segunda-feira, novembro 24, 2025
Início Site

Hapvida e Bemobi anunciam parceria para pagamentos digitais no setor de saúde

0

A Hapvida, maior empresa de saúde integrada da América Latina, anuncia parceria estratégica com a Bemobi, líder nacional em soluções especializadas de pagamentos, para agilizar, de forma digital, a quitação dos boletos por parte de seus quase 16 milhões de beneficiários. O acordo agora firmado prevê início de implementação no primeiro trimestre de 2026.

Para modernizar a jornada de pagamentos dos clientes Hapvida e torná-la mais integrada e eficiente, a iniciativa visa a digitalizar e a aprimorar a experiência nos segmentos de Odonto, Saúde, além da venda de serviços em hospitais e clínicas. Ao ano, são processados mais de R$ 28 bilhões em pagamentos.

Por meio do Bemobi Pay, os clientes poderão realizar pagamentos avulsos ou configurar a recorrência de suas mensalidades e interagir por canais como o aplicativo móvel Hapvida, portal web, WhatsApp e Smart POS.

A iniciativa faz parte do plano abrangente de modernização da companhia e amplia as conveniências dentro do ecossistema próprio. “Essa parceria marca mais um passo na nossa jornada de transformação digital e reforça o compromisso da Hapvida em tornar a experiência do beneficiário cada vez mais simples e fluida. Em breve, passaremos a oferecer múltiplas formas de pagamento, do cartão de crédito recorrente às carteiras digitais e ao WhatsApp, substituindo gradualmente o modelo tradicional baseado apenas em boletos”, afirma Luccas Augusto Adib, CFO e VP de Tecnologia da Hapvida.

A plataforma da Bemobi oferecerá pagamentos online por cartão de crédito e Pix, além de alternativas inovadoras como Click to Pay, Wallets, Google Pay e Apple Pay. Com tecnologia de vanguarda para o setor de saúde, essa abordagem garantirá maior flexibilidade, acessibilidade e conveniência aos beneficiários.

O projeto inclui ainda orquestração de pagamentos, tokenização avançada, além de prevenção à fraude.

“Estamos muito animados com essa parceria com a Hapvida, que reforça nossa liderança em soluções de pagamentos e contas digitais nos setores de serviços essenciais recorrentes”, diz Pedro Ripper, cofundador e CEO da Bemobi.

Sobre a Hapvida
Com 80 anos de experiência, a Hapvida é hoje a maior empresa de saúde integrada da América Latina. A companhia, que possui mais de 73 mil colaboradores, atende 16 milhões de beneficiários de saúde e odontologia espalhados pelas cinco regiões do Brasil.

Todo o aparato foi construído a partir de uma visão voltada ao cuidado de ponta a ponta, a partir de 86 hospitais, 78 prontos atendimentos, 363 clínicas médicas e 305 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Dessa combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

Sobre a Bemobi
Nascida no Brasil, mas com atuação global, a Bemobi é uma empresa de tecnologia B2B2C, que simplifica a jornada digital do cliente para empresas de serviços. Suas plataformas SaaS (Software as a Service) integram pagamentos, microcrédito e cross-sell de assinaturas de forma fluida, garantindo interações mais ágeis e conectadas ao dia a dia dos consumidores. A Bemobi atua, hoje, em parceria com mais de 1.500 empresas em diversos setores, como telecomunicações, distribuição de energia, educação e finanças espalhadas por 60 países ao redor do mundo. A Bemobi emprega mais de 800 funcionários. Sua política de gestão de pessoas já foi reconhecida com diversos prêmios. Para mais informações, acesse: ri.bemobi.com.br.

Grupo Carbel expande atuação e inaugura Carbel Omoda Jaecco em Uberlândia

0

O Grupo Carbel, tradicional ecossistema do varejo automotivo e de soluções de mobilidade de Minas Gerais, inaugurou na terça-feira (18/11) a nova concessionária Carbel Omoda Jaecoo em Uberlândia (MG). O evento, realizado na avenida João Naves de Ávila, 5881, reuniu clientes, autoridades e jornalistas para apresentar ao público regional uma estrutura moderna, sofisticada e alinhada ao que há de mais avançado em veículos híbridos e elétricos.

Durante a cerimônia, o CEO do Grupo Carbel, Pedro Guimarães, ressaltou a importância da expansão da empresa no Triângulo Mineiro. “Já estávamos em Uberlândia com o Carbig.com, que ganhou nova instalação. Agora estamos trazendo a mais moderna concessionária da região, porque acreditamos no valor e no potencial local”, afirmou. Segundo ele, a chegada da Carbel Omoda Jaecoo representa a união entre inovação, tecnologia e atendimento premium em um mercado cada vez mais promissor.

Logo após, Felipe Schwerendt, gerente regional de vendas da Omoda Jaecoo, destacou a relevância da parceria. “Para nós, da Omoda Jaecoo, a parceria com o Grupo Carbel representa um casamento estratégico e muito sólido. Já construímos juntos uma trajetória de sucesso em Belo Horizonte, e avançar agora para Uberlândia é um passo natural e extremamente importante na expansão da marca no Brasil”.

