sábado, novembro 15, 2025
Início Site

Settrim promove 5ª edição do Fórum Jurídico com debates sobre temas que impactam o transporte de cargas

0

O Settrim (Sindicato das Empresas de Transporte de Carga e Logística do Triângulo Mineiro) se prepara para realizar, no dia 18 de novembro, às 14h, no SEST SENAT, a 5ª edição do Fórum Jurídico Settrim, evento que já se consolidou como um dos principais momentos de atualização e integração entre empresários, gestores e profissionais do setor de transporte.

Promovido em parceria com o escritório Sanders Barão Advogados Associados, o encontro deste ano trará uma programação voltada a temas estratégicos, atuais e que impactam o setor, como o piso mínimo do frete, autos de infrações, governança corporativa, ESG, LGPD, compliance, reforma tributária e gestão de riscos trabalhistas — pilares que têm transformado a maneira como as empresas do transporte e da logística lidam com segurança jurídica, competitividade e sustentabilidade.

Para o presidente do Settrim, Cleiton César, o Fórum representa uma oportunidade única de aproximação entre o sindicato, as empresas e os profissionais do setor. “O Fórum Jurídico é um espaço essencial para ampliar o relacionamento do Settrim com os diversos segmentos ligados ao transporte e discutir questões que impactam diretamente a operação das empresas. Mais do que um evento técnico, ele reforça nosso compromisso em oferecer conhecimento e promover o envolvimento dos associados em debates que fortalecem o setor e estimulam a evolução das práticas de gestão e conformidade”, afirma.

A edição de 2025 contará com nomes de destaque do meio jurídico, empresarial e do transporte de cargas. Entre os palestrantes confirmados estão o advogado e secretário geral da OAB/MG, Sanders Barão, que abordará o tema “Gestão Estratégica de Riscos Trabalhistas: Prevenção, Conformidade e Resultados”; a advogada e engenheira Carolina Gontijo, com a palestra “Governança Inteligente: ESG, LGPD e Compliance como diferenciais estratégicos e competitividade nos negócios”; a advogada tributarista Marcela Guimarães, que discutirá “Transporte e Reforma Tributária: Impactos e Ajustes Necessários”. A ANTT estará representada por José Aires, superintendente do SIROC, que esclarecerá sobre as resoluções no transporte – piso mínimo do frete e excesso de peso

A assessora jurídica do Settrim, Dra. Ana Carolina Melo Alves, do escritório Sanders Barão, reforça o valor da parceria e o papel do evento na difusão de conhecimento. “É um privilégio participar de um projeto que já se tornou uma tradição no Settrim. Chegar à quinta edição do Fórum Jurídico é a prova de que o setor está cada vez mais comprometido em compreender e aplicar o direito como ferramenta de desenvolvimento. Este ano, teremos pautas fundamentais para a sustentabilidade e a segurança das empresas, fortalecendo a integração entre a advocacia, o transporte e  as entidades do setor”, ressalta.

O Fórum Jurídico Settrim reforça o papel da entidade como referência em representatividade e atualização técnica no Triângulo Mineiro, criando um ambiente propício para networking, aprendizado e troca de experiências entre os profissionais que movem o transporte de cargas na região.

Data: 18 de novembro
Horário: 14h
Local: SEST SENAT – Uberlândia (MG)
Mais informações: www.settrim.com.br

Algar e TV Integração firmam parceria inédita para campanha da DTV+

0

Antecipando o futuro da TV aberta no Brasil, o projeto em conjunto é pioneiro entre uma marca e uma afiliada Globo no Brasil, e garante interatividade com o público em tempo real

Uberlândia, novembro de 2025 – A Algar, empresa de TI e Telecom do Grupo Algar, e a TV Integração, afiliada de Minas Gerais da Globo, anunciam uma ação inédita que redefine a experiência da televisão aberta no Brasil. O projeto, que terá a campanha de Black Friday da Algar, permitirá ao público do programa “Cê Viu”, que vai ao ar nos próximos sábados (15, 22 e 29 de novembro), participar ativamente de enquetes que moldarão as ofertas e benefícios da marca.

O projeto-piloto apresenta uma nova camada de interatividade em tempo real, permitindo que os telespectadores opinem sobre produtos, sugiram promoções e cocriem ações de marketing com a Algar e a TV Integração. A iniciativa antecipa funcionalidades da futura DTV+, acessadas diretamente pela TV via controle remoto em aparelhos habilitados. Para garantir participação ampla enquanto a base compatível ainda não é total, a experiência também contará com o uso de um QR Code, que permitirá que a audiência sem a tecnologia também tenha acesso às promoções. A realização do piloto é possível graças à tecnologia digital já disponível nas TVs atuais, combinada a soluções de conectividade.

Com a estimativa de impactar milhares de telespectadores nas regiões de cobertura da TV Integração, especialmente no Triângulo Mineiro, esta ação é um vislumbre claro do futuro da televisão. Ela antecipa o que será possível em grandes transmissões nacionais, como a Copa do Mundo e as eleições de 2026, onde a interatividade em massa poderá transformar a forma como o público se relaciona com o conteúdo.

