sábado, junho 27, 2026
Início Site

Viva a evolução da área mais nobre da cidade no Parque Sul Karaíba

0

 O microbairro que redefine os conceitos de morar, trabalhar e investir

A Casa Parque Sul é uma casa conceito multiuso instalada no microbairro de alto padrão Parque Sul Karaíba, localizado na Zona Sul de Uberlândia, que será inaugurada nesta terça-feira, 09 de dezembro.

Com infraestrutura completa e um toque de requinte, o espaço foi idealizado em um conceito híbrido: showroom de vendas, escritório de operação e ambiente institucional. Um local pensado para receber momentos especiais, tomar um café, fechar negócios ou simplesmente desfrutar da integração entre natureza e modernidade.

Assinada pela Agência SIC, com projeto arquitetônico de Henrique Damião e Lorena Alves e responsabilidade técnica do engenheiro Hericlis Pires, a estrutura possui um pavilhão central de 660 m², que vai abrigar sete salas, além de uma arena de 600 m², área para decorados, estacionamento.

Cada detalhe foi cuidadosamente planejado para criar um ambiente elegante, valorizando áreas verdes, promovendo integração e oferecendo mais qualidade de vida, um projeto à altura do microbairro mais exclusivo da cidade.

A Casa Parque Sul representa a leveza, a clareza, a integração visual e o protagonismo dos espaços livres que irão orientar os próximos lançamentos na região mais nobre de Uberlândia.

Vida de bairro, com cara de futuro
O Parque Sul Karaíba nasce para ser muito mais que um novo endereço na Zona Sul da cidade: ele inaugura um novo conceito de urbanismo, onde moradia, trabalho, saúde, lazer e conveniência convivem em harmonia dentro de um mesmo ecossistema urbano.

Com 15 terrenos destinados a condomínios verticais, com fachadas ativas de uso misto para comércio e serviços, incluindo cafés, conveniências e outras soluções do dia a dia, o bairro reduz deslocamentos, elimina horas no trânsito e amplia a qualidade de vida. Tudo ao alcance de uma caminhada, sempre acompanhado por áreas verdes, ciclovias e jardins que conectam as vias, criando uma rotina mais fluida, segura e saudável.

A tecnologia é outro pilar essencial do projeto. O Parque Sul Karaíba oferece Wi-Fi aberto em todas as áreas, garantindo conectividade constante para moradores e visitantes. O sistema de segurança reúne câmeras inteligentes capazes de identificar movimentos, pessoas, placas e rostos, organizando dados para apoiar as ações de vigilância. O parquinho infantil conta ainda com monitoramento dedicado, reforçando o cuidado e a proteção das crianças.

Anexo a tudo isso, o Parque Sul Karaíba traz um masterplan assinado pelo Escritório Perkins e Will, trazendo uma visão internacional de paisagismo, urbanismo e mobilidade, assinatura está presente em projetos no Brasil, Canadá, Estados Unidos, China, entre outros,  criando uma futura área voltada para bem-estar e saúde (não hospitalar), com alguns serviços em parceria com a Unimed Uberlândia. O Parque Sul vai se consolidar como um lugar onde arquitetura de classe mundial e saúde de excelência se unem para definir o futuro da zona sul de Uberlândia.

Localizado em um ponto privilegiado da Zona Sul, o microbairro está conectado aos principais eixos da cidade. Tudo isso garante que esteja totalmente alinhado ao crescimento da região mais valorizada de Uberlândia. O espaço está pronto para receber quem busca mais do que um endereço: um estilo de vida.

Grupo Utam patrocina trilha do Sebrae-SP para alimentação fora do lar

0

Jornada reúne cursos, consultorias e ações práticas para apoiar bares, restaurantes, cafeterias, panificadoras e negócios do setor

