segunda-feira, janeiro 26, 2026
Início Site

Viva a evolução da área mais nobre da cidade no Parque Sul Karaíba

0

 O microbairro que redefine os conceitos de morar, trabalhar e investir

A Casa Parque Sul é uma casa conceito multiuso instalada no microbairro de alto padrão Parque Sul Karaíba, localizado na Zona Sul de Uberlândia, que será inaugurada nesta terça-feira, 09 de dezembro.

Com infraestrutura completa e um toque de requinte, o espaço foi idealizado em um conceito híbrido: showroom de vendas, escritório de operação e ambiente institucional. Um local pensado para receber momentos especiais, tomar um café, fechar negócios ou simplesmente desfrutar da integração entre natureza e modernidade.

Assinada pela Agência SIC, com projeto arquitetônico de Henrique Damião e Lorena Alves e responsabilidade técnica do engenheiro Hericlis Pires, a estrutura possui um pavilhão central de 660 m², que vai abrigar sete salas, além de uma arena de 600 m², área para decorados, estacionamento.

Cada detalhe foi cuidadosamente planejado para criar um ambiente elegante, valorizando áreas verdes, promovendo integração e oferecendo mais qualidade de vida, um projeto à altura do microbairro mais exclusivo da cidade.

A Casa Parque Sul representa a leveza, a clareza, a integração visual e o protagonismo dos espaços livres que irão orientar os próximos lançamentos na região mais nobre de Uberlândia.

Vida de bairro, com cara de futuro
O Parque Sul Karaíba nasce para ser muito mais que um novo endereço na Zona Sul da cidade: ele inaugura um novo conceito de urbanismo, onde moradia, trabalho, saúde, lazer e conveniência convivem em harmonia dentro de um mesmo ecossistema urbano.

Com 15 terrenos destinados a condomínios verticais, com fachadas ativas de uso misto para comércio e serviços, incluindo cafés, conveniências e outras soluções do dia a dia, o bairro reduz deslocamentos, elimina horas no trânsito e amplia a qualidade de vida. Tudo ao alcance de uma caminhada, sempre acompanhado por áreas verdes, ciclovias e jardins que conectam as vias, criando uma rotina mais fluida, segura e saudável.

A tecnologia é outro pilar essencial do projeto. O Parque Sul Karaíba oferece Wi-Fi aberto em todas as áreas, garantindo conectividade constante para moradores e visitantes. O sistema de segurança reúne câmeras inteligentes capazes de identificar movimentos, pessoas, placas e rostos, organizando dados para apoiar as ações de vigilância. O parquinho infantil conta ainda com monitoramento dedicado, reforçando o cuidado e a proteção das crianças.

Anexo a tudo isso, o Parque Sul Karaíba traz um masterplan assinado pelo Escritório Perkins e Will, trazendo uma visão internacional de paisagismo, urbanismo e mobilidade, assinatura está presente em projetos no Brasil, Canadá, Estados Unidos, China, entre outros,  criando uma futura área voltada para bem-estar e saúde (não hospitalar), com alguns serviços em parceria com a Unimed Uberlândia. O Parque Sul vai se consolidar como um lugar onde arquitetura de classe mundial e saúde de excelência se unem para definir o futuro da zona sul de Uberlândia.

Localizado em um ponto privilegiado da Zona Sul, o microbairro está conectado aos principais eixos da cidade. Tudo isso garante que esteja totalmente alinhado ao crescimento da região mais valorizada de Uberlândia. O espaço está pronto para receber quem busca mais do que um endereço: um estilo de vida.

Semana Internacional de Networking do BNI conecta Uberlândia ao mundo com debates sobre empreendedorismo

De 1º a 7 de fevereiro, empresários de diferentes países estarão conectados por um mesmo propósito: acelerar relacionamentos que geram negócios. A Semana Internacional de Networking do BNI, movimento global que celebra o poder das conexões profissionais, chega à edição 2026 com o tema Acelera, convidando membros e lideranças a expandirem fronteiras, fortalecerem vínculos e transformarem relacionamento em crescimento real.

No BNI Regional Triângulo Norte, a abertura oficial da Semana acontece no dia 2 de fevereiro, a partir das 19h, na Aciub, reunindo membros dos três grupos ativos em Uberlândia e um de  Araguari, além de convidados. A programação começa com muito networking profisisonal, momento educação em networking, painel com empresários nacionais e regionais e segue com feira de negócios.

Participam do painel a empresária e diretora executiva do BNI Itapetininga e João Pessoa Adelaide Conduta,  o vice-presidente da Conduta Plus e diretor executivo do BNI Itapetininga e João Pessoa, Felipe Conduta, a médica e CEO da Audatti Cíntia Cunha, e o superintendente da Aciub, José Eduardo Póva, trazendo olhares complementares sobre empreendedorismo, inovação e desenvolvimento regional.