Nesta jornada, a Algar assume um papel de destaque como anunciante pioneiro e visionário. Com o projeto, a empresa cria um diálogo direto com seus consumidores, permitindo que eles influenciem ativamente suas ofertas. Essa postura reforça sua imagem como uma instituição que lidera mudanças, busca proximidade genuína com o consumidor e está alinhada às tendências globais de publicidade interativa, em que o consumidor é parte integrante da narrativa da marca.

Para Marcella Reis, Gerente de Comunicação, Marca e Sustentabilidade da Algar, “o futuro da comunicação está na participação ativa do cliente. Este projeto não é apenas sobre interatividade, é sobre dar voz ao nosso público, permitindo que eles cocriem nossas ofertas. É um passo ousado que reforça nosso compromisso com a inovação e a centralidade do cliente, antecipando o que será padrão na DTV+ e solidificando nossa posição como líderes em experiência do consumidor”.

A TV Integração, por sua vez, consolida sua liderança ao ser a primeira afiliada da Globo a implementar tal nível de interatividade com anunciante em sua programação aberta. Essa iniciativa evidencia o compromisso da emissora em inovar e se antecipar às tendências, alinhando-se à estratégia da Globo de evoluir a experiência televisiva. A emissora já havia realizado um teste de interatividade com o público em 2024 e, agora, dá um passo ainda maior, posicionando-se como referência nacional no uso da TV interativa e servindo de modelo para outras emissoras no Brasil.

“A TV Integração tem um histórico de inovação e de estar à frente do seu tempo. Ser a primeira afiliada Globo a levar a interatividade em tempo real para campanhas comerciais é um marco que nos enche de orgulho e reafirma nosso compromisso com a evolução da televisão aberta”, comenta Anaisa Toledo, Diretora de Marketing da TV Integração. “Essa parceria com a Algar é estratégica, pois nos permite explorar o potencial da DTV+, antes mesmo de sua plena implementação, oferecendo ao nosso público uma experiência mais rica e engajadora, e ao mercado publicitário, novas e poderosas ferramentas de conexão com o consumidor.”

Sobre a Algar
A Algar, com 71 anos de história, é mais que telecom. Oferecemos soluções completas de serviços de TI, incluindo cloud, segurança e IA com algoritmos hiperpersonalizados. Impulsionamos a inovação com IoT para cidades inteligentes, agronegócio, indústria 4.0 e saúde. Presentes em 16 estados e no Distrito Federal, com 131 mil km de fibra óptica, entregamos internet de ultravelocidade, celular de qualidade, voz e dados, com atendimento consultivo e personalizado para clientes B2B e B2C. Companhia aberta, não listada em bolsa desde 2007, a Algar se compromete com as melhores práticas de governança corporativa e conta com mais de 4,2 mil associados engajados em um relacionamento próximo com os clientes, alta qualidade nos serviços e práticas sustentáveis e inovadoras.

Sobre a TV Integração
Há mais de 60 anos, a TV Integração conecta Minas Gerais ao que há de mais relevante em informação, entretenimento e tecnologia. Afiliada à Rede Globo, é hoje um ecossistema multicanal que integra televisão, rádio, portais digitais, streaming e influenciadores, alcançando quase 6 milhões de pessoas nas regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Centro-Oeste, Noroeste, Zona da Mata e Campo das Vertentes.

Com presença em Uberlândia, Uberaba, Ituiutaba, Araxá, Divinópolis e Juiz de Fora, o grupo é composto pela TV Integração, pelas rádios Cultura FM 95,1 e Mix FM 106,5, pela Imaginare Hub (unidade de conteúdo e influência) e pelos portais g1 e ge Triângulo Mineiro, Zona da Mata e Centro Oeste, além do Receitas e Globoplay.

Inspirada pelo propósito de ser a plataforma que faz Minas ser vista e ouvida, a TV Integração se posiciona como a principal referência de mídia regional em transformação digital, aliando a credibilidade do jornalismo e da Globo ao poder das narrativas locais, criando conexões reais entre marcas e pessoas em todas as telas.

Cialne recebe o Prêmio Empresas que Cuidam 2025 e destaca o programa voltado à qualidade de vida no trabalho

0

Pela primeira vez, o Programa de Qualidade de Vida do Trabalhador (QVT), da companhia de alimentos, é reconhecido e conquista o 1º lugar na categoria Empresas Cliente de Grande Porte pelo cuidado com a saúde e o bem-estar dos colaboradores.

Na noite desta quarta-feira, 12, no auditório do BS Design Corporate Towers, a Unimed Fortaleza promove a 3ª edição do Prêmio Empresas que Cuidam, em uma cerimônia que reúne as oito empresas finalistas para celebrar e reconhecer aquelas que se destacam na implementação de ações inovadoras voltadas ao cuidado e ao bem-estar no ambiente corporativo cearense.