O Sebrae-SP iniciou uma trilha de capacitação voltada a empresas do segmento de alimentação fora do lar, com apoio do Grupo Utam e da Papin Contabilidade. A iniciativa reúne empresários de bares, restaurantes, cafeterias, panificadoras, confeitarias e outros estabelecimentos em uma jornada de desenvolvimento com conteúdo de gestão, vendas, marketing, finanças, consultorias e ações de relacionamento. A programação começou com o módulo de Gestão de Pessoas, com encontros entre 22 a 26 de junho. O tema foi definido a partir de demandas identificadas em ações anteriores com empresários do setor, especialmente relacionadas à contratação, retenção de equipes, liderança, comunicação e organização dos processos internos. O primeiro módulo é conduzido pelo consultor Israel Gomes, especialista em gestão de pessoas, com experiência em desenvolvimento organizacional. Na abertura do curso, ele destacou que a proposta não é apresentar soluções prontas, mas provocar reflexões e oferecer ferramentas que possam ser adaptadas à realidade de cada empresa. “É impossível resolver todos os problemas de gestão de pessoas em uma semana. Mas, quando os empresários trocam experiências e olham para os desafios de forma estruturada, conseguem sair com pontos importantes para aplicar no próprio negócio”, afirmou durante o encontro. Entre os temas abordados estão a diferença entre Recursos Humanos e Departamento Pessoal, a importância da comunicação entre líderes e colaboradores, a necessidade de processos claros para contratação e desligamento, além da proximidade entre gestores e equipes em pequenas empresas. Para Gomes, esse vínculo pode ser uma vantagem competitiva dos negócios menores, desde que seja conduzido com equilíbrio. “A proximidade com o colaborador é uma grande estratégia. Mas é preciso saber separar a relação profissional da relação pessoal e construir uma gestão baseada em diálogo, clareza e responsabilidade”, pontua. Segundo a gerente de Marketing do Grupo Utam, Fabiana Aprile de Freitas Silveira, patrocinar a trilha é uma forma de fortalecer a parceria da empresa com os negócios de alimentação fora do lar e contribuir com o desenvolvimento do setor. “Temos uma atuação muito próxima dos negócios de alimentação fora do lar, e essa parceria com o Sebrae-SP nos permite contribuir ainda mais com o crescimento do setor. Além dos produtos, oferecemos suporte técnico, treinamento, consultoria de cardápio e acompanhamento para que cada cliente possa qualificar sua operação e entregar uma experiência melhor ao consumidor”, afirma. Como apoiador da iniciativa, o Grupo Utam também compartilha sua experiência no atendimento ao segmento de food service e cafés especiais, área em que atua com equipe comercial especializada, baristas, técnicos para máquinas, consultoria no desenvolvimento de bebidas e treinamento de colaboradores nos estabelecimentos. A trilha foi construída a partir da escuta de dirigentes do Sebrae aos próprios empresários. A consultora Fernanda Almeida explica que gestão de pessoas apareceu como uma das principais necessidades do setor. “Quando fomos estruturar a trilha deste ano, percebemos que gestão de pessoas não poderia ficar de fora. É uma demanda urgente para muitos negócios, especialmente em um segmento que depende tanto da equipe, do atendimento e da operação diária”, destaca. A programação segue ao longo do ano com módulos de Liderança em Vendas, consultoria de Marketing, visita técnica, encontro de negócios, Programa ALI e Finanças.
Foto: divulgação
Sobre o Grupo Utam Fundado em 1969, o Grupo Utam é uma das maiores indústrias brasileiras de café, com dois parques fabris localizados em Ribeirão Preto (SP) e Piumhi (MG). A empresa atua há 56 anos no mercado, oferecendo linhas completas para varejo, food service e consumo doméstico. Com capacidade produtiva superior a 1.400 toneladas por mês, o Grupo Utam conta com cinco unidades de negócios e um portfólio diversificado que inclui cafés torrados e moídos, grãos especiais, cápsulas, drips e soluções para marcas próprias. Unidades de negócios • Cafés torrados e moídos: marcas Utam, Momentos, Ribeirão, Biagini e Nilza • Grãos especiais: linhas Gourmet e Superior com as marcas Fazenda Santa Alcina, Utam Gourmet, Utam Speciale e Utam Espresso Crema • Food Service: soluções completas para cafeterias, padarias e restaurantes • Single Cup (monodose): cápsulas compatíveis com Nespresso com as marcas Fazenda Santa Alcina e Utam Uno, cápsulas compatíveis com Dolce Gusto através da marca Utam Multi, além de drip coffee com as marcas Fazenda Santa Alcina e Utam Gourmet • Marca própria: produção para mais de 100 marcas de grãos e 300 marcas de dose única Em todas as unidades de negócios, o Grupo Utam alia matéria-prima de qualidade, tecnologia avançada e equipes especializadas acompanhando cada etapa da produção. Endereços na internet: • www.grupoutam.com.br • http://lojautam.com.br • Instagram: @cafe.utam | @utamfoodservice • YouTube: @cafeutam • Vídeo institucional: https://www.youtube.com/watch?v=Ap9vTCmFULc

Sucesso absoluto: Fan Fest Araguari convoca torcedores da cidade e região para jogão entre Brasil e Japão nesta segunda-feira (29)

Após o tremendo sucesso da primeira etapa, que reuniu as famílias araguarinas em uma atmosfera de pura emoção e alegria, a Fan Fest Araguari já está pronta para o próximo desafio. Nesta segunda-feira, dia 29 de junho, o Brasil entra em campo contra a seleção do Japão pelas oitavas de final, e a promessa é de mais uma tarde e noite inesquecíveis de muita torcida, música e união.