A expansão para Uberlândia marca um passo decisivo na estratégia de interiorização do Grupo Carbel, que vem avançando para além da capital mineira com foco em mercados de alta relevância econômica e potencial de consumo. Somente com a loja conceito no Uberlândia Shopping e com o stand de vendas no Center Shopping há alguns meses, a Carbel Omoda Jaecoo alcançou o segundo maior market share do país, resultado que evidencia a força da marca, a receptividade dos consumidores da região e a consolidação da cidade como um polo estratégico para o crescimento nacional da empresa.

A relevância da inauguração para o desenvolvimento do município também foi destacada pelo prefeito de Uberlândia, Paulo Sérgio Ferreira, que enfatizou o alinhamento da marca aos valores e políticas locais de inovação. “Somos uma cidade que valoriza a mobilidade sustentável, com inovação e tecnologia. A Carbel Omoda Jaecoo vem para reforçar este conceito em Uberlândia”, declarou.

Estrutura moderna e impacto econômico local
Com um investimento de aproximadamente R$ 10 milhões, a Carbel Omoda Jaecoo de Uberlândia está instalada em um espaço que já conta com 2.000 m² de área construída e previsão de expansão para quase 3.000 m². A unidade priorizou fornecedores da própria cidade, fortalecendo a economia local e gerando mais de 45 empregos diretos e indiretos.

O diretor da Carbel Omoda e Jaecoo, Thiago Maia, agradeceu a equipe local e reforçou o compromisso da unidade com a experiência do cliente. Em um gesto simbólico, convidou os colaboradores ao palco para reconhecer o trabalho de preparação da concessionária. “Essa concessionária foi projetada para oferecer uma experiência premium completa, alinhada ao padrão de excelência da marca”, disse.

Tecnologia e eficiência definem o portfólio da Omoda Jaecoo
Reconhecida por unir inovação, design arrojado e soluções voltadas à sustentabilidade, a Omoda Jaecoo reúne em Uberlândia alguns dos modelos mais avançados do mercado. O Omoda E5, totalmente elétrico, destaca-se pela condução silenciosa e pela autonomia de até 345 km, além da função V2L, que permite usar a bateria de 61,1 kWh como fonte externa de energia.

Já o Omoda 5, nas versões Luxury e Prestige, combina motor turbo e propulsor elétrico em um sistema híbrido pleno com 224 cv, garantindo performance, economia e até 1.000 km de autonomia total.

Para quem busca ainda mais sofisticação, o Omoda 7 oferece um conjunto híbrido plug-in de 279 cv e autonomia de até 1.200 km, com itens premium como tela central de 15,6” e som Sony. Fechando o portfólio, o Jaecoo 7 SHS aposta no conceito “Super Híbrido”, entregando 339 cv, forte torque e até 79 km de rodagem exclusivamente elétrica.

Sobre o Grupo Carbel
O Grupo Carbel  é um dos principais ecossistemas de varejo automotivo e soluções de mobilidade de Minas Gerais. Com 56 anos de história e atuação em Belo Horizonte, Contagem e Uberlândia, traduz confiança em cada experiência automotiva. Representa 12 marcas de concessionárias com soluções completas na venda de veículos zero quilômetro e assistência técnica, além de operar negócios que atendem toda a jornada automotiva — seminovos, assinatura, locação, seguros, consórcio, peças e serviços técnicos avançados.

As concessionárias do Grupo estão distribuídas por unidades: Audi Belo Horizonte; Banzai Honda (Contorno/Prado e Pampulha – BH); Carbel BYD (Savassi, Carlos Luz – BH e Contagem); Carbel Japão Nissan (Barão Homem de Melo e Contorno – BH); Carbel Korea Hyundai (São Francisco – BH); Carbel Omoda Jaecco (Prado – BH e Uberlândia); Carbel Volkswagen (Savassi e Prado – BH); Leapmotor Strada (Barão – BH); Strada Fiat (Pampulha e Linha Verde – BH); Strada Jeep (Pampulha e Contorno/Prado – BH); e Strada Ram (Contorno/Prado – BH).

O ecossistema se completa com o Centro de Distribuição de Peças, responsável por vendas em varejo e atacadode peças automotivas; a rede de seminovos Carbig.com, com 12 lojas em Belo Horizonte, Contagem e Uberlândia; o Consórcio Grupo Carbel; a UseCar, dedicada à locação, assinatura de veículos e terceirização de frotas; a corretora de seguros Pêssego.com; e o Supercenter, o maior centro técnico de funilaria e pintura de Minas Gerais.

Crianças e jovens do EMCANTAR Social apresentam-se dia 24 de novembro às 19h30 na CDL Uberlândia

0

O EMCANTAR Social realiza, neste mês de novembro, as apresentações de encerramento das atividades do Ponto de Cultura – Termo de Compromisso Cultural nº 521/2024, do Edital Ponto de Cultura de Uberlândia.