A Cialne conquista o 1º lugar na categoria Empresas Cliente de Grande Porte com o case QVT – Qualidade de Vida do Trabalhador, uma iniciativa criada em 2021 com o propósito de promover saúde, cuidado e bem-estar a todos os colaboradores de todas as unidades. Desde então, o programa evolui continuamente, ampliando o escopo das ações para contemplar o cuidado com a saúde física, mental e emocional, o bem-estar social e a gestão de doenças crônicas. O programa abrange acompanhamento médico, práticas de atividade física, apoio psicológico e campanhas de prevenção à saúde.

Para a Cialne, o prêmio representa não apenas um reconhecimento externo, mas também a confirmação de uma cultura corporativa que valoriza o cuidado com quem faz o trabalho acontecer todos os dias. Além disso, a companhia celebra a indicação de Socorro Viana, que figura entre as finalistas do prêmio Profissional de RH do Ano, dentro da mesma premiação. Essa categoria reconhece gestores e práticas que se destacam por promover ambientes de trabalho mais humanos, saudáveis e produtivos.

“O Programa de Qualidade de Vida do Trabalhador nasceu de um diagnóstico dentro da Cialne: para sustentar o crescimento da companhia, precisávamos cuidar integralmente das pessoas, fisicamente, mentalmente, emocionalmente e socialmente. Antes do programa, já víamos uma necessidade de integrar iniciativas de saúde de forma contínua. A virada de chave foi entender que não se tratava de ações pontuais, mas de cultura.

Assim surgiu o QVT, estruturado em pilares sólidos que envolvem prevenção, saúde mental, bem-estar social e acompanhamento de doenças crônicas. O programa evoluiu de forma consistente: começamos com ações de saúde física e alimentação saudável, avançamos para apoio psicológico e campanhas de conscientização, ampliamos práticas sociais e, mais recentemente, incorporamos tecnologia, check-ups anuais e telemedicina.

Essa evolução constante permitiu transformar o cuidado em rotina, não em evento. Os resultados mostram o impacto direto na vida das pessoas e no negócio: eNPS em alta, adesão crescente, 100% de participação no programa de saúde mental, redução do turnover e melhorias evidentes no clima e no sentimento de pertencimento, evidenciado no posicionamento no ranking GPTW.

Hoje vemos colaboradores mais saudáveis, engajados e conectados com o propósito da empresa. Ser reconhecida no Prêmio Empresas que Cuidam 2025 reforça que, quando colocamos as pessoas no centro, o desempenho e a sustentabilidade vêm como consequência. O QVT representa exatamente isso: nosso jeito de cuidar.”, afirma Socorro Viana, Gerente de Gente & Gestão da Cialne.

Com trajetória marcada pela dedicação à gestão de pessoas e à qualidade de vida dos colaboradores, a Gerente de Gente & Gestão lidera programas internos que fortalecem o bem-estar e o engajamento das equipes, consolidando a Cialne como uma companhia de alimentos que investe no desenvolvimento humano como estratégia de crescimento e expansão.

O reconhecimento chega em um momento de consolidação da Cialne como uma das companhias mais admiradas para se trabalhar no Estado do Ceará. A empresa também integra o ranking Great Place to Work® Ceará 2025, ocupando o 5º lugar na categoria Empresas de Grande Porte, que reconhece as melhores práticas de gestão e clima organizacional do mercado local.

SOBRE A CIALNE

Com quase 60 anos de história, a Cialne é referência no setor de alimentos nas regiões Norte e Nordeste e, recentemente, também no Sudeste, após a aquisição da Granja São José, em São Paulo. A companhia de alimentos é líder na avicultura, fornecendo a genética Aviagen Ross® e atuando na produção e comercialização de ovos férteis, pintinhos de um dia e frangos de corte. Além disso, opera na agroindústria, produzindo rações para aves e bovinos.

Atualmente, a Cialne conta com cerca de 1.227 colaboradores diretos, distribuídos em Fortaleza e Região Metropolitana (Aquiraz, Guaiúba, Paracuru, Paraipaba, Maranguape e São Gonçalo do Amarante), além da unidade de Ubajara e, em breve, de uma granja de avós em Pentecoste, ao investir cerca de R$ 54 milhões, que vai gerar mais de 65 empregos diretos no interior do estado. A Cialne também possui operações nos estados do Maranhão, São Paulo e Minas Gerais.

A companhia segue avançando na expansão e no crescimento do mercado avícola no agronegócio brasileiro, com a projeção de faturar R$ 1 bilhão apenas no Ceará, na área da avicultura, e ampliar para 1.300 o quadro de funcionários em 2025. Atualmente, a Cialne é a única do Norte e Nordeste que possui granjas de avós especializadas na geração de pintos matrizes de pescoço pelado adaptado para o clima quente. Ao todo, conta com 35 unidades de produção, 15 integrados e uma produção aproximada de 74 milhões de quilos de frango de corte por ano.