 

Mais do que uma agenda de eventos

 

Priscila Bezerra

Segundo a presidente do BNI Regional Triângulo Norte, Priscila Bezerra, a Semana Internacional de Networking é mais do que uma agenda de eventos. “É um movimento que reforça a força do relacionamento como base dos negócios. Ter a Adelaide Conduta conosco amplia ainda mais esse impacto, porque ela traduz o networking de forma prática, humana e estratégica, algo essencial para quem empreende hoje”, destaca.

Além do evento de abertura, a programação segue ao longo da semana. Na terça (3) e quarta-feira (4), Adelaide Conduta participa das reuniões semanais dos grupos do BNI na região, com a palestra “Networking que Converte! Contato todo mundo tem. O que falta é saber transformar contato em contrato”, provocando reflexões sobre posicionamento, estratégia e intencionalidade nas conexões profissionais.

Adelaide Conduta conta que é a primeira vez que visita a região e que a expectativa é alta e que espera encontrar grandes equipes e membros engajados, pois conhece a competência da diretora executiva da Regional. Sobre a palestra, ela diz que o objetivo é fazer com que o primeiro contato com alguém seja inesquecível. “Como fazer com que nos sete segundos iniciais você consiga fazer com que a outra pessoa se conecte e queira saber mais sobre você, seu negócio e seu produto”, adianta.

Sobre a importância de se construir uma rede de relacionamentos para os negócios, Adelaide Conduta ressalta que se bem trabalhada, no dia a dia, você consegue elevar a sua empresa a outros patamares, pois já não mais caminha sozinho, mas tem o apoio de outros empreendedores ao longo da jornada.

Evento  mostra a força do networking

 Flávia Tucci – empresária

Para quem já viveu a experiência da Semana Internacional de Networking, a expectativa é alta. A empresária Flávia Tucci, membro do BNI Inter e participante da edição passada, afirma que o evento deixa marcas que vão além da semana. “Foi uma experiência extraordinária, marcada por muito conteúdo, conexões genuínas e um verdadeiro abrir de mente para os empresários participantes. Mais do que negócios, o evento fortaleceu relações e mostrou a força do networking estruturado, conta.

Flávia Tucci diz que para a edição de 2026, a expectativa é ainda maior. “Hoje, com um entendimento mais claro da metodologia BNI, fica evidente o quanto ela contribui para o meu crescimento e para o crescimento das empresas, para a qualidade das relações e para a evolução dos empresários como seres humanos. A esperança é que esta edição seja ainda mais transformadora. Ansiosa pelo dia 02 de fevereiro.”

Com ações simultâneas em diversos países, a Semana Internacional de Networking do BNI reforça o papel das conexões como motor de crescimento sustentável, aproximando pessoas, ideias e mercados, também a partir do interior de Minas Gerais.

Quem é Adelaide Conduta

Especialista em networking estratégico, comunicação e desenvolvimento de negócios, Adelaide Conduta  é advogada, com cinco especializações na área educacional e atua há mais de uma década apoiando empresários e líderes a transformarem relacionamento em resultado. Já teve duas franquias, uma em Recife (PE) e outra no interior de São Paulo (SP). Morou quase 7 anos em Angola e lá  abriu a primeira casa de festa infantil do país. É palestrante convidada em eventos corporativos e encontros empresariais em todo o país, com foco em conexões intencionais, posicionamento e geração de oportunidades.

 

Agenda – Semana Internacional de Networking | BNI Triângulo Norte

02/02 – 19h – Abertura da Semana Internacional de Networking na Aciub

03/02 – 6h30 – BNI Inter – CDL Uberlândia

13h30 – BNI Eleve – CDL Uberlândia

20h – BNI Veloz – Araguari

04/02 – 6h30 – BNI Vivaz – CDL Uberlândia

Patrocinadores

Ouro: B2N Empresarial;, Phórmula & Cia; Contrate Soluções; TOP Dreams Brindes Personalizados; Dra Jane Alvarenga Saúde Funcional Integrativa; GOAT.

Prata: Notas&Prosas Comunicação; Eventos & Eventos Cerimonial e Assessoria; Weelike English School; Sis Print Impressoras; Humanos Consultoria em RH, Dra Lísia Rocha by Inovati Care; Inteli Software; Monteiro Correa Advogados Associados; Inteli Certificados; Influx Inglês e Espanhol; Emana; Renata Soares Araújo Sociedade Individual de Advocacia; Matheus Borges Elétrico; Thiago Camargo Consórcios; Térsia Ferreira Advocacia Especializada;  Viva La Vita Comércio de Colchões

 

Brasil registra aumento de transtornos mentais e o monitoramento contínuo de pacientes previne crises

0

O Brasil vive uma crise de saúde mental. O número de afastamentos do trabalho é recorde: chegou a mais de 472 mil licenças médicas em 2024, o maior índice em 10 anos, segundo dados do Ministério da Previdência Social. É crescente também os diagnósticos de depressão e ansiedade, em especial após a pandemia de covid-19.