As apresentações tem o intuito de compartilhar com a comunidade o trabalho e desenvolvimento dos participantes das oficinas que aconteceram semanalmente ao longo de todo o ano na sede das Creches Comunitárias Associadas de Uberlândia (CCAU), no bairro Jardim Canaã.

No último dia 18, a apresentação aconteceu em evento beneficente na sede da CCAU Canaã. Já a próxima agenda é no dia 24 de novembro às 19h30 na CDL Uberlândia.

“Será um momento de celebração muito importante para as crianças e jovens que participaram das atividades”, afirma Ana Lopez, coordenadora do EMCANTAR Social que também estará no palco juntamente com os demais integrantes do Grupo EMCANTAR.

“Fazemos questão de estar no palco ao lado das crianças, abrindo esse caminho de transformação através da arte”, reforça Lopez.

Criado para reconhecer e fortalecer iniciativas culturais que já acontecem nas comunidades, o programa Ponto de Cultura integra o Programa Cultura Viva, política pública do Governo Federal em parceria com municípios, que valoriza o protagonismo dos agentes culturais locais. A política foi institucionalizada pela Lei Cultura Viva (Lei nº 13.018/2014), e tornou-se uma das mais bem-sucedidas experiências de gestão compartilhada entre Estado e sociedade civil, sendo referência internacional.

“Para nós que já desenvolvemos mais de 100 projetos sociais, cada um tem uma importância diferente e, neste caso, temos muito orgulho de fazer parte dessa rede que soma mais de quatro mil pontos de cultura em todo o Brasil e têm papel central na democratização do acesso à cultura”, diz Lopez.

Reconhecido pelo trabalho contínuo de impacto sociocultural, o EMCANTAR se destaca pela inovação pedagógica – consolidada na Pedagogia do Encantamento, metodologia própria utilizada nas oficinas que inspira práticas de ensino, expressão artística e cidadania. Para quem quiser conhecer, a proposta está sistematizada no livro disponível em www.emcantar.org/pedagogiadoencantamento.

SOBRE O EMCANTAR

Fazer arte e encantar pessoas! É assim que a Cia. Cultural EMCANTAR combina Cultura e Educação, porque acredita que a arte tem o poder de encantar e inspirar as pessoas a vivenciar seus potenciais. Com duas frentes de atuação – o Grupo EMCANTAR e o EMCANTAR SOCIAL – a companhia realiza produções artístico-culturais e projetos sociais de formação para infância e juventude. Em quase três décadas, já alcançou cerca de um milhão de pessoas, por meio de espetáculos, discos, livros, filmes e oficinas com crianças, adolescentes, educadores e pessoas da comunidade. Ao todo, são mais de 100 projetos desenvolvidos, além de 10 títulos e premiações. Em 2020, publicou o livro Pedagogia do Encantamento, que sistematiza as metodologias e práticas culturais educativas desenvolvidas ao longo de sua jornada. Para saber mais, acesse: www.emcantar.org

Tendência de imóveis compactos se consolida nas grandes cidades brasileiras

0

A paisagem urbana das grandes cidades confirma uma transformação no mercado imobiliário: a consolidação dos apartamentos compactos. Longe de serem sinônimo de baixa qualidade, essas unidades menores são uma resposta estratégica das construtoras a um novo perfil de morador que prioriza localização privilegiada e a otimização do espaço.

A tendência é comprovada por dados nacionais. Segundo o último levantamento do Índice FipeZAP, imóveis de um dormitório registraram a maior valorização do mercado imobiliário brasileiro nos últimos 12 meses, com aumento de 9,44% nas vendas e 14,36% na locação. Sobre os interessados, o perfil de público é variado: de jovens profissionais e estudantes a casais sem filhos, investidores e nômades digitais

De acordo com a vice-presidente da CMI/Secovi-MG (Câmara do Mercado Imobiliário e Sindicato da Habitação de Minas Gerais), Flávia Vieira, em Belo Horizonte, esse segmento apresentou crescimento nos últimos anos, principalmente pela demanda por imóveis mais acessíveis e bem localizados (próximos a regiões bem equipadas com prédios comerciais, hospitais, universidades) e uma clientela diversificada, que inclui jovens profissionais e investidores. “A valorização tende a ser positiva em função da escassez de terrenos e da preferência por projetos modernos e bem localizados; a projeção para os próximos anos é de manutenção dessa tendência”, afirma Flávia.

Ela explica que os imóveis compactos correspondem a um risco mais diluído e, desde que bem localizados, tendem a valorizar, sempre a depender do desempenho da economia. “Somados a rentabilidade dos aluguéis, a valorização dos imóveis e o baixo risco, é uma opção interessante aos investidores, que devem  sempre estar atentos ao mercado”, destaca a vice-presidente da CMI/Secovi-MG.

Um levantamento do Banco Central e da Caixa Econômica Federal aponta um encolhimento de 12,75% na área média dos imóveis financiados desde 2018. Em São Paulo, o mercado de compactos já domina a oferta, onde mais de 80% dos lançamentos atuais possuem menos de 42 metros quadrados.