Araguari sempre teve a tradição de parar e colorir suas ruas em grandes comemorações após as vitórias da Seleção Brasileira. Agora, a cidade ganha um ponto de encontro oficial que une essa paixão histórica a uma estrutura moderna, confortável e totalmente segura. O convite se estende não apenas aos moradores locais, mas também a toda a população das cidades vizinhas que queira vivenciar a melhor energia do futebol.

A programação no Palácio dos Ferroviários começa a partir das 12h30. A organização convida o público a chegar mais cedo para almoçar no local, aproveitando a ampla praça de alimentação com o melhor da gastronomia local.

Para que a festa seja completa para todas as idades, o evento conta com:

  •  Música ao vivo: O grande destaque pós-jogo fica por conta do show de Diego Costa & João Paulo, garantindo muita animação.
  • Espaço Kids: Brinquedos infláveis totalmente gratuitos para a diversão da criançada.
  • Gastronomia diversa: Opções variadas para almoço, petiscos e bebidas.
  •  Segurança e Conforto: Estrutura planejada para receber de braços abertos desde os mais jovens até as famílias completas.

Facilidade para o torcedor: Diferente da etapa anterior, não será necessária a retirada antecipada de ingressos. A entrada é totalmente franca e por ordem de chegada, basta vestir a camisa verde e amarela e trazer a sua energia!

Serviço:

  • Evento: Fan Fest Araguari – Brasil x Japão
  • Data: Segunda-feira, 29 de junho
  • Horário: Das 12h30 às 19h (Início do jogo às 14h)
  • Local: Palácio dos Ferroviários, Araguari – MG
  • Atração Musical: Diego Costa e João Paulo
  • Entrada: Gratuita (sem necessidade de ingresso antecipado)
  • Apoio: Prefeitura de Araguari e FAEC (Fundação Cultural de Araguari)
  • Informações oficiais: Instagram @fanfestaraguari

 

Retificação de nome e gênero cresce no país e mutirão amplia acesso ao direito em Minas Gerais

Ter o nome reconhecido nos documentos pode parecer algo simples para a maioria das pessoas. Para parte da população trans e travesti, porém, esse direito ainda representa uma etapa importante na busca por cidadania e pelo fim dos constrangimentos em situações cotidianas.
Somente em 2025, foram realizadas 5.447 alterações de gênero em cartórios brasileiros, segundo dados do Portal da Transparência do Registro Civil. A média é de aproximadamente 15 procedimentos por dia.
O resultado representa crescimento de 7% em relação ao ano anterior e reforça uma tendência observada desde 2018, quando o procedimento passou a ser permitido diretamente nos cartórios, sem necessidade de decisão judicial, cirurgia ou apresentação de laudos médicos.
Para Christiane Procópio, defensora pública de Minas Gerais, embora a possibilidade de alteração de nome e gênero diretamente em cartório represente um avanço importante conquistado nos últimos anos, questões burocráticas, custos e falta de informação ainda dificultam o exercício desse direito para muitas pessoas. “Não basta que o direito exista formalmente. É preciso garantir que as pessoas saibam como exercê-lo,” frisa.
A discussão ganha ainda mais visibilidade em junho, mês em que se celebra, no dia 28, o Dia do Orgulho LGBTQIA+. A data marca a luta por respeito, igualdade e reconhecimento de direitos.

“Esse é Meu Nome”

Até o final deste mês, a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) promove mais uma edição do mutirão Esse é Meu Nome, justamente com o objetivo de facilitar a retificação de nome e gênero de pessoas transexuais e travestis maiores de 18 anos.
“Essa iniciativa é de suma importância. Quando a pessoa consegue ter seus documentos alinhados à sua identidade de gênero, passa a enfrentar menos obstáculos em situações cotidianas. Estamos falando de dignidade, pertencimento e reconhecimento”, afirma Christiane Procópio.
Interessados em participar do mutirão ou obter orientações sobre o procedimento podem procurar uma unidade da Defensoria Pública de Minas Gerais ou acessar os canais oficiais de atendimento da instituição, disponíveis no portal www.defensoria.mg.def.br.

Uberlândia Shopping terá horário especial e transmissão do jogo do Brasil na Praça de Alimentação

0

A classificação da seleção brasileira para a próxima fase da Copa do Mundo promete movimentar a torcida em todo o país. Para que os clientes, lojistas e colaboradores possam acompanhar o segundo colocado do Grupo F (que sairá do confronto entre Japão, Holanda ou Suécia), o Uberlândia Shopping, administrado pela Alqia, terá horário especial de funcionamento na próxima segunda-feira (29/06), dia do confronto do Brasil.

O jogo começará às 14h, por isso, as lojas e quiosques funcionarão até as 13h, encerrando as atividades uma hora antes do início da partida. O atendimento será retomado 30 minutos após o término do jogo. Já a praça de alimentação seguirá com funcionamento normal durante todo o dia.