De acordo com levantamento do Ipsos Health Service Report 2025, para 52% dos brasileiros a saúde mental é a principal preocupação, à frente do câncer (37%) e estresse (33%).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que os transtornos mentais afetam mais de 15% da força de trabalho global. Entre as consequências estão a redução da produtividade e aumento da rotatividade profissional. Mas não só isso, o Brasil figura entre os países com maior prevalência de ansiedade do mundo: quase 10% da população convive com a condição.

No mês em que os cuidados com a saúde mental ganham destaque devido à campanha de conscientização do Janeiro Branco, a Hapvida reforça a importância do debate e de apontar caminhos para enfrentamento das doenças com qualidade de vida.

Na maior empresa de saúde da América Latina, o programa de monitoramento remoto e contínuo de pacientes com transtornos mentais agudos ou crônicos apresenta resultados expressivos na redução de reinternações psiquiátricas e na eficácia do tratamento.

“Monitoramos as taxas de recorrência do paciente aos prontos atendimentos ou de reinternação integral desde 2023. Reduzimos em dois terços a taxa de necessidade de reinternação em seis meses. Já a reincidência em menos de 30 dias após a alta, um período de altíssimo risco, oscila apenas entre 0,5% e 2% – demonstrando alta estabilidade clínica e confiança dos beneficiários no serviço oferecido. Apesar de uma escassez de dados oficiais, podemos dizer que estas taxas são significativamente menores que as observadas no contexto brasileiro, segundo um estudo da UFMG feito em 2024”, afirma Adria Candido, diretora-executiva de Centros Clínicos e Telessaúde da Hapvida.

Os acompanhamentos médicos eletivos em saúde mental após a alta hospitalar receberam nota 4,93 no Atendimento 5 Estrelas da companhia, pesquisa que mede a satisfação dos beneficiários. Outros indicadores positivos do projeto são as altas taxas de aceite e de adesão ao programa. “A avaliação de satisfação dos clientes (NPS) é alta porque temos conseguido evidenciar a importância do acompanhamento integral dos pacientes com transtornos mentais. O cuidado precisa ir além da alta médica, e o tratamento personalizado faz a diferença”, complementa a diretora.

Linha de cuidado
Criada em 2021, a linha de cuidado em saúde mental da companhia nasceu com foco em pacientes com transtornos mentais graves. Desde então, o programa vem sendo aprimorado.

O cuidado com o paciente começa ainda na avaliação imediata realizada nos prontos atendimentos da rede. Mensalmente, são realizadas entre 1,6 mil e 2,1 mil avaliações. Em 2025, foram 21,2 mil pareceres de urgência, o que evidencia não só a presença assistencial estratégica, mas também a escala do projeto nacional.

Teleparecer
Todo beneficiário que passa por uma crise de saúde mental e procura ajuda nos prontos atendimentos da rede própria é elegível para acompanhamento da equipe multiprofissional por meio do teleparecer. O sistema de monitoramento é remoto, humanizado e proativo.

Nos quadros de piora aguda e crise, alguns pacientes necessitam de internação. Nesses casos, a equipe passa a monitorá-los ainda no hospital e, após a alta médica, realiza o contato com os beneficiários ou familiares por, no mínimo, 90 dias – período considerado mais crítico. Em situações mais complexas, o telemonitoramento pode ser estendido pelo tempo necessário.

Segundo o gerente médico de Psiquiatria da Hapvida, Gabriel Corrêa Oliveira, todos que passaram por internação psiquiátrica integral são priorizados para captação pelo telemonitoramento.

“Pacientes com patologia mais grave e refratária estão em alto nível de sofrimento, em processo de reabilitação e retomada de suas vidas cotidianas. Nossa linha de cuidado atua como uma rede de segurança: oferece suporte contínuo, agendamento facilitado de consultas com psiquiatras e psicólogos, e um acompanhamento rigoroso de adesão ao tratamento. O objetivo é quebrar o ciclo de crises e reinternações e promover uma recuperação sustentável com qualidade de vida”, ressalta o médico.

Tecnologia auxiliar
Ainda este ano, será implantada uma nova plataforma inteligente de relacionamento com o beneficiário, com o objetivo de automatizar a captação inicial, apresentar o programa e auxiliar na avaliação de sintomas. Não se trata de um bot nem de mecanização das interações, mas de uma ferramenta de apoio à equipe multidisciplinar na identificação de pacientes elegíveis, riscos de recaídas ou baixa adesão ao tratamento, como faltas em consultas, por exemplo.

“A plataforma conta com recursos de inteligência artificial, foi treinada pelo nosso time de psiquiatras para oferecer respostas e orientações assertivas aos pacientes, além de sinalizar aos profissionais de referência situações que exigem atenção ou intervenção. Ao automatizar os processos, conseguimos direcionar o time para o que realmente importa: o cuidado humano, personalizado e empático”, conclui Corrêa.