Para atender a esses potenciais moradores e investidores, as construtoras têm cada vez mais apostado em apartamentos flexíveis e funcionais também em Belo Horizonte. “A decisão de investir no nicho de apartamentos com metragens menores reflete uma forte demanda de mercado ditada tanto pelas restrições de espaço físico da cidade quanto pelo novo modo de viver. As pessoas hoje buscam otimizar espaços porque ficam menos em casa, dedicam-se mais a viagens e atividades externas e priorizam as áreas de lazer mais completas desses empreendimentos”, comenta Aurélio Rezende, gerente comercial da Somattos Engenharia.

Segundo Rezende, o público-alvo é vasto e inclui jovens profissionais, novas configurações familiares e, principalmente, investidores. O gerente reforça que o investimento em compactos da incorporadora também segue a linha do alto padrão. “Apartamentos com áreas reduzidas não significa baixa qualidade no padrão dos empreendimentos. A Somattos tem construído empreendimentos com altíssima qualidade construtiva, com acabamos de alto padrão, conceitos de áreas comuns excepcionais que propiciam o máximo de conforto para o morador”, ressalta.

Empreendimentos como o Home Residence, no Santa Efigênia com e o  Lumina, no Santo Agostinho, foram os primeiros da Somattos no segmento, ambos com metragens de 40 a 73 metros quadrados. Com boa aceitação no mercado, a construtora continuou a investir no segmento.

O Flow, na Savassi, foi projetado no conforto, na praticidade e na qualidade de vida. O prédio com 24 andares oferece apartamentos de um e dois quartos com metragens de 40 a 70 metros quadrados. O empreendimento oferece serviços de coworking, minimercado, espaço para armazenar delivery (tipo locker, com senha e refrigeração), lavanderia compartilhada, bike sharing, vaga para carregar carro elétrico, além de estacionamento rotativo com manobrista. No rooftop, além de uma bela vista da capital mineira, o morador terá uma área para lazer com piscina climatizada, lounge de festas, com cozinha e bar, espaço gourmet com terraço, ambiente para massagem, academia e sauna.

Recentemente, a Somattos também investiu no disputado mercado de compactos de São Paulo com o lançamento do Brisea Moema Studios. O residencial oferece studios de 24 a 56 metros quadrados, projetados para quem valoriza praticidade, conforto e mobilidade. Ele está a apenas duas quadras da avenida Ibirapuera e do Parque das Bicicletas e próximo ao Parque Ibirapuera.

O Brisea Moema preserva o conceito Somattos de construção: um empreendimento de alto luxo com localização estratégica. Segundo o Relatório de Compra e Venda Quinto Andar, Moema possui o quarto metro quadrado mais valorizado da capital. Além disso, um estudo publicado pelo Estadão em 2024, classificou Moema como o bairro com o melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de São Paulo.

Mais recentemente, a Somattos também lançou um empreendimento com características especiais no Vale do Sereno, em Nova Lima, o Mirá. Com apartamentos a partir de 48 metros quadrados, o Mirá foi uma aposta da incorporadora em uma das regiões mais nobres da cidade.

“O Mirá tem um grande potencial para quem deseja morar em uma localização estratégica perto de tudo, como também para investidores. A convenção de condomínio permite a locação de curta duração e isso valoriza ainda mais o empreendimento. O Vale do Sereno é a bola da vez do mercado imobiliário. A rede hoteleira na região não é ampla e há vários prédios comerciais. Existe uma demanda muito grande para a locação na região para quem deseja morar próximo ao trabalho. Ele é um produto muito diferenciado numa área de expansão e crescimento da cidade”, completa Aurélio Rezende.

Torre Catharina: inovação urbana e sucesso de vendas 

Quem também aposta no segmento de imóveis compactos de alto padrão é o Grupo EPO, empresa que atua há mais de 33 anos no mercado imobiliário. O último lançamento da empresa neste perfil foi o Torre Catharina, empreendimento misto localizado no coração do Vale do Sereno. Com apartamentos de 1 quarto de 54m² e 2 suítes de 87m², o projeto surpreendeu o mercado ao atingir 100% das unidades reservadas em menos de 48h após o pré-lançamento, demonstrando a força da demanda por residências bem localizadas, modernas e conectadas ao entorno.

Mais do que um edifício, o Torre Catharina representa uma nova forma de viver a cidade. O empreendimento foi concebido sem muros, com uma ampla praça pública integrada à sua base comercial, estimulando o convívio e a integração com quem mora e trabalha na região. O projeto é assinado pelo renomado arquiteto Gustavo Penna e alia vida urbana e natureza, com vista privilegiada para as montanhas e um paisagismo assinado pelo escritório Natureza Urbana.

Os diferenciais do empreendimento reforçam o conceito de qualidade de vida: piscinas cobertas e descobertas climatizadas, quadra de beach tennis, academia, playground, pet place, espaços gourmets integráveis, além do Espaço Vista, um mirante no terraço com uma das mais belas vistas do Vale do Sereno.