Transmissão na Arena da Família

Para reunir os torcedores em um ambiente de celebração, o shopping transmitirá a partida ao vivo na Arena Família, espaço especialmente preparado na praça de alimentação. Com telão e estrutura dedicada, o local foi pensado para receber famílias, amigos, clientes, lojistas e colaboradores que desejam vibrar juntos pela Seleção Brasileira em um clima de torcida e confraternização.

A experiência ficará ainda mais completa com a ação Sabores de Copa, que contará com promoções especiais e combos exclusivos nas operações de alimentação durante a transmissão do jogo.

Serviço:
Funcionamento especial – Segunda-feira (29/6)
Lojas e quiosques: até 13h e retorno 30 minutos após o término da partida.
Praça de alimentação: funcionamento normal durante todo o dia.

Transmissão do jogo 14h: Arena Família, na praça de alimentação.

Festival Timbre 2026 reúne BK’, AJULLIACOSTA e NandaTsunami em encontro de diferentes gerações do rap brasileiro

O rap brasileiro chega com força ao Festival Timbre 2026. Em uma edição marcada pela mistura de estilos e pelo encontro entre diferentes gerações da música, o festival reúne três artistas que representam momentos distintos — e igualmente potentes — da cena urbana nacional: BK’, AJULLIACOSTA e NandaTsunami. Com trajetórias construídas a partir de identidade, discurso e inovação, os artistas integram uma programação que reforça a proposta do Timbre de conectar sons, histórias e públicos em uma mesma experiência.

Guiado pelo conceito “A Vibração do Encontro”, o Festival Timbre 2026 propõe uma celebração da música ao vivo como espaço de conexão. A presença dos três nomes do rap traduz essa ideia ao reunir diferentes perspectivas da cultura urbana brasileira: da narrativa poética e reflexiva de BK’, passando pela potência estética e representativa de AJULLIACOSTA, até a linguagem contemporânea e híbrida de NandaTsunami.

Um dos principais nomes do rap brasileiro contemporâneo, BK’ chega ao festival em um momento especial de sua trajetória. Com uma carreira marcada por consistência artística, letras que unem vivências pessoais, crítica social e construção de identidade, o rapper consolidou uma das obras mais respeitadas da música urbana nacional. O artista apresenta no Timbre um show que percorre diferentes fases da carreira e reúne sucessos que marcaram sua trajetória, incluindo a força de projetos como Castelos & RuínasGigantesO Líder em MovimentoICARUS e o recente Diamantes, Lágrimas e Rostos para Esquecer, álbum que ampliou ainda mais sua projeção no país e internacionalmente.

Representando uma nova geração que vem transformando os caminhos da música brasileira, AJULLIACOSTA chega ao Timbre com uma trajetória marcada por autenticidade, representatividade e uma linguagem própria que conecta música, moda e comportamento. Vencedora do BET Awards na categoria Best New International Act, a artista vem ganhando destaque nacional e internacional com uma obra que mistura rap, identidade visual, crítica social e experiências pessoais. No festival, ela leva a força de uma carreira construída sem abrir mão da originalidade, em uma apresentação viabilizada por meio da parceria cultural com o Sesc em Minas, integrado ao Sistema Fecomércio MG.

Já NandaTsunami representa a chegada de novas vozes que movimentam a cena urbana brasileira. MC, compositora e artista multimídia, a paulista vem construindo seu espaço ao unir funk, trap, rap e referências que passam por ancestralidade, estética e liberdade criativa. Com uma identidade marcante e uma sonoridade própria, a artista ganhou projeção com trabalhos como Tsunami Season e o álbum É Disso Que Eu Me Alimento, além do impacto de faixas que viralizaram e ampliaram seu alcance nacional. Sua presença no festival reforça o olhar do Timbre para artistas que representam o presente e o futuro da música brasileira.

Mais do que reunir grandes nomes, o Festival Timbre aposta em encontros que mostram a diversidade da música brasileira em movimento. A presença de BK’, AJULLIACOSTA e NandaTsunami coloca o rap em diferentes perspectivas dentro da programação de 2026, mostrando a potência de um gênero que segue se reinventando, criando novas narrativas e conectando diferentes públicos.

Criado em 2012, o Festival Timbre se consolidou como um dos principais festivais do interior do país, reunindo diferentes estilos, gerações e cenas da música brasileira. Ao longo da trajetória, o evento já recebeu mais de 283 atrações e soma mais de 230 horas de música ao vivo, fortalecendo Uberlândia como um importante polo cultural fora dos grandes centros.

A edição 2026 acontece nos dias 8 e 9 de agosto, em Uberlândia (MG), com mais de 30 shows em dois dias de programação. Os ingressos estão disponíveis em lotes limitados pela plataforma Ingresse.