SERVIÇO

Cialne – Companhia de Alimentos do Nordeste

Endereço: Av. Presidente Costa e Silva, 2067 – Mondubim, Fortaleza/CE – 60761-505

Telefone: (85) 3477-2700

Site: www.cialne.com.br

E-mail: sac01@cialne.com.br

Vagas de emprego: cialne.gupy.io

Instagram: @cialne

LinkedIn: Grupocialne

 

Expo Conecta Alimentos 2025 reforça papel estratégico da indústria cearense e abre novas rotas de competitividade

0

A cadeia de alimentos voltou ao centro das discussões industriais nesta quarta-feira (29/10), com a abertura oficial da Expo Conecta Alimentos 2025, na Casa da Indústria. Promovido pelo Sindicato das Indústrias da Alimentação e Rações Balanceadas do Estado do Ceará (Sindialimentos-CE), com apoio do Sistema FIEC, do Sebrae Ceará e do Banco do Nordeste, o evento reafirma o potencial econômico do setor e aposta em um tripé que combina inovação, competitividade e internacionalização como base para o crescimento sustentável da indústria cearense.

O presidente do Sindialimentos, Isaac Matos Bley, destacou o papel do associativismo como motor de desenvolvimento. “A indústria de alimentos é, por natureza, transversal. Conecta o campo à cidade, o produtor à indústria e o trabalhador à mesa do consumidor. É um setor que gera oportunidades em todas as pontas e que carrega histórias de trabalho, parceria e confiança”, afirmou. Segundo Bley, o capital humano é o maior ativo do setor. “Ser parte de um sindicato é um ato de cidadania e cooperação. Nenhuma empresa cresce sozinha. É na união que encontramos as respostas para os desafios e as oportunidades que o futuro nos apresenta”, completou.

Representando o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, o diretor regional do SENAI Ceará e superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda, destacou o evento como um espaço de integração entre empresários, instituições e governo. “A Expo Conecta Alimentos reflete o compromisso do Sistema FIEC em fortalecer a indústria e ampliar sua inserção internacional. A missão técnica recente à China, voltada à educação profissional e ao setor de alimentos, mostra que inovação e internacionalização caminham juntas”, ressaltou.

A palestra magna de abertura, conduzida pelo consultor Marcos Braun, trouxe uma provocação direta aos empresários: “O mercado mudou, e as empresas precisam mudar com ele”. Com o tema “Novo Mundo, Nova Empresa, Novo Líder”, Braun abordou a importância da eficiência operacional e do planejamento estratégico diante de um cenário de transformação constante. “A disputa não é mais por produtos ou serviços, mas por estratégias. O maior custo de uma empresa está naquilo que não é mensurado: o retrabalho e a falta de adaptação a novas realidades”, afirmou.

Os debates da Expo Conecta Alimentos 2025 evidenciaram a força da ciência, da tecnologia e da internacionalização como vetores de crescimento para a indústria alimentícia cearense. O painel “Valorizando produtos regionais com ciência e tecnologia” reuniu nomes como Lucas Antônio de Sousa Leite (Embrapa), Fernando Furlani (Itaueira) e Rita Grangeiro (Soul Coco), sob mediação de Fábio Braga (IEL Ceará), e destacou a importância da pesquisa aplicada para agregar valor aos produtos locais e fortalecer cadeias produtivas sustentáveis. Segundo Braga, “a inovação acontece de forma colaborativa e os pesquisadores cearenses têm muito a contribuir para aprimorar processos e desenvolver soluções competitivas para a indústria”.

Na sequência, o painel “Exportação como Caminho para a Competitividade” ampliou o debate para os mercados internacionais, reforçando o papel do Ceará como protagonista nacional nas exportações de alimentos. A presidente do Conselho de Relações Internacionais da FIEC e gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN), Karina Frota, lembrou que o estado lidera o ranking brasileiro na exportação de água de coco e castanha de caju, além de registrar crescimento consistente em segmentos como polpas de fruta, goma de tapioca e cachaça. “É um setor dinâmico, inovador e preparado para competir no mundo”, afirmou. O painel contou ainda com a participação de Sérgio Ferreira (ApexBrasil), Waneska Aguiar (Sequilhos Paulista) e Roberto Castelo Branco (Itaueira), que compartilharam experiências e estratégias de inserção internacional das empresas cearenses.

Encerrando a programação, o segundo dia de evento foi dedicado à inovação, ao comportamento do consumidor e à integração entre indústria e academia. O debate “Do Produtor ao Prato: Conectando a Indústria com a Nova Geração de Consumidores”, mediado por Davi Montefusco, reforçou a importância da formação científica e da escuta de mercado para o avanço do setor. O painel final, “Inovar é Preciso: Casos Reais de Transformação na Indústria de Alimentos”, reuniu representantes da M. Dias Branco, Frosty e Engenharia de Soluções 4.0, apresentando exemplos concretos de modernização produtiva e mostrando como o Ceará consolida sua vocação para unir tradição, tecnologia e competitividade industrial.