Grupo Luta Pela Vida busca mulheres com diagnóstico recente de câncer de mama para participarem de pesquisa

0

O Núcleo de Prevenção do Grupo Luta Pela Vida (GLPV), por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), inicia uma importante frente de pesquisa voltada para mulheres com diagnóstico recente de câncer de mama na macrorregião do Triângulo Norte Mineiro. O objetivo é selecionar 300 pacientes para a realização gratuita do Oncotype DX, um teste genético que ainda não é oferecido em grande parte do Sistema Único de Saúde (SUS).

O que é o exame Oncotype DX?
O Oncotype DX é uma tecnologia que analisa a genética do tumor em estágio inicial e tem dois propósitos fundamentais: determinar se a quimioterapia será realmente necessária para a paciente e avaliar o risco de recorrência do câncer no futuro.

“A grande vantagem deste exame é a redução de custos do tratamento por quimioterapia e personalização da terapia. Ele permite que muitas mulheres evitem os efeitos colaterais dos quimioterápicos quando o teste indica que este tratamento não traria benefícios adicionais, garantindo muito mais qualidade de vida durante a jornada da paciente”, explica a equipe do Núcleo de Prevenção do Grupo Luta Pela Vida.

Quem pode participar?
Para integrar o protocolo de pesquisa, que terá duração de três anos, as interessadas devem atender aos seguintes critérios técnicos:

  • Perfil: mulheres com mais de 18 anos que ainda não entraram na menopausa.
  • Localização: realizar tratamento oncológico em Uberlândia (rede pública ou privada)
  • Status do tratamento: ter diagnóstico recente de câncer de mama, já possuir o resultado da biópsia e do exame de imuno-histoquímica, e não ter iniciado a quimioterapia. Não são elegíveis casos de câncer de mama bilateral.
  • Critérios Médicos (tipos de câncer de mama):
    • Carcinoma ductal invasivo não especial;
    • Subtipos Luminal A ou B;
    • HER2 negativo (resultados 0, + ou ++ com ISH negativo);
    • Sem tratamentos prévios (exceto a cirurgia).

Como participar
O primeiro passo fundamental é que a paciente converse o médico de referência para confirmar se o diagnóstico se enquadra nos critérios técnicos listados acima. Caso a paciente seja elegível, ela ou seu médico devem entrar em contato com o Grupo Luta Pela Vida por meio dos canais:

Sobre o Grupo Luta Pela Vida
Há 30 anos, o Grupo Luta Pela Vida trabalha para oferecer suporte, tratamento e bem-estar a pacientes com câncer e seus familiares. Iniciativas como esta pesquisa reforçam o compromisso da instituição também com a inovação científica, qualidade de vida do paciente e a redução de custos no sistema de saúde, buscando sempre o melhor desfecho clínico para a comunidade.

Uberlândia Shopping recebe mais uma edição da feira de adoção “Meu Novo Aumigo” neste sábado

0

O Uberlândia Shopping recebe, neste sábado (24), mais uma edição da feira de adoção “Meu Novo Aumigo”, iniciativa da Associação de Proteção Animal (APA) que incentiva a adoção responsável e o cuidado com os animais. A ação acontece das 13h às 17h, no Piso 1, em frente à Pernambucanas.

Ao todo, 14 filhotes, entre cães e gatos, estarão disponíveis para adoção. Todos passaram pelos cuidados veterinários necessários, como vacinação e vermifugação, e aguardam a chance de conquistar um novo lar, com afeto e responsabilidade.

“A parceria com o Uberlândia Shopping é fundamental para dar visibilidade à causa animal e ampliar a divulgação do nosso trabalho. O fluxo intenso de pessoas nos fins de semana aumenta significativamente as chances de adoção responsável, com famílias que têm condições reais de oferecer cuidados adequados, como alimentação, abrigo e saúde. Para nós, o shopping se tornou um grande parceiro, com ótimos resultados em adoções e um retorno muito positivo das famílias, que continuam acompanhando o desenvolvimento dos animais. Somos muito gratos, porque todas as edições da feira tiveram apenas pontos positivos. Ter um espaço fixo, que nos oferece segurança, visibilidade e parceria, faz toda a diferença”, destaca Elizabeth Santana da Cruz, voluntária da APA.

Hoje, a APA mantém sob seus cuidados 360 animais, resgatados em diferentes contextos de vulnerabilidade.

A gerente de Marketing do Uberlândia Shopping, Laíza Carvalho, reforça o compromisso do empreendimento com a causa. “Somos um shopping pet friendly, onde os animais são sempre bem-vindos. Acreditamos no impacto positivo de ações que promovem o bem-estar animal e apoiamos iniciativas que incentivem a adoção consciente e responsável”, afirma.

Para adotar, é necessário ser maior de idade e apresentar documento com foto e comprovante de endereço. Quem não puder adotar também pode colaborar com a causa por meio da doação de ração, medicamentos e outros itens de uso veterinário.