Sobre o Festival Timbre

Criado em 2012, o Festival Timbre se consolidou como um dos principais festivais do interior do país e uma das maiores plataformas culturais do interior de Minas Gerais. Ao longo de sua trajetória, o evento já reuniu mais de 110 mil pessoas, recebeu mais de 283 atrações e soma mais de 230 horas de música ao vivo. Em 2026, o festival volta a ocupar Uberlândia com mais de 30 shows em dois dias de programação.

A edição deste ano acontece nos dias 8 e 9 de agosto, em Uberlândia (MG). Os ingressos estão disponíveis em lotes limitados e podem ser adquiridos pela plataforma Ingresse ou presencialmente, sem taxa, no quiosque da loja Piticas, no Uberlândia Shopping. Mais informações sobre programação e novidades podem ser acessadas no site oficial do festival e pelo Instagram @festivaltimbre.

Patrocínio, apoio e realização

O Festival Timbre 2026 é patrocinado por Colégio Gabarito, Citrino e eFácil. Tem parceria cultural do Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, do Programa Sesc Mesa Brasil e do Sindicomércio de Uberlândia. O projeto conta com o apoio de Café Cajubá, Piticas e Chapelê. Terra e Educadora FM são parceiros de mídia. Uma realização da Eventaria e Timbre Cultural.

Center Shopping Uberlândia tem nova superintendente

0

O Center Shopping Uberlândia, que faz parte da ALLOS — a mais inovadora plataforma de experiências, entretenimento, serviços, lifestyle e compras do Brasil — anunciou a chegada de Fernanda Trombaco, como sua nova superintendente.

Natural de Campinas (SP), Fernanda é formada em Contabilidade e tem sólida experiência no setor de shopping centers. Ao longo de sua trajetória, passou pelas áreas financeira, comercial e contábil. Desde 2016, atua como superintendente, com passagens pelo Catuaí Shopping Maringá, Catuaí Shopping Londrina e, agora, assume o Center Shopping, todos integrantes da ALLOS. Sua experiência e conhecimento certamente contribuirão para fortalecer ainda mais os resultados e o desenvolvimento do empreendimento.

Após quatro anos no Center Shopping Uberlândia, Jonathan Honório – que ocupava a superintendência – assume um novo desafio profissional agora à frente do Norte Shopping, no Rio de Janeiro.

O Center Shopping Uberlândia é considerado o maior e mais completo shopping da região e um dos maiores do Brasil. Com 34 anos de atuação, mais de 260 operações entre lojas e quiosques, e fluxo médio de 30 mil visitantes por dia, o Shopping segue em pleno desenvolvimento, com novidades constantes e que reafirmam o pioneirismo do empreendimento quando o assunto é se antecipar às tendências de mercado.

Localizado no coração de Uberlândia, o Shopping faz parte do Complexo Center Shopping, que é constituído pelo Mercure Uberlândia Plaza Shopping, Center Convention, Uberlândia Business Tower (UBT), Center Office e Regus, sendo considerado um dos maiores e mais modernos complexos mixed-use do Brasil.

Analfabetismo funcional atinge 29% dos brasileiros e limita avanço da produtividade no país

O Brasil convive com um entrave estrutural que vai além da escolarização formal e impacta diretamente sua capacidade de crescimento: o analfabetismo funcional. Dados do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) 2024 mostram que 29% da população entre 15 e 64 anos – quase três em cada 10 brasileiros – não domina plenamente habilidades básicas de leitura, escrita e matemática. O índice permanece inalterado desde 2018, evidenciando um quadro de estagnação.

 

Embora alfabetizados do ponto de vista formal, esses indivíduos apresentam dificuldade para interpretar textos de média complexidade, organizar informações e aplicar conhecimentos em situações cotidianas. O fenômeno revela uma dissociação entre acesso à educação e efetiva aprendizagem, com implicações diretas sobre o desempenho econômico do país.

 

A situação se agrava entre os mais jovens. Na faixa de 15 a 29 anos, a taxa de analfabetismo funcional subiu de 14% para 16% no período, indicando perda de qualidade na formação recente. Mesmo entre aqueles que avançaram no sistema educacional, persistem lacunas: 17% dos egressos do ensino médio e 12% dos que chegaram ao ensino superior não atingem níveis adequados de proficiência.

 

Segundo Antonio Esteca, especialista em avaliação e regulação da educação superior, avaliador do Inep/MEC e CEO da Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo, o dado reflete uma falha estrutural na formação educacional. “O país ampliou o acesso à escola, mas não garantiu aprendizagem consistente. O analfabetismo funcional expõe justamente essa fragilidade: a incapacidade de transformar escolaridade em competência”, afirma.