A solenidade de abertura reuniu autoridades e lideranças de diversos setores. Estiveram presentes Chico Esteves (FIEC), Margaret Lins (IEL Ceará), Dr. Emílio Morais (COFIN), Beto Chaves (Sindquímica), José Antunes Mota (Sindlacticínios), Milene Pereira (Sindicafé), Edgard Segantini Júnior e Socorro Castro (Sindsorvetes), além do deputado estadual Salmito Filho e de empresários do setor produtivo.

Mais do que uma feira, a Expo Conecta Alimentos consolida-se como um espaço de convergência entre indústria, conhecimento e mercado, reafirmando o papel do Ceará como um dos polos mais promissores da indústria alimentícia no Nordeste.

Serviço:

WhatsApp (85) 9 8967-9786 / (85) 99299/7623

https://sindialimentos.org.br/

@sindialimentos

Fotos: George Lucas e Ítalo Ramon

Movimento BH Cidade do Bem trabalha para proteger a infância contra o abuso e violência sexual

0

Palestrantes – Divulgação.

 O MOVIMENTO BH CIDADE DO BEM, liderado pela Rede Solidária BH, se posiciona como um fomentador de soluções para diversos problemas da capital mineira, como, violência nas escolas, população de rua, violências contra as mulheres e, agora em novembro, se torna um marco na luta contra o abuso infantil, convocando a sociedade a se mobilizar ativamente em defesa das crianças e adolescentes de Belo Horizonte. Trata-se de uma ação coletiva contínua que busca capacitar e integrar a rede de proteção infantil, reforçando estratégias de prevenção e combate ao abuso e à violência sexual.

Com o objetivo reunir especialistas, educadores, gestores públicos e a sociedade em geral para debater e integrar ações voltadas à proteção infantil, a iniciativa realiza o Seminário MOVIMENTO BH CIDADE DO BEM: Protegendo a Infância, seu primeiro evento, no dia 22 de novembro, sábado, das 08h30 às 18h, no tradicional Museu Inimá de Paula, no Centro de Belo Horizonte. Com entrada gratuita, o encontro representa um esforço para responder a uma urgência social evidenciada pelos números alarmantes: o Brasil registra, anualmente, mais de 180 mil denúncias de violência contra crianças por meio do Disque 100.

Além de alertar e conscientizar, o seminário tem como proposta promover a capacitação técnica dos participantes para a identificação de sinais de abuso, protocolos de notificação e práticas de prevenção. A programação conta com palestras e painéis liderados por especialistas de renome, como o Promotor de Justiça Casé Fortes, idealizador do movimento “Todos Contra a Pedofilia”, e a psicóloga Leiliane Rocha, conhecida por sua atuação em educação sexual e prevenção ao abuso. Ao longo do dia, debates e mesas redondas discutirão temas essenciais, como políticas públicas, o papel da educação emocional e os perigos das redes sociais.

“Proteger nossas crianças é um dever coletivo. Este Seminário é um passo vital para levar informação para um tema extremamente sensível e que ainda encontra um grande tabu para ser discutido na nossa sociedade. Somente falando sobre o assunto iremos garantir que toda a rede de proteção esteja equipada com as ferramentas necessárias para agir com eficácia contra o abuso e a violência, fazendo de BH, de fato, uma cidade do bem”, destaca Rosemeire Aquino, presidente da Rede Solidária BH.

A fundadora da instituição, Dai Dias, reforça a necessidade de engajamento e participação de todos: “O abuso está presente em qualquer lugar, mas, principalmente, onde mais confiamos. Por isso, o evento é gratuito, para que o maior número de pessoas possa fazer parte do movimento Todos Contra a Pedofilia”.

Entre outros diferenciais, o seminário também criará oportunidades únicas de networking e fortalecimento da rede local de proteção à infância, unindo esforços entre os mais diversos setores da sociedade. Gestores públicos, conselheiros tutelares, assistentes sociais, educadores, pais e responsáveis são encorajados a participar, contribuindo para a criação de um ambiente mais seguro e atento às necessidades das crianças e adolescentes em todas as esferas.

Com uma abordagem prática e abrangente, o evento busca oferecer aos participantes ferramentas efetivas de ação. O conteúdo do seminário foi cuidadosamente segmentado para atender a diferentes demandas, abrangendo desde educadores que lidam diretamente com crianças até psicólogos e profissionais da saúde mental que atuam no suporte pós-trauma. A programação contempla ainda debates que apresentam o papel das políticas públicas e das ações de prevenção aos crimes cibernéticos ligados ao abuso sexual infantil.

As vagas para o evento são limitadas, e as inscrições devem ser feitas pelo link oficial: Sympla – Seminário BH CIDADE DO BEM.

Programação Completa

08h30 – Credenciamento e Café de Boas-Vindas
Recepção e credenciamento dos participantes com um momento de integração inicial.

09h00 – Solenidade de Abertura – Vozes pela Proteção
Mensagem da presidente da Rede Solidária BH, Rosemeire Aquino, e panorama das ações da organização na proteção à infância.