De acordo com Guilherme Santos, vice-presidente do Grupo EPO, o sucesso do Torre Catharina se explica pela inovação do projeto. “Queremos ressignificar a ocupação dos espaços urbanos e despertar nas pessoas o sentimento de pertencimento ao local. O edifício cria um ponto de encontro para a comunidade, algo raro na região, com áreas abertas e arborizadas que convidam à convivência”, destaca.

O executivo reforça ainda que morar em um apartamento compacto pode, sim, ser sinônimo de viver bem e com conforto, desde que o projeto seja pensado de forma inteligente e com alto padrão de qualidade.

“O tamanho não define a experiência de morar. O verdadeiro conforto vem do bom aproveitamento dos espaços, do design inteligente, da localização estratégica e da oferta de lazer e serviços que facilitam o dia a dia — e é exatamente isso que o Torre Catharina proporciona. O Vale do Sereno, também é um exemplo desse novo modo de viver: um bairro planejado que integra moradia, trabalho, lazer e comércio em harmonia, colocando as pessoas e a relação com o meio ambiente no centro de tudo”, afirma Guilherme Santos.

O empreendimento também se diferencia pela integração inteligente entre uso residencial e comercial, com acessos independentes, halls exclusivos e duas entradas — uma pela Rua das Acácias e outra pela Alameda Oscar Niemeyer, garantindo mobilidade e praticidade aos moradores.

Com investimento estimado em R$ 293 milhões, o Torre Catharina reforça o protagonismo do Vale do Sereno como uma das regiões mais valorizadas e desejadas de Nova Lima e simboliza o avanço do conceito de morar bem em espaços inteligentes, conectados e sustentáveis.

Últimos dias para aproveitar a 28ª BH Restaurant Week com releituras da cozinha italiana

0

Edição reúne mais de 45 restaurantes e oferece menus completos a preços fixos  

 

Termina no próximo dia 23 (domingo) a 28ª BH Restaurant Week, edição que convida o público a percorrer os sabores da Itália. Esta é uma ótima oportunidade para aproveitar o feriado (20) e vivenciar uma experiência gastronômica completa. Mais de 45 estabelecimentos prestigiados da capital mineira oferecem menus exclusivos (entrada, prato principal e sobremesa) a preços fixos.  

Os menus são divididos nas categorias Tradicional, Plus e Premium. Os valores no almoço partem de R$54,90 no menu Tradicional, R$68,90 o Plus e R$89,00 o menu Premium. O jantar sai a R$69,90 no Tradicional, R$89,90 na categoria Plus e R$109,00 o Premium. Importante lembrar que a cada menu consumido, os clientes têm a chance de fazer a diferença doando R$2,00 para o Hospital da Baleia, uma instituição de referência em saúde em Minas Gerais (saiba mais em www.hospitaldabaleia.org.br | @hospbaleia).  

 

Selecionamos algumas opções do circuito que trazem releituras criativas e saborosas de clássicos da cozinha italiana – reconhecida pelo frescor, simplicidade e técnicas ancestrais.  

 

Vasto: cestinha de salmão (uma das entradas de almoço e jantar), almôndegas que levam no preparo gordura de black angus, servidas com molho marinara sobre espaguete (um dos pratos principais de almoço), espaguete com camarão (um dos pratos principais de almoço), mini brigadeiro com morango e biscoito (uma das sobremesas de almoço e jantar). 

 

68 Pizzeria: pizza vegetariana zucchina e pesto (um dos pratos principais de almoço e jantar), risotto de radicchio com prosciutto de parma e mel (um dos pratos principais de almoço e jantar). 

 

Café com Letras: fettuccine ao creme trufado de cogumelos (um dos pratos principais de jantar), gelado de kiwi com sorbet de tangerina (uma das sobremesas de almoço). 

 

Cantina Piacenza: filé em cubos com del plin de queijo canastra (um dos pratos principais de almoço).  

  

Dirceu Restaurante e Butiquin: verrine de sonho de valsa (uma das sobremesas de almoço e jantar). 

Todos os restaurantes participantes e menus estão disponíveis no site (restaurantweek.com.br). Bebidas, couvert e serviço não estão incluídos no valor dos menus. Consulte no site do festival os restaurantes com reserva obrigatória, seus horários e quem vai servir menu week no feriado. *Curta e acompanhe as novidades: @restaurantweekbrasil.  

Parcerias de sucesso 

 

A Belo Horizonte Restaurant Week é uma realização da Brasil Restaurant Week, conta com o apoio do iFood e harmonização dos vinhos Del Maipo Wines and Gourmet. As parcerias de mídia são Weooh, @belohorizontemg e D Mídia. O hotel oficial é o San Diego Suits Lourdes e o Hospital da Baleia é a instituição beneficiada. 

 

Restaurantes participantes:  

 

Menu Tradicional: Cozinha do Euller, Dona Maria Gastrobar, La Vinícola – Lourdes, La Vinícola – Savassi, Querida Jacinta. 