 

Pressão sobre a economia

A limitação na formação básica tem reflexos diretos na produtividade do trabalho, um dos principais vetores de crescimento econômico. Hoje, o trabalhador brasileiro gera, em média, US$ 22 por hora, patamar inferior ao observado em países latino-americanos como Chile e Argentina, onde a produtividade gira em torno de US$ 33. Em economias mais desenvolvidas, como a italiana, o indicador supera US$ 70 por hora.

 

Para Esteca, a defasagem educacional compromete a competitividade do país. “Sem domínio de leitura, interpretação e raciocínio lógico, há uma limitação objetiva na capacidade de execução, tomada de decisão e inovação dentro das empresas. Isso se traduz em menor eficiência econômica”, diz.

 

O impacto se torna ainda mais evidente em setores intensivos em conhecimento. Na área de tecnologia, por exemplo, o país enfrenta um déficit estimado em 1,5 milhão de profissionais. O problema tem origem na base educacional: segundo o PISA 2022, apenas 15% dos estudantes brasileiros do ensino médio são proficientes em leitura e 12% em matemática.

 

Exclusão digital e desigualdade

Em um ambiente cada vez mais digitalizado, o analfabetismo funcional amplia desigualdades. Mais de 90% dos indivíduos nessa condição apresentam baixo desempenho em habilidades digitais, o que dificulta o acesso a serviços, informações e oportunidades de trabalho. “A economia digital exige autonomia intelectual e capacidade de interpretação. Sem essas competências, o indivíduo não apenas perde oportunidades, mas também se torna mais vulnerável à desinformação e à exclusão”, avalia Esteca.

 

Desafio de longo prazo

Especialistas apontam que a reversão desse quadro depende de políticas públicas consistentes e de uma abordagem integrada entre educação básica, formação docente e qualificação continuada. O foco, segundo eles, precisa migrar do acesso para a aprendizagem efetiva. “O Brasil precisa alinhar sua estratégia educacional às demandas do século XXI. Isso passa por garantir que o aluno aprenda de fato, e não apenas avance nas etapas formais. Sem essa mudança, o país continuará enfrentando limitações estruturais ao seu desenvolvimento”, conclui Esteca.

Grupontapé lança nova temporada de “As Centenárias”

Após 33 apresentações com a casa cheia, em 2025, o espetáculo “As Centenárias” do Grupontapé, companhia de teatro de Uberlândia, retorna aos palcos neste final de semana. A montagem, inspirada na obra do dramaturgo Newton Moreno e com direção de Cris Lozano, terá apresentações exclusivas em Uberlândia e Uberaba, no Triângulo Mineiro.

No dia 26 de junho, o palco da Escola Livre, sede do grupo, em Uberlândia, recebe o espetáculo às 14h30 e 19h30. Nos dias 27 e 28 do mesmo mês,  às 19 horas, no mesmo local.

Em Uberaba, a apresentação será no dia 1º de julho, na sede do Serviço Social da Indústria – SESI, localizada na Praça Frei Eugênio, 231, Centro, às 16h e 19 horas.

A peça narra a trajetória de Socorro e Zaninha, duas mulheres centenárias que se dedicam a ser carpideiras. Elas transformam o luto em poesia, cantam e conduzem rituais de despedida. A peça mistura música, prosa e humor, e aborda temas universais como vida, morte, amizade e resiliência feminina.

A cofundadora do Grupontapé, Katia Lou, destaca que a peça “dialoga profundamente com o público, porque trata de experiências universais, presentes no cotidiano de todas as pessoas”.  “É uma história que gera identificação imediata, aproximando o público de afetos e tradições que fazem parte do cotidiano mineiro”, comenta.

Na versão adaptada pelo Grupontapé, o universo nordestino da obra original foi transportado para o imaginário mineiro. “Nessa versão, demos destaque aos sotaques, causos e referências à cultura popular do estado”, conta Katia Lou.

Para Kátia Bizinotto, também atriz e cofundadora do Grupontapé, o espetáculo carrega uma força especial pela identificação que gera com o público. “É uma história que aproxima as pessoas de afetos, tradições e humores que reconhecemos como profundamente nossos. Retornar com essa montagem que foi um sucesso para o grupo, tão bem recebida pelo público, é celebrar a força do teatro feito aqui no interior de Minas”, destaca.

A montagem de As Centenárias reúne nomes de destaque das artes cênicas brasileiras. O texto é assinado por Newton Moreno, um dos mais importantes dramaturgos contemporâneos do país, vencedor de prêmios como Shell e APCA e reconhecido pela criação de obras que unem poesia, identidade cultural e temas universais.

A direção é de Cris Lozano, atriz, diretora e professora de teatro, fundadora do Teatro da Vertigem e da Cia La Leche, com trajetória marcada por importantes premiações e trabalhos ao lado de renomados encenadores brasileiros.