09h15 – Mesa Redonda 1: “Abuso Infantil: Que Realidade é Esta?”
Participantes:

  • Dr. Diego Lopes (Delegado de Proteção à Criança e Adolescentes)
  • Dra. Larissa Mayerhofer (Chefe do DOPCAD)
  • Maria Cardoso (Desembargadora Federal)
    Moderadora: Claudia Lima.

10h15 – Palestra: “A Justiça Contra o Abuso”
Ministrada pelo Promotor de Justiça Casé Fortes, idealizador do movimento “Todos Contra a Pedofilia”.

11h15 – Debate Temático: “Quando Falar Salva”
Discussão sobre a importância de identificar sinais de abuso e romper o silêncio.
Participantes:

  • Dr. Adriano Faustino (Especialista em Medicina Legal)
  • Mizael Silva (Psicólogo e Diretor do Instituto Infância Protegida)
  • Dra. Luiza Homaidan (Pediatra e Ginecologista).
    Moderador: Petrúcia Melo.

12h15 – Intervalo para Almoço

13h30 – Palestra Oficina: “Projeto Guardiões da Infância”
Apresentado pelo Agente da Polícia Federal Carlos Frederico Felício Fagundes, especialista em crimes cibernéticos.

14h30 – Mesa Redonda 2: “Construindo Proteção”
Discussão sobre políticas públicas e ações de enfrentamento ao abuso infantil.
Participantes:

  • Nicole Perim (Delegada e Vereadora)
  • Tia Keyla (Pedagoga e Vereadora)
  • Elisângela Mendes (Psicóloga, Diretora de Políticas para Crianças e Adolescentes da SMASDH).
    Moderador: Rodrigo Balbino (Rede Minas).

15h30 – Coffee Break e Networking

15h50 – Mesa de Experiências: “Na Linha de Frente da Proteção”
Relatos de conselheiros tutelares e especialistas em vulnerabilidade infantil, incluindo crianças PCDs.
Participantes:

  • Maria Elisa Abreu (Conselheira Tutelar)
  • Camila Rodrigues (Ativista pela Infância)
  • Bruna Avelar (Coordenadora da AMR).
    Moderadora: Tatyana Gurgel.

16h50 – Palestra Oficina: “Prevenção ao Abuso Sexual”
Apresentação da psicóloga Leiliane Rocha, sobre educação emocional e o impacto das redes sociais.

17h50 – Encerramento
Fala final da Rede Solidária BH destacando próximos passos e a mobilização contínua do movimento.

SERVIÇO

Seminário MOVIMENTO BH CIDADE DO BEM: Protegendo a Infância

XP abre novas vagas para seu programa de transição de carreira em Belo Horizonte

0
O XP Future é voltado a profissionais que desejam ingressar no mercado financeiro. As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de novembro

A XP, uma das maiores instituições financeiras do Brasil, anuncia novas vagas exclusivas para o programa XP Future em Belo Horizonte. As inscrições estão abertas até o dia 19 de novembro. O XP Future tem como objetivo selecionar e capacitar profissionais com perfil comercial, que tenham interesse em migrar para o setor de investimentos. Entre os pré-requisitos para participar do programa estão: ter a cultura da empresa; graduação superior completa; perfil comercial e relacional; experiência comercial; curiosidade sobre o mundo dos investimentos; interesse por realizar uma transição de carreira; conhecimento básico sobre produtos financeiros; atuar em outros segmentos de mercado; não ser um Assessor de Investimentos ou Agente Autônomo.

A seleção inclui etapas de testes, dinâmicas em grupo e entrevistas com as lideranças da XP. Os aprovados passam por um programa estruturado de formação de 12 meses, com treinamentos sobre produtos financeiros, planejamento de carteira e relacionamento com clientes. Durante o processo, os participantes recebem apoio para obtenção das certificações exigidas pelo mercado, como CPA-20 ou CEA, e, após a aprovação, são contratados em regime CLT.

Marco Loureiro, sócio e líder regional da XP em Minas Gerais, explica que não é preciso ter experiência no mercado financeiro. “Procuramos pessoas obstinadas. A carreira de assessor de investimentos está em ascensão e nossa missão é fomentar o crescimento da atividade no Brasil. Por isso, investimentos na formação de novos profissionais e na captação dos melhores do mercado”.

XP Future

Criado em 2021, o XP Future nasceu com o propósito de transformar o mercado para melhorar a vida das pessoas, promovendo educação financeira, democratizando o acesso a investimentos de qualidade e fortalecendo a indústria de investimentos por meio da capacitação de novos profissionais, cada vez mais demandados pelos investidores.

O programa vai além da seleção de candidatos, porque oferta uma trilha de desenvolvimento completa e gratuita aos pré-selecionados, com aulas técnicas sobre o mercado e produtos financeiros, suporte das lideranças da XP, aperfeiçoamento comercial e apresentação à cultura e aos valores da companhia.