SERVIÇO:
Feira de Adoção “Meu Novo Aumigo”
Data: 24 de janeiro – sábado
Horário: 13h às 17h
Local: Uberlândia Shopping – Piso 1 – em frente à Pernambucanas

Especialista de Uberlândia participa do maior congresso de estética e dermatologia do mundo, em Paris

0

Paris será, no fim de janeiro, o centro das decisões que vão orientar os rumos da estética e do envelhecimento saudável no mundo. Entre os dias 29, 30 e 31, a capital francesa recebe o IMCAS World Congress, considerado o maior congresso mundial de dermatologia, ciência do envelhecimento e estética internacional. E entre os profissionais brasileiros que estarão no evento está a farmacêutica e especialista em estética facial Gláucia Milhomem, que participa do encontro em busca de atualizações científicas e inovações teóricas e tecnológicas que impactam diretamente o cuidado com pacientes no Brasil.

O IMCAS reúne, todos os anos, as principais referências globais em dermatologia, cirurgia plástica e medicina estética. É ali que são apresentados, em primeira mão, novos protocolos, equipamentos, cosméticos, tecnologias, toxinas e abordagens baseadas em evidências científicas que vão ditar tendências ao longo do ano, concentrando centenas de expositores de mais de 100 países. Diferente de feiras comerciais, o congresso tem forte base científica, com conteúdos sustentados por artigos, estudos clínicos e pesquisas recentes.

Para  Gláucia Milhomem, estar em Paris no início do ano representa a oportunidade de acessar, em sua origem, todo o conhecimento, ciência e a inovação, propiciadas pelo Congresso, além do acesso às tecnologias apresentadas, não apenas da Europa, mas que representam tendências em nível mundial. “É um congresso que mostra para onde a estética está caminhando. O que realmente funciona, o que é seguro e o que entrega resultados naturais. Tudo é muito embasado em ciência,” destaca.

A profissional conta que sua atenção estará voltada, especialmente, para as discussões sobre estética regenerativa, uma área que ganha força no cenário internacional e propõe tratar o envelhecimento de forma mais natural e integrada. A proposta é regenerar tecidos, estimular respostas do próprio organismo e respeitar a individualidade de cada paciente, um movimento que vem ganhando espaço entre especialistas que defendem resultados mais sutis e duradouros.

IMCAS – Conteúdo, equipamentos e produtos
Além das palestras e painéis científicos, o IMCAS também funciona como um grande termômetro do mercado global. Empresas e laboratórios apresentam equipamentos, tecnologias e produtos que, muitas vezes, só chegam a outros países após um longo período. “Participar do congresso permite entender o que está dando certo no mundo e como adaptar essas inovações à realidade das pacientes brasileiras”, explica Gláucia.

O evento é direcionado a profissionais da área da saúde estética, o que reforça o rigor científico e técnico do congresso. São milhares de participantes de diferentes países, trocando experiências, discutindo casos reais e ampliando a visão sobre o futuro da estética.

A participação de profissionais brasileiros em eventos desse porte reflete uma busca constante por atualização e excelência. Em um setor que evolui rapidamente, estar conectado às principais referências internacionais deixa de ser diferencial e passa a ser necessidade. “A estética está em constante evolução. Para que haja a entrega de bons resultados, é fundamental que o profissional de saúde estética estude continuamente, atualize-se e esteja atento para compreender as evidências científicas,” resume Gláucia Milhomem.

SERVIÇO:
O quê: IMCAS World Congress
Onde: Paris
Quando: 29,30 e 31 de janeiro
Quem: Gláucia Milhomem

Clientes Center Shopping podem ganhar milkshake 300 ml da Milky Moo na campanha “Compre e Ganhe”

0

Os clientes do Center Shopping Uberlândia poderão transformar suas compras em sabor com a campanha “Compre e Ganhe” de janeiro. Nesta edição, ao realizar compras no shopping, os participantes poderão ganhar um milkshake Milky Moo de 300 ml.

A promoção é válida de 22/01 a 31/01. Para participar, o cliente deve enviar notas fiscais pelo aplicativo do Programa de Benefícios do Center Shopping, e o brinde será liberado de acordo com a sua categoria. Confira a mecânica:

Categoria 1: envie R$ 300 em notas fiscais
Categoria 2: envie R$ 200 em notas fiscais
Categoria 3: envie R$ 100 em notas fiscais

Como retirar o Milkshake 
Após o envio e validação das notas pelo aplicativo, o cliente deverá retirar o voucher do milkshake no balcão do Programa de Benefícios. Com o voucher em mãos, basta se dirigir até a Milky Moo, localizada no piso L1, para realizar a troca.

Serão cinco sabores disponíveis, e o cliente poderá escolher o seu favorito: Pintadinha, com Ovomaltine; Lolita, com calda de morango em pedaços; Dori, com Oreo; Bolinha, com Chocoball e Diva, com Nutella.