A equipe criativa conta ainda com cenografia e desenho de luz de Marisa Bentivegna, grafite cenográfico de Dequete e Preta em Flor, figurinos e adereços de Flávio Arciole, trilha sonora de Makely Ka e Morris Picciotto, preparação vocal de Babaya Morais, preparação corporal de Vanilton Lakka e orientação em técnicas de circo-teatro de Fernando Neves.

Reencontro intimista 
Em Uberlândia, as apresentações acontecem na sede do grupo em formato intimista, com objetivo de proporcionar ao público uma proximidade maior com o trabalho.

Dada a capacidade limitada a 60 lugares por sessão e o histórico de ingressos esgotados em edições anteriores, a recomendação é que os interessados garantam a presença antecipadamente.

Patrocínio 
Essa apresentação faz parte do Projeto “Grupontapé 30 Anos – Manutenção e Circulação” viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e patrocinado pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), com a produção da Balaio do Cerrado Produtora. A realização é do Grupontapé de Teatro e Escola Livre do Grupontapé.

Cemig: energia da cultura
Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig segue investindo e apoiando produções artísticas existentes nas várias regiões do estado. Afinal, fortalecer e impulsionar o setor cultural mineiro é um compromisso da Companhia, refletindo seu propósito de transformar vidas com energia.

Ao abraçar a cultura em toda a sua diversidade, a Cemig potencializa, ao mesmo tempo que preserva, a memória e a identidade do povo mineiro. Assim, os projetos incentivados pela empresa trazem na essência a importância da tradição e do resgate da história, sem, contudo, deixar de lado a presença da inovação.

Com esse apoio, a estatal reforça o papel de ser grande incentivadora da cultura mineira, fortalecendo as produções artísticas em diversas regiões de Minas Gerais.

Para a empresa, apoiar espetáculos como “As Centenárias” é um reflexo do compromisso de preservar e valorizar a memória cultural de Minas, ao mesmo tempo em que promove a inovação e a acessibilidade à arte.

Sobre o Grupo
O Grupontapé é uma companhia teatral de Uberlândia com mais de 30 anos de história e trajetória na cena cultural da cidade e de Minas Gerais.

Fundado em 1994, o grupo tem como missão promover o desenvolvimento humano por meio do teatro, atuando na comunidade e levando arte com reflexão e sensibilidade para o público.

Além dos espetáculos, o Grupontapé promove oficinas, projetos e ações que aproximam a arte das pessoas, sempre buscando a inclusão e valorização da cultura local.

Com muito profissionalismo e dedicação, o grupo segue firme, criando e trazendo experiências que emocionam e fazem refletir, reafirmando seu espaço como um dos maiores nomes do teatro regional.

Serviço I
O quê: Espetáculo “As Centenárias”
Quando: 26 de junho, às 14h30 e 19h30; 27 e 28, às 19h
Onde: sede do Grupontapé (Rua Tupaciguara, 471, Uberlândia)
Ingressos: Retirada via Sympla
Capacidade: 60 lugares por sessão

Serviço II 
O quê: Espetáculo “As Centenárias”
Quando: 1º de julho, às 16h e 19h
Onde: SESI Uberaba (Praça Frei Eugênio, 231, Uberaba – MG)
Ingressos: Retirada via Sympla Centro Cultural Sesi Minas Uberaba

Anvisa aprova primeiro medicamento não hormonal para sintomas da menopausa

0

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou, na última segunda-feira (22), o fezolinetanto, primeiro medicamento não hormonal indicado para o tratamento de sintomas vasomotores associados à menopausa. Comercializado sob o nome Veoza, o fármaco atua diretamente no mecanismo cerebral responsável pela regulação da temperatura corporal, oferecendo uma alternativa para mulheres que não podem ou não desejam recorrer à terapia de reposição hormonal.

Desenvolvido pela farmacêutica Astellas Farma, o medicamento será disponibilizado em comprimidos de uso diário. A indicação contempla mulheres em transição menopausal ou já na pós-menopausa que apresentem sintomas moderados a intensos, como ondas de calor e suores noturnos. Esses quadros estão entre os mais frequentes do climatério, período de transição que antecede a menopausa e pode impactar de forma significativa a qualidade de vida.

Ao contrário das terapias hormonais tradicionais, o Veoza não atua por meio da reposição de estrogênio. Seu mecanismo de ação se dá no hipotálamo, região do cérebro responsável pelo controle da temperatura corporal, frequentemente desregulada durante a menopausa. Com isso, o medicamento busca reduzir a intensidade e a frequência dos chamados fogachos, sem interferir diretamente em outros sistemas do organismo.