 

Menu Plus: Badejo, Bordô Gastro Vino, Café com Letras – Savassi, Coco Bambu – Shopping Anchieta, Cozinha Brahma – Shopping Del Rey, Cozinha De Fogo Wals – BH Shopping, Dirceu Restaurante e Butiquin, Dumanga Comidaria, Esquina Santê, Indian Gourmet, Nonna Carmela, Olegário – Jardins, Olegário – Lourdes, Olegário – Pátio, Olegário – Vila da Serra, Orsay Restaurante, Picco Restaurante, Uluru Café – Afonso Pena, Uluru Café – Pátio Savassi, Vasto, Vino! Buritis, Vino! Cidade Nova. 

 

Menu Premium: 68 Pizzeria, A2 Bistrô, Amy Wine Bar, Ancho, Bar Ideal, Benvindo, Cantina Piacenza, Casa Gusto, Do Peixe Restaurante, El Mai, Elis Bar, Jirau Gastrobar, Kanpai – Culinária Japonesa, Marília Pizza Bar, Ninetto Trattoria, O Jardim, Olga Nur, Osteria Via Emilia, Taberna Livorno, Udon Mercure. 

 

Sobre a Restaurant Week 

 

Presente em mais de 20 cidades brasileiras, a Brasil Restaurant Week é, há 18 anos, um dos principais e mais esperados festivais gastronômicos do mundo. O objetivo é criar oportunidades e acesso à boa gastronomia, movimentando e aquecendo esse mercado em períodos de baixa sazonalidade. Assim, durante o evento, os principais restaurantes preparam um menu especial, temático, com harmonizações diferenciadas e valor fixo para levar aos clientes experiências prazerosas. 

 

Serviço: 28ª Belo Horizonte Restaurant Week  

Quando: Até 23/11 

Menu Tradicional: R$54,90 almoço, R$69,90 jantar 

Menu Plus: R$68,90 almoço, R$89,90 jantar  

Menu Premium: R$89,00 almoço, R$109,00 jantar 

Ação Social: + R$2 para o Hospital da Baleia por menu week 

www.restaurantweek.com.br | @restaurantweekbrasil  


Foto: Eduarda Simão

Saca de café do Cerrado Mineiro é vendida por R$ 200 mil e quebra recorde nacional

0

A noite de 19 de novembro entrou para a história da cafeicultura brasileira. Durante o 13º Prêmio Região do Cerrado Mineiro (RCM), realizado em Uberlândia (MG), uma saca campeã da categoria Cereja Descascado, produzida por Eduardo Pinheiro Campos, da Fazenda Dona Nenem, em Presidente Olegário, foi arrematada por R$ 200 mil — o maior valor já pago por uma saca de café em um leilão nacional.

O lance vencedor foi dado pelo consórcio formado por Expocacer, Veloso Green Coffee, Marex e Nucoffee, que destacou a excelência e o potencial dos cafés de origem controlada do Cerrado Mineiro. O segundo maior lance, de R$ 100 mil, foi feito pela Louis Dreyfus Company, que adquiriu o café campeão da categoria Natural, produzido pela Agropecuária São Gotardo Ltda. — reforçando o crescente interesse do mercado pelos cafés da região.

Conduzido por Mauro Lúcio dos Santos, da Investbras, o Leilão Solidário movimentou um total de R$ 562 mil, com média total por saca de R$ 62.444,44, reunindo nove lotes das categorias vencedoras do prêmio e consolidando a Região do Cerrado Mineiro como referência em qualidade, inovação e valorização da origem. Cerca de 40% do valor arrecadado (224.800,00), será destinado ao projeto Escola de Atitude, iniciativa que incentiva a formação cidadã de jovens nas comunidades produtoras.

Maior vencedor da história do Prêmio Região do Cerrado Mineiro, Eduardo Pinheiro Campos afirma que o trabalho da Fazenda Dona Nenem é guiado pela busca contínua por qualidade e inovação.  “É uma honra e um orgulho enorme para nossa equipe alcançar esse resultado. Eles são quem realmente colocam a mão na massa; nós apenas orientamos o caminho para chegar a esse nível de excelência. A emoção é muito grande, porque são muitos anos de trabalho, conquistas e prêmios. Ao longo das 13 edições do prêmio, estivemos no pódio 11 vezes, o que mostra a consistência da nossa trajetória e o compromisso permanente com a qualidade”.

“Celebrar o recorde nacional deste leilão justamente no ano em que completamos 20 anos como Indicação Geográfica reforça a força da nossa Região. Isso é resultado de uma construção coletiva envolvendo produtores, cooperativas e parceiros, e demonstra que o Cerrado Mineiro segue liderando o movimento de valorização, origem controlada e qualidade no Brasil”, destaca Juliano Tarabal, diretor executivo da Federação dos Cafeicultores do Cerrado.

Os melhores cafés da safra 2025/2026
A cerimônia premiou os cafés mais bem pontuados nas categorias Natural, Cereja Descascado, Fermentado e Doce Cerrado Mineiro, com notas acima de 80 pontos, classificação que reconhece os grãos como cafés especiais. As amostras foram batizadas pela barista Maryana Castro, reforçando o prestígio e a identidade dos cafés do Cerrado Mineiro.