A troca do brinde é limitada ao estoque disponível, sendo 1 brinde por CPF. O balcão do Programa de Benefícios está localizado no piso L1, próximo a loja Centauro do Center Shopping Uberlândia.

Sobre o Programa de Benefícios
O Programa de Benefícios do Center Shopping Uberlândia oferece vantagens exclusivas aos clientes, como descontos em lojas e no estacionamento, sorteios, brindes e promoções. Para participar, basta baixar o app do Center Shopping, fazer o cadastro e enviar as notas fiscais das compras realizadas no empreendimento.

Referência no Carnaval de rua de Uberlândia, bloco promove encontro no Espaço Uberbrau e convida o público a viver a energia da folia a partir de agora

0

O Carnaval de rua de Uberlândia começa a ganhar forma e ritmo, e neste sábado, 24 de janeiro, o Bloco do Seo Chico realiza um ensaio aberto que marca oficialmente o início da preparação para o Carnaval 2026. O evento acontece no Espaço Uberbrau e promete reunir foliões, músicos e amantes da cultura popular em uma noite de muita música, encontro e celebração.

Além da apresentação do Bloco do Seo Chico, o ensaio contará com a participação do Bloco Se Minas Não Tem Mar e do DJ Philipim, ampliando a diversidade sonora e fortalecendo o clima de pré-carnaval que já começa a tomar conta da cidade.

Uma trajetória que ajudou a construir o Carnaval de rua em Uberlândia
Criado em 2022, o Bloco do Seo Chico é reconhecido como um dos pioneiros do atual movimento de Carnaval de rua em Uberlândia. Inspirado nos grandes carnavais de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro, o bloco surgiu com a proposta de unir qualidade musical, ocupação dos espaços públicos e valorização da cultura popular.

O nome do bloco é uma homenagem a três ícones da música brasileira — Chico Buarque, Chico César e Chico Science —, referências que dialogam diretamente com o repertório apresentado, marcado por releituras carnavalescas que transitam pelo samba, frevo, maracatu e outros ritmos da música brasileira.

Ao longo dos últimos anos, o Bloco do Seo Chico apresentou um crescimento consistente de público e estrutura, reunindo milhares de foliões e contribuindo diretamente para a consolidação do Carnaval de rua na cidade. Além de levar música às ruas, o bloco também inspira o surgimento de novas iniciativas carnavalescas e reforça o diálogo com o poder público e a sociedade civil sobre a importância do Carnaval como manifestação cultural.

Ensaios abertos como espaço de encontro, formação e democratização da cultura
Os ensaios abertos são parte fundamental da identidade do Bloco do Seo Chico. Mais do que momentos de preparação musical, esses encontros funcionam como espaços de convivência, troca e aproximação com o público, permitindo que a comunidade participe ativamente do processo de construção do Carnaval.

Para o Carnaval 2026, o bloco reforça esse compromisso, promovendo atividades que antecedem o período oficial da folia e ampliam o acesso da população à cultura carnavalesca. O ensaio deste sábado é um convite para viver o Carnaval desde já, celebrando a música, a diversidade e a ocupação cultural da cidade.

Serviço – Ensaio Aberto do Bloco do Seo Chico
Data: Sábado, 24 de janeiro
Local: Espaço Uberbrau
Endereço: Av. Espanha, 377

 Atrações:

  • Bloco do Seo Chico
  • Bloco Se Minas Não Tem Mar
  • DJ Philipim

 Ingressos: disponíveis no Sympla

ORA: A nova Rede Social do Bem que conecta pessoas através da oração, gratidão e presença coletiva

0

Idealizado por Jimmy Peixoto, o app ORA transforma o smartphone em um refúgio de oração, gratidão e apoio humano.

A ORA surge para preencher um vazio no ambiente digital: o da presença real. A plataforma foi desenhada como um espaço de acolhimento onde a vulnerabilidade não é exposta, mas abraçada. Seja através de um pedido de apoio, um momento de fragilidade ou uma mensagem de gratidão, o app transforma vivências individuais em experiências de cuidado compartilhado.

O Poder da Conexão Genuína e o Diferencial ORA

A ORA desafia o status quo das redes sociais tradicionais. Diferente das plataformas orientadas por performance, comparação ou exposição, a ORA não possui disputa por atenção, métricas de vaidade ou foco na construção de imagem. O foco da plataforma é a conexão genuína entre pessoas, baseada em empatia, acolhimento e intenção.

A plataforma nasceu de uma experiência pessoal do fundador, Jimmy Peixoto, que ao enfrentar uma cirurgia delicada, percebeu o impacto profundo do carinho recebido via mensagens digitais.

“Lendo as mensagens, senti uma energia enorme que foi o combustível necessário para a minha recuperação. Os médicos foram essenciais, mas o apoio coletivo foi o empurrão que mudou meu estado vibracional”, afirma Jimmy.