A ginecologista Roberta Brando, especialista em estética íntima e terapia hormonal feminina, destaca que a aprovação representa um avanço, mas ressalta as limitações do tratamento. “Ele é o primeiro tratamento não hormonal desenvolvido especificamente para alívio dos sintomas vasomotores, que são aqueles calorões da menopausa. Diferente das terapias tradicionais, o Veoza não injeta hormônio no corpo, ou seja, ele não vai proteger os seus ossos da osteoporose, seu coração do infarto e nem o cérebro da demência precoce. Ele atua no cérebro, sim, mas controlando esses calorões lá no hipotálamo”, afirma.

Segundo a médica, o uso do medicamento deve ser direcionado a perfis específicos de pacientes. “Para quem quer essa medicação, é importante entender que ela é indicada sobretudo para quem tem contraindicação absoluta à terapia de reposição hormonal. Mulheres que tiveram histórico de infarto, AVC, câncer de mama ou de ovário, por exemplo”, explica. Ela acrescenta que, embora aprovado, o produto ainda não está disponível no mercado brasileiro. “A Anvisa aprovou, mas é um medicamento que ainda não está sendo comercializado. De qualquer forma, é uma excelente notícia para o futuro do bem-estar feminino”, diz.

Apesar da aprovação regulatória, o fezolinetanto ainda não tem data definida para chegar às farmácias. O preço também dependerá de definição da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). Até lá, especialistas recomendam cautela e avaliação individualizada antes da escolha de qualquer tratamento.

“Embora novas alternativas ampliem o leque terapêutico, a terapia de reposição hormonal segue como a abordagem mais completa para mulheres elegíveis, por atuar não apenas nos sintomas vasomotores, mas também na proteção óssea, cardiovascular e cognitiva. Quando bem indicada e acompanhada por um especialista, permanece como estratégia central no cuidado integral da saúde feminina durante a menopausa”, finaliza Dra. Roberta Brando.

Última Cidadezinha do ano recebe o público neste domingo com entrada gratuita e programação para toda a família em BH

Cidadezinha – Glaucimara Castro. 

 

Evento dentro da Cidade Junina, apresentado pela CEMIG, terá Marcelo Dai, quadrilha, gincana e atrações circenses a partir das 10h

 A Cidadezinha, evento para toda a família, que integra a programação da Cidade Junina — maior festa junina de Minas Gerais —, realiza sua última edição da temporada 2026 neste domingo, 28 de junho, a partir das 10h, com entrada gratuita. Apresentada pela CEMIG, a atração promete um dia repleto de diversão para crianças, pais e avós.

O público poderá conferir apresentação de Marcelo Dai, quadrilha, gincana, cantata e interações circenses, tudo dentro do complexo da Cidade Junina, localizado no bairro Olhos D’água, em Belo Horizonte. “A Cidadezinha foi pensada para ser um ambiente acolhedor e inesquecível para todas as gerações. Toda a família poderá se divertir conosco, com entrada gratuita e uma programação que celebra o melhor das tradições juninas”, afirma Kiko Gravatá, gestor da naSala e um dos idealizadores do evento.

Gastronomia

A Cidade Junina oferece uma ampla praça de alimentação com opções para todos os gostos: hambúrgueres e nuggets da Trips Burger, caldos variados do Nonô, churros tradicionais e gourmet da Clássico Churroteria, canjica e bebidas quentes da Jô Novaes, empanadas e choripan da Che Cocina Argentina, hot dogs da Fornatta, milho verde do Clube do Milho, macarrão na chapa da Daspu, pastéis e caldo de cana do Borandá, pipocas do Pipokiko, pizzas individuais da Agostino Pizzeria, tortas e doces juninos da Paris Confeitaria, estação de batata frita da McCain, e os petiscos clássicos da Dona Ninguém.

O que vem por aí

A temporada de 2026 da Cidade Junina está chegando ao fim. O encerramento, em 04 de julho, promete ser apoteótico com o ícone Xand Avião e a força feminina de Mari Fernandez, fechando com chave de ouro os sete finais de semana de festa.

As vendas de ingressos estão disponíveis pelo site nacidadebh.com.br.

Acompanhe a Cidade Junina na web:

Instagram: @nacidade https://www.instagram.com/nacidade

TikTok: @nacidade https://www.tiktok.com/@nacidade

Site: www.nacidadebh.com.br

 

Serviço:

Cidadezinha — Última edição da temporada 2026

Data: 28 de junho (domingo), a partir das 10h

Local: naCidade Junina (Rua Gabriela de Melo s/n, Olhos D’água, Belo Horizonte)

Entrada: gratuita

Programação de Shows:

  • 27/06: Falamansa e Maneva
  • 28/06 – Cidadezinha com com Marcelo Dai, Quadrilha, Gincana, Cantata e interações circenses (a partir das 10h)
  • 04/07: Xand Avião e Mari Fernandez

 

As vendas de ingressos estão disponíveis pelo site nacidadebh.com.br.