Categoria Doce Cerrado Mineiro
1º lugar: Maristela de Souza Teixeira Silva – Carmocer
1º lugar: Livian Cristina Rodrigues Carneiro – MonteCCer
1º lugar: Agropecuária São Gotardo Ltda – Coopadap
1º lugar: Adib Cecílio Domingos – Coocacer
1º lugar: Pedro Humberto Veloso – Carpec
1º lugar: Guima Café – Expocacer

Categoria Fermentado
1º lugar: Carla Poliana da Silva Oliveira (Carmocer) – 90,52
2º lugar: Marcelo Assis Nogueira (Carmocer) – 89,82
3º lugar: Edson Luiz Ignácio (Carpec) – 89,77

Categoria Natural
1º lugar: Agropecuária São Gotardo Ltda (Coopadap) – 90,41
2º lugar: Fernando Seiti Nishikawa (Coopadap) – 90
3º lugar: Gustavo Andrade Alvarenga (GRE Café Região de Araxá) – 89,41

Categoria Cereja Descascado
1º lugar: Eduardo Pinheiro Campos (Expocacer) – 90,59
2º lugar: Agropecuária São Gotardo Ltda (Coopadap) – 90
3º lugar: Maria Soraia Guimarães (Expocacer) – 89,18

Reconhecimento e impacto social
Além de premiar os melhores cafés, o evento também celebrou práticas sustentáveis e iniciativas de impacto positivo. O Troféu Atitude Sustentável foi concedido ao produtor Claudio Nasser de Carvalho, da Auma Cafés, pelo projeto LABORATÓRIO VIVO – Ciência e equilíbrio em movimento, em reconhecimento às boas práticas ambientais e de manejo responsável.

Já o Troféu Escola de Atitude destacou o projeto “Os Encantos da Região do Cerrado Mineiro: Os Sabores, As Riquezas e As Belezas”, desenvolvido pela Escola Municipal Henriqueta Cassimira de Menezes, inscrito pela cooperativa Carpec, por sua contribuição à educação e ao fortalecimento comunitário.

Edição histórica: recorde de inscrições e estreia do novo protocolo internacional
A edição de 2025 também bateu recorde de participação, com 714 amostras inscritas, reflexo do engajamento crescente de cooperativas e produtores com a Denominação de Origem Cerrado Mineiro.

Outro destaque foi a estreia do CVA (Coffee Value Assessment) — novo protocolo de avaliação criado pela Specialty Coffee Association (SCA). Aplicado pela primeira vez no Brasil, o método traz mais precisão, consistência e transparência às análises sensoriais e foi usado na categoria “Doce Cerrado Mineiro”, lançada este ano para valorizar os cafés de perfil mais adocicado.

“A introdução do CVA coloca o Cerrado Mineiro em um novo patamar de referência internacional. Essa inovação reafirma a liderança da nossa região em qualidade, governança e sustentabilidade”, ressalta Gláucio de Castro, presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado.

Sobre a Região do Cerrado Mineiro
Primeira Denominação de Origem (DO) para café reconhecida no Brasil, a Região do Cerrado Mineiro abrange 55 municípios, cerca de 250 mil hectares cultivados, sendo 100 mil irrigados, e responde por aproximadamente 6 milhões de sacas por safra — o equivalente a 25,4% da produção mineira e 12,7% da produção nacional. A região reúne 4.500 produtores certificados e é referência global em rastreabilidade, governança e sustentabilidade.

O 13º Prêmio Região do Cerrado Mineiro é promovido pela Federação dos Cafeicultores do Cerrado, com o apoio do Sebrae Minas, das cooperativas Carmocer, Carpec, Coocacer Araguari, Coopadap, Expocacer e MonteCCer, e das associações ACA, Acarpa, Amoca, Appcer, Assocafé, Assogotardo e GRE Café – Região de Araxá, além do patrocínio das empresas Syngenta, C6 Bank, Sicoob, Pinhalense e Rabobank.

Hapvida amplia protagonismo em pesquisa clínica e reforça presença no cenário global

0

A Hapvida, maior empresa de saúde integrada da América Latina, avança, de forma decisiva, no âmbito da pesquisa clínica e da inovação em saúde. Com um banco robusto de clientes e uma das maiores bases potenciais de participantes de estudos clínicos do país, a companhia amplia sua capacidade de integrar pesquisas estratégicas internacionais e fortalecer parcerias com instituições de referência.

Recentemente, a empresa participou de uma missão científica no Reino Unido, visitando centros de excelência, como o Manchester University NHS Foundation Trust e o William Harvey Research Institute, em Londres. A iniciativa reforça a estratégia da Hapvida de conectar o ecossistema brasileiro às principais redes globais, acelerando o acesso a terapias avançadas e fomentando acordos científicos de alto impacto.