Na ORA, os usuários expressam suas vivências, e outras pessoas se unem em oração, pensamento positivo ou apoio silencioso. A plataforma não substitui crenças individuais nem propõe uma religião. Ela funciona como um espaço neutro e inclusivo, onde diferentes visões coexistem em torno de um valor comum: o cuidado humano.

Tecnologia a Serviço do Vínculo Humano

A tecnologia da ORA foi desenhada para amplificar essa experiência coletiva. Recursos em tempo real permitem que os usuários vejam que há outras pessoas conectadas naquele momento, criando uma sensação concreta de presença e comunidade.

Um dos grandes diferenciais é a Angélica, uma consultora de Inteligência Artificial integrada ao app. Desenvolvida com base em sabedorias milenares e princípios de escuta ativa, a Angélica oferece apoio e conselhos estratégicos.

“A Angélica não é apenas um chatbot; ela é uma curadora de bem-estar. Ela foi programada para oferecer a palavra certa no momento de vulnerabilidade, funcionando como um suporte imediato para quem precisa de um conselho ou uma perspectiva positiva no meio do dia”, explica o idealizador.

É fundamental ressaltar que a inteligência artificial atua como suporte, organização e acolhimento, mas nunca como substituição do vínculo humano.

Um Novo Tipo de Rede

Alinhada ao movimento global de Human Tech (Tecnologia Humanizada), a ORA reforça que sua atuação é complementar: a plataforma não substitui o acompanhamento médico ou psicológico, mas serve como uma rede de apoio estratégica para momentos de crise ou necessidade de conexão. O objetivo é humanizar o uso do smartphone, transformando-o de uma fonte de ansiedade em um veículo de solidariedade.

A ORA foi criada para escalar algo que já existe na vida real, mas que raramente encontra espaço no ambiente digital: a força de uma comunidade quando ela se une em torno de alguém. 

Mais do que uma plataforma, a ORA se posiciona como um novo tipo de rede, baseada não em quem aparece mais, mas em quem se importa.

Sobre a ORA:

A ORA é uma plataforma digital criada para conectar pessoas por meio de apoio humano, oração, gratidão e presença coletiva. Com foco em saúde mental e bem-estar, o app permite a postagem de pedidos de apoio e a interação baseada em empatia e intenção positiva. O usuário pode se conectar com outros usuários no mesmo horário para um momento juntos de oração e reflexão, assim como, enviar mensagens de apoio.

Rita Lee – Uma Autobiografia Musical abre a temporada 2026 do Projeto Uberlândia na Rota das Culturas

0

O espetáculo “Rita Lee – Uma Autobiografia Musical” chega a Uberlândia nos dias 7 e 8 de março no Teatro Municipal, abrindo a temporada 2026 do Projeto Uberlândia na Rota das Culturas, que neste ano surpreenderá ainda mais a cidade.  Estrelada por Mel Lisboa, a montagem revela as múltiplas facetas de Rita Lee: cantora, compositora, multi-instrumentista, apresentadora, atriz, escritora e ativista dos direitos humanos, em uma homenagem intensa e emocionante.

Inspirado na autobiografia da artista, o musical conduz o público por uma jornada vibrante, divertida e sensível pela vida pessoal e profissional de uma das maiores e mais influentes figuras da música brasileira. A narrativa destaca sua ousadia, liberdade criativa e personalidade única, marcas que fizeram de Rita Lee um ícone atemporal.

Ao longo do espetáculo, são revisitados momentos decisivos de sua trajetória, desde os primeiros passos na música, passando pela revolução cultural provocada com Os Mutante e pela banda Tutti Frutti, até a consolidação da carreira solo e o reconhecimento definitivo como a rainha do rock nacional. Tudo isso é costurado por canções inesquecíveis, que atravessaram gerações e continuam atuais, embalando histórias de amor, luta e transformação.

Mais do que um musical biográfico, a montagem apresenta um retrato humano e artístico de Rita Lee, revelando sua irreverência, seus desafios, conquistas e a coragem inabalável de ser quem sempre foi. O espetáculo une música, teatro e emoção, convidando o público a conhecer não apenas a artista consagrada, mas a mulher por trás do mito.

A produção é uma homenagem vibrante à liberdade de expressão, à força feminina e ao poder transformador da arte, uma experiência imperdível para fãs, admiradores da música brasileira e todos que acreditam na cultura como forma de resistência e celebração da vida.

Com direção de Márcio Macena e Débora Dubois, a montagem conta ainda com direção musical de Marco França e Marcio Guimarães. Além de Mel Lisboa, o elenco reúne Bruno Fraga, Fabiano Augusto, Carol Portes, Debora Reis, Flavia Strongolli, Yael Pecarovich, Antonio Vanfill, Gustavo Rezê e Roquildes Junior.

Em Uberlândia, o espetáculo foi aprovado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e pela Lei Rouanet, ferramentas do Governo de Minas Gerais e do Governo Federal, com patrocínio da Algar, Sistema Martins, Start, Sankhya e Unicred, entre outros apoiadores.