Os interessados na oportunidade, podem conferir mais detalhes sobre as vagas e se inscrever no site por meio do link:

BELO HORIZONTE: https://job-boards.greenhouse.io/xpinc/jobs/7955330002

Sobre a XPA XP é uma das principais instituições financeiras do Brasil. Criada em 2001, nasceu com o propósito de transformar o mercado para melhorar a vida das pessoas — promovendo educação financeira e democratizando o acesso a investimentos de qualidade. Desde então, a XP lidera uma disrupção no setor ao
construir um ecossistema completo de serviços financeiros, com soluções que vão de investimentos a crédito, seguros e banking, no Brasil e no exterior. Com foco em planejamento financeiro completo para investidores, a companhia investe na excelência em servir o cliente como a principal alavanca de crescimento. Esse compromisso com a qualidade já se reflete em reconhecimentos importantes: a XP foi eleita sete vezes consecutivas a Melhor Assessoria de Investimentos de São Paulo pela premiação “O Melhor de São Paulo”, realizada pela Folha de S. Paulo.

Saiba mais em www.xp.com.br

Luca Benites inaugura novo ateliê em São Paulo e consolida fase de expansão na carreira

0

O artista e arquiteto Luca Benites inaugura seu novo ateliê em São Paulo, reforçando o momento de consolidação e projeção nacional e internacional de sua carreira. O ateliê, localizado na capital paulista, a 10 minutos da Avenida Faria Lima, será dedicado à pesquisa, produção de obras, espaço de trabalho e ao desenvolvimento de novos projetos expositivos e institucionais.

Benites, nascido em Brasília, tem se destacado no cenário contemporâneo por obras que exploram a relação entre tempo, matéria e transformação, utilizando o aço como metáfora da condição humana em obras monumentais, tanto públicas como em coleções particulares. Sua trajetória ganhou destaque internacional com o projeto “FOGO”, realizado em Ebnit, na Áustria, onde o artista queimou 298 obras em um gesto simbólico de renovação e renascimento criativo.

Recentemente o artista apresentou sua exposição “AÇO” no Museu Nacional da República, em Brasília, com curadoria de Marcello Dantas. A mostra, composta por instalações reflexivas sobre o tempo e os quatro elementos: terra, ar, água e fogo, consolidou sua presença no circuito institucional brasileiro e atraiu atenção de galerias, críticos, curadores e colecionadores.

O novo ateliê em São Paulo surge como um centro de experimentação técnica e conceitual, equipado para receber grandes esculturas, ensaios de escala arquitetônica e desenvolvimento de novas séries de obras. O espaço também abrigará encontros com curadores, pesquisadores e parceiros institucionais, reforçando o papel do artista como ponte entre arte, arquitetura e pensamento contemporâneo.

“O ateliê é uma extensão do meu processo. Um lugar para testar limites do material, do tempo e do olhar. São Paulo oferece o ritmo e a energia necessários para essa nova fase”, afirma Benites que  prepara novas exposições institucionais para 2026 no Brasil, exposições e projetos em Miami durante a Art Basel Miami Beach ainda neste ano  e sua participação  em eventos beneficentes da Cruz Verde e Gerando Falcões em dezembro.

Barbacena acende as luzes do Sonho de Natal 2025 nesta sexta-feira

0

Spoiler das luzes do Sonho de Natal – Barbacena 2025 – Divulgação/Visite Barbacena.

Barbacena está prestes a inaugurar a temporada natalina em grande estilo com o acendimento das luzes do Sonho de Natal 2025 – O Natal do Amor, realizado pela Prefeitura de Barbacena e CDL – Barbacena. O marco que dá início à magia natalina acontece nesta sexta-feira, 14 de novembro, às 19h, com início na Praça do Rosário, localizada no centro da cidade, e promete encantar o público, transformando o município mineiro em um cenário mágico e repleto de emoção.

Este ano, o tema “O Natal do Amor” reforça os sentimentos de fé, esperança, união e solidariedade. O Secretário de Cultura e Turismo de Barbacena, Alexandre Braga, destaca a importância do evento para a cidade. “O acendimento das luzes é muito mais do que o início do Natal: é um momento especial, que conecta as pessoas e ilumina a cidade com o espírito natalino. Queremos proporcionar à comunidade e aos visitantes uma experiência que toque o coração de todos”, disse.

Serão milhares de pontos de luz pela cidade, decorações temáticas, árvores de Natal, espetáculos e a presença icônica do Papai Noel. “O público pode esperar momentos marcantes, cheios de luz e emoção, que exaltam o espírito natalino de forma única. A programação, que divulgaremos em breve. Está repleta de atrações para toda a família”, afirma o Diretor de Turismo e Eventos, Giovane Tavares.

