afeto e responsabilidade.

“A parceria com o Uberlândia Shopping é fundamental para dar visibilidade à causa animal e ampliar a divulgação do nosso trabalho. O fluxo intenso de pessoas nos fins de semana aumenta significativamente as chances de adoção responsável, com famílias que têm condições reais de oferecer cuidados adequados, como alimentação, abrigo e saúde. Para nós, o shopping se tornou um grande parceiro, com ótimos resultados em adoções e um retorno muito positivo das famílias, que continuam acompanhando o desenvolvimento dos animais. Somos muito gratos, porque todas as edições da feira tiveram apenas pontos positivos. Ter um espaço fixo, que nos oferece segurança, visibilidade e parceria, faz toda a diferença”, destaca Elizabeth Santana da Cruz, voluntária da APA.

Hoje, a APA mantém sob seus cuidados 360 animais, resgatados em diferentes contextos de vulnerabilidade.

A gerente de Marketing do Uberlândia Shopping, Laíza Carvalho, reforça o compromisso do empreendimento com a causa. “Somos um shopping pet friendly, onde os animais são sempre bem-vindos. Acreditamos no impacto positivo de ações que promovem o bem-estar animal e apoiamos iniciativas que incentivem a adoção consciente e responsável”, afirma.

Para adotar, é necessário ser maior de idade e apresentar documento com foto e comprovante de endereço. Quem não puder adotar também pode colaborar com a causa por meio da doação de ração, medicamentos e outros itens de uso veterinário.

SERVIÇO:
Feira de Adoção “Meu Novo Aumigo”
Data: 24 de janeiro – sábado
Horário: 13h às 17h
Local: Uberlândia Shopping – Piso 1 – em frente à Pernambucanas

Especialista de Uberlândia participa do maior congresso de estética e dermatologia do mundo, em Paris

0

Paris será, no fim de janeiro, o centro das decisões que vão orientar os rumos da estética e do envelhecimento saudável no mundo. Entre os dias 29, 30 e 31, a capital francesa recebe o IMCAS World Congress, considerado o maior congresso mundial de dermatologia, ciência do envelhecimento e estética internacional. E entre os profissionais brasileiros que estarão no evento está a farmacêutica e especialista em estética facial Gláucia Milhomem, que participa do encontro em busca de atualizações científicas e inovações teóricas e tecnológicas que impactam diretamente o cuidado com pacientes no Brasil.

O IMCAS reúne, todos os anos, as principais referências globais em dermatologia, cirurgia plástica e medicina estética. É ali que são apresentados, em primeira mão, novos protocolos, equipamentos, cosméticos, tecnologias, toxinas e abordagens baseadas em evidências científicas que vão ditar tendências ao longo do ano, concentrando centenas de expositores de mais de 100 países. Diferente de feiras comerciais, o congresso tem forte base científica, com conteúdos sustentados por artigos, estudos clínicos e pesquisas recentes.

Para  Gláucia Milhomem, estar em Paris no início do ano representa a oportunidade de acessar, em sua origem, todo o conhecimento, ciência e a inovação, propiciadas pelo Congresso, além do acesso às tecnologias apresentadas, não apenas da Europa, mas que representam tendências em nível mundial. “É um congresso que mostra para onde a estética está caminhando. O que realmente funciona, o que é seguro e o que entrega resultados naturais. Tudo é muito embasado em ciência,” destaca.

A profissional conta que sua atenção estará voltada, especialmente, para as discussões sobre estética regenerativa, uma área que ganha força no cenário internacional e propõe tratar o envelhecimento de forma mais natural e integrada. A proposta é regenerar tecidos, estimular respostas do próprio organismo e respeitar a individualidade de cada paciente, um movimento que vem ganhando espaço entre especialistas que defendem resultados mais sutis e duradouros.

IMCAS – Conteúdo, equipamentos e produtos
Além das palestras e painéis científicos, o IMCAS também funciona como um grande termômetro do mercado global. Empresas e laboratórios apresentam equipamentos, tecnologias e produtos que, muitas vezes, só chegam a outros países após um longo período. “Participar do congresso permite entender o que está dando certo no mundo e como adaptar essas inovações à realidade das pacientes brasileiras”, explica Gláucia.

O evento é direcionado a profissionais da área da saúde estética, o que reforça o rigor científico e técnico do congresso. São milhares de participantes de diferentes países, trocando experiências, discutindo casos reais e ampliando a visão sobre o futuro da estética.

A participação de profissionais brasileiros em eventos desse porte reflete uma busca constante por atualização e excelência. Em um setor que evolui rapidamente, estar conectado às principais referências internacionais deixa de ser diferencial e passa a ser necessidade. “A estética está em constante evolução. Para que haja a entrega de bons resultados, é fundamental que o profissional de saúde estética estude continuamente, atualize-se e esteja atento para compreender as evidências científicas,” resume Gláucia Milhomem.

SERVIÇO:
O quê: IMCAS World Congress
Onde: Paris
Quando: 29,30 e 31 de janeiro
Quem: Gláucia Milhomem

Clientes Center Shopping podem ganhar milkshake 300 ml da Milky Moo na campanha “Compre e Ganhe”

0

Os clientes do Center Shopping Uberlândia poderão transformar suas compras em sabor com a campanha “Compre e Ganhe” de janeiro. Nesta edição, ao realizar compras no shopping, os participantes poderão ganhar um milkshake Milky Moo de 300 ml.

A promoção é válida de 22/01 a 31/01. Para participar, o cliente deve enviar notas fiscais pelo aplicativo do Programa de Benefícios do Center Shopping, e o brinde será liberado de acordo com a sua categoria. Confira a mecânica:

Categoria 1: envie R$ 300 em notas fiscais
Categoria 2: envie R$ 200 em notas fiscais
Categoria 3: envie R$ 100 em notas fiscais

Como retirar o Milkshake 
Após o envio e validação das notas pelo aplicativo, o cliente deverá retirar o voucher do milkshake no balcão do Programa de Benefícios. Com o voucher em mãos, basta se dirigir até a Milky Moo, localizada no piso L1, para realizar a troca.

Serão cinco sabores disponíveis, e o cliente poderá escolher o seu favorito: Pintadinha, com Ovomaltine; Lolita, com calda de morango em pedaços; Dori, com Oreo; Bolinha, com Chocoball e Diva, com Nutella.

A troca do brinde é limitada ao estoque disponível, sendo 1 brinde por CPF. O balcão do Programa de Benefícios está localizado no piso L1, próximo a loja Centauro do Center Shopping Uberlândia.

Sobre o Programa de Benefícios
O Programa de Benefícios do Center Shopping Uberlândia oferece vantagens exclusivas aos clientes, como descontos em lojas e no estacionamento, sorteios, brindes e promoções. Para participar, basta baixar o app do Center Shopping, fazer o cadastro e enviar as notas fiscais das compras realizadas no empreendimento.