 Serviço
Rita Lee — Uma Autobiografia Musical
Datas: 7 e 8 de março de 2026
Horários: Sábado, às 20h e Domingo, às 18h
Local: Teatro Municipal de Uberlândia – Av. Rondon Pacheco, 7070.

Vendas antecipadas:
– Megabilheteria.com (24 horas e com taxa se conveniência) https://megabilheteria.com/evento/temporada?id=20230228110938
– Loja Inclusive Brechó, na Av. Cesário Alvim, 396 – Centro (aberta das 9h às 18h, de segunda a sexta e das 9h às 13h aos sábados – estacionamento conveniado ao lado)
Duração: 120 minutos
Gênero: Musical
Classificação indicativa: 12 anos

 Ficha Técnica:
Roteiro e Pesquisa: Guilherme Samora
Direção Geral: Débora Dubois e Márcio Macena
Direção Musical: Marco França e Marcio Guimarães
Figurinista: Carol Lobato
Iluminação: Wagner Pinto
Elenco: Mel Lisboa, Bruno Fraga, Fabiano Augusto, Carol Portes, Debora Reis, Flavia Strongolli, Yael Pecarovich, Antonio Vanfill, Gustavo Rezê e Roquildes Junior
Coordenação de Produção: Edinho Rodrigues
Produção local: Uberlândia na Rota das Culturas – Carlos Guimarães, Maíra Pelizer e equipe.
Assessoria de imprensa local: Cristiane Guimarães

Inscrições abertas para formação gratuita em tecnologia do Instituto Algar que amplia acesso de jovens ao mercado de trabalho

0

A área de tecnologia está entre as que mais crescem e demandam profissionais qualificados no mundo, mas enfrenta déficit de mão de obra. Diante desse cenário, o Instituto Algar abre inscrições para a turma de 2026 da formação gratuita em TI do seu programa social Talentos de Futuro, visando possibilitar que jovens em vulnerabilidade social tenham acesso a oportunidades em um dos mercados mais promissores da atualidade. A iniciativa acontece em parceria com o ONE (Oracle Next Education) e os interessados em desenvolver competências técnicas e comportamentais para atuação no setor de tecnologia podem se inscrever até o dia 20 de fevereiro, pelo site talentosdefuturo.com.

As vagas são limitadas e destinadas a jovens entre 18 e 29 anos de todo o país, que passarão por processo seletivo para ingresso na turma. As atividades são gratuitas, totalmente online para participantes que não morarem em Uberlândia (MG), e para aqueles que residirem na cidade que é sede do Instituto Algar, a formação comportamental acontecerá presencialmente na Universidade Federal de Uberlândia – Campus Santa Mônica. Os selecionados, além de participarem da formação, receberão bolsa de auxílio a estudos e terão o acompanhamento de tutores especializados.

Com o aprendizado adquirido na formação, os participantes já ficam aptos para iniciar no mercado. Na parte técnica, realizada pela plataforma ONE e com apoio de tutores do Instituto Algar, serão contemplados os seguintes temas: Fundamentos de programação e desenvolvimento Web, Inteligência artificial e IA generativa, Computação em Nuvem, Ciência de Dados com Python e Desenvolvimento Back-End com Java.

Além destes conteúdos, o participante também contará com a formação comportamental que contempla competências básicas para inserção e permanência no mercado de trabalho, como: Ética, Atitude, Trabalho em Equipe, Comunicação, Negociação e Inovação, entre outros. E também os seguintes temas transversais: autoconhecimento, inteligência emocional, diversidade, liderança, protagonismo e gestão de tempo.

Para estar apto a participar da formação, além de estar na faixa etária entre 18 e 29 anos, também é necessário que o candidato tenha concluído o Ensino Médio em escolas públicas e/ou estar cursando até o 3º período de graduação na área das tecnologias e afins, possuir renda per capita de até 2 salários mínimos e não estar trabalhando.

Sobre o Instituto Algar
Com o papel de concentrar e fortalecer as ações sociais que contribuem para transformar vidas e gerar impacto nos locais em que o Grupo Algar atua, o Instituto é o responsável pela gestão do investimento social privado das empresas do Grupo. Por meio de programas que reforçam a educação, o esporte, a cultura e o voluntariado, há mais de 20 anos a instituição trabalha para cuidar do próximo e contribuir para uma sociedade melhor.

São milhares de vidas impactadas diariamente pelas ações do Instituto que englobam formações para preparação de jovens para o mercado de trabalho, oferecimento de atividades no contraturno escolar para crianças em organizações sociais parceiras, capacitação de educadores e o incentivo e criação de oportunidades para associados do Grupo participarem de ações sociais por meio do trabalho voluntário.

Serviço
Inscrições abertas para o Talentos de Futuro TI
Período de inscrição: até 20/02
Link para inscrições e mais informações: talentosdefuturo.com.