Serviço:

Acendimento das luzes do Sonho de Natal Barbacena 2025 – O Natal do Amor

Quando: Sexta-feira, 14 de novembro, às 19h

Onde: Praça Dom Silvério ( Rosário) , Rua Quinze de Novembro,  Jardim Municipal – Centro de Barbacena

 

Sonho de Natal Barbacena 2025 – O Natal do Amor

Decoração natalina: 14/11 a 06/01

Programação artística: 13/12 a 24/12

Mais informaçõeswww.instagram.com/@visiteBarbacena

Realização: Prefeitura de Barbacena e CDL – BARBACENA

O Brasil saiu do mapa da fome, mas ainda há muito a fazer! Campanha de Natal da LBV leva alimentos a famílias em vulnerabilidade social em todo o país.

0

Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o Brasil saiu do mapa da fome. A informação consta do relatório “O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo (SOFI) 2025”, divulgado em julho deste ano.

Não estar nesse indicador é um grande avanço, mas a realidade ainda exige bastante atenção: 50,2 milhões de brasileiros (23,7% da população) não têm condições de pagar por uma alimentação saudável; 35 milhões de pessoas enfrentam dificuldades para se alimentar adequadamente; e 2,5% vivem em risco de subalimentação, consumindo menos calorias do que o necessário para uma vida saudável — situação caracterizada como insegurança alimentar crônica ou com acesso insuficiente a alimentos. Nos casos mais graves, significa passar um dia inteiro, ou mais, sem comer.

Esse progresso só foi possível graças à soma de esforços do poder público, da sociedade e de inúmeras organizações da sociedade civil que atuam na linha de frente contra a fome, levando alimentos a famílias que vivem em periferias, bolsões de pobreza, além de comunidades distantes dos grandes centros urbanos.

Solidariedade que transforma vidas
A Legião da Boa Vontade (LBV) é uma dessas muitas entidades. Todos os dias, em mais de 80 unidades de atendimento no Brasil, a LBV desenvolve serviços, programas e ações que garantem proteção social, acesso à educação de qualidade, capacitação de jovens e adultos para o mundo do trabalho, além da oferta de refeições prontas e lanches. Também distribui benefícios como cestas de alimentos, cestas verdes (com frutas, legumes e verduras) e kits pedagógicos, promovendo inclusão social, redução das desigualdades e combate à pobreza e à fome.

Para fortalecer essas iniciativas, a Legião da Boa Vontade realiza sua tradicional Campanha Natal Permanente da LBV — Jesus, o Pão Nosso de cada dia! que assegura alimento às famílias justamente no período de dezembro e janeiro, quando aumentam as despesas nos lares e muitas crianças deixam de receber a merenda escolar. A meta é arrecadar doações para montar e entregar mais de 40 mil cestas de alimentos em mais de 200 municípios brasileiros, auxiliando famílias atendidas pela Instituição e por entidades beneficiadas.

Como doar:
Doe quantas cestas puder, acessando o site www.lbv.org.br. Faça uma contribuição de qualquer valor pela chave via PIX Solidário: natalpermanente@lbv.org.br; ou entregue sua doação em uma das unidades da LBV (consulte: www.lbv.org.br/enderecos).

Brasal promove campanha solidária de Natal em prol da Casa do Menor Nova Canaã

0

O Instituto +Brasal e a Brasal Incorporações iniciam mais uma edição da campanha “Troca de Sorrisos – Natal”, uma ação que reafirma o compromisso da empresa com a solidariedade e o cuidado com a comunidade.

Até o dia 10 de dezembro, quem quiser proporcionar um Natal mais alegre e acolhedor às crianças atendidas pela Casa do Menor Nova Canaã pode doar brinquedos, calçados e roupas infantis. O ponto de coleta está localizado no Espaço Brasal, na Av. Vinhedos, 1.100, Bairro Jardim Karaíba.

Cada doação tem o poder de transformar vidas e espalhar alegria. Além das contribuições dos colaboradores da Brasal, toda a comunidade está convidada a participar — afinal, a solidariedade se torna ainda mais forte quando é compartilhada. Amigos, familiares e qualquer pessoa interessada podem entregar suas doações diretamente no ponto de coleta.

“O Natal é um momento especial de renovação e generosidade. Acreditamos que pequenas ações podem gerar grandes transformações, e é com esse espírito que realizamos o ‘Troca de Sorrisos’. Queremos inspirar nossos colaboradores, parceiros e a comunidade a se unirem nessa corrente do bem, levando alegria e esperança às crianças que mais precisam”, destaca Gabriela Zago, Coordenadora de Marketing da Brasal Incorporações.

A Brasal reforça que as doações devem ser de itens novos ou em bom estado de conservação, para que cada presente chegue com dignidade, carinho e o verdadeiro espírito natalino.

Mais do que arrecadar doações, a campanha “Troca de Sorrisos – Natal” é um convite para cultivar empatia, esperança e união. Cada gesto solidário contribui para transformar o Natal de muitas crianças e fortalecer o vínculo entre empresa, colaboradores e comunidade.

Período da campanha: 10/11 a 10/12
Ponto de coleta: Espaço Brasal – Av. Vinhedos, 1.100, Bairro Jardim Karaíba
Instituição beneficiada: Casa do Menor Nova Canaã