Segundo Rodrigo Sardenberg, diretor nacional de Pesquisa e Desenvolvimento da Hapvida, a expansão internacional tem como alicerce o forte compromisso da empresa com ciência e ética. “A pesquisa clínica é a ponte entre a descoberta científica e a vida real dos pacientes. Estar ao lado de instituições como o NHS e a IQVIA reforça nosso compromisso de ampliar o acesso à inovação com qualidade, segurança e impacto populacional”, afirma.

Pesquisa clínica como motor de inovação e parcerias estratégicas
A Hapvida tem trabalhado fortemente na consolidação de sua atuação em pesquisa clínica, destacando-se como um dos principais players do setor no Brasil. Sua extensa carteira de clientes, aliada à abrangência nacional, posiciona a companhia como um parceiro atrativo para estudos clínicos de grande escala, qualificando-a para colaborar com instituições globais e participar de pesquisas estratégicas.

A empresa segue rigorosamente as diretrizes éticas e legais, alinhada à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo a segurança e a privacidade dos dados dos pacientes. Para Sardenberg, esse modelo cria um ambiente sólido e confiável.

 “Nosso compromisso é aliar ciência e ética para transformar o futuro da saúde. A pesquisa clínica oferece caminhos promissores e amplia a capacidade de firmar parcerias estratégicas que fortalecem todo o setor de saúde”, reforça.

Expansão internacional com impacto local
A missão científica ao Reino Unido representa um novo capítulo na atuação global da Hapvida. Além de conhecer tecnologias e metodologias utilizadas em polos de pesquisa avançados, Sardenberg apresentou os progressos da área de pesquisa da Hapvida a lideranças acadêmicas, cientistas e executivos do setor. No último ano, a empresa mais que dobrou o número de artigos publicados em revistas científicas indexadas, passando de sete em 2024 para quinze até outubro de 2025: um reflexo da maturidade de sua governança e da evolução de sua capacidade analítica.

A companhia também tem se destacado por parcerias estratégicas, como a colaboração com a Liga Contra o Câncer, que amplia o acesso de pacientes a terapias avançadas, especialmente em áreas de alta complexidade, como a oncologia. “Essas iniciativas fortalecem o papel do Brasil como ambiente fértil para estudos clínicos e criam oportunidades de colaboração que impulsionam a inovação e o desenvolvimento científico”, reitera Sardenberg.

A força da ciência e o futuro da saúde
Para Sardenberg, a pesquisa clínica representa mais que um processo técnico: é a união entre ciência, ética e humanidade. Ao integrar o Brasil às principais redes globais de inovação e contribuir com um dos maiores bancos de clientes do país para viabilizar estudos clínicos estratégicos, a Hapvida reafirma seu compromisso de transformar descobertas científicas em soluções acessíveis e concretas para a população.

Lucas Cordeiro integra o corpo de jurados da Academia do Prêmio Multishow 2025

0

O produtor cultural Lucas Cordeiro, de Uberlândia (MG), foi convidado para compor o corpo de jurados da Academia do Prêmio Multishow 2025, uma das mais importantes celebrações da música brasileira. O convite, pelo segundo ano consecutivo, reforça seu reconhecimento nacional dentro da indústria musical. A cerimônia está marcada para o dia 9 de dezembro, no Riocentro, no Rio de Janeiro, com transmissão do Multishow e das plataformas do Grupo Globo.

Lucas é fundador da produtora Stage Dive, agência musical especializada em venda de shows, e um dos idealizadores do Festival Timbre, o maior festival de música do interior de Minas Gerais e referência em curadoria e fortalecimento da música independente. Sua seleção para o colegiado de jurados o coloca ao lado de profissionais de destaque do mercado fonográfico brasileiro, como jornalistas, produtores, músicos e especialistas de diversas regiões.

Em publicação nas redes sociais, ele comemorou o convite e contou que, no ano passado, havia sido selecionado, mas acreditou se tratar de um golpe.
“Recebi este mesmo convite e acreditei que era golpe”, brincou. Na ocasião, por conta de imprevistos durante a produção de um evento, ele não conseguiu confirmar sua participação a tempo. “Após uma saga tremenda, consegui enfim contribuir para selecionar os concorrentes do Prêmio, que em breve estarão disponíveis para voto popular”, destacou.

Como funciona a Academia do Prêmio Multishow
A Academia é formada por profissionais convidados diretamente pelo Multishow, não havendo processo público de inscrição. Os membros são responsáveis por duas etapas centrais do prêmio:

  1. Indicação dos artistas e obras que irão compor a lista oficial de concorrentes;
  2. Votação técnica e confidencial, que define os vencedores da maior parte das categorias — atualmente, cerca de 18 delas.

A avaliação leva em conta critérios técnicos e artísticos, incluindo qualidade, inovação, impacto cultural e relevância para a cena musical. Outras cinco categorias são decididas por voto popular.

Diversidade e representatividade no Prêmio
Desde sua criação, o Prêmio Multishow busca refletir a pluralidade da música brasileira. Por isso, a composição da Academia inclui profissionais de diferentes regiões, perfis, vivências, identidades e trajetórias, garantindo que distintos olhares contribuam para o processo de avaliação.

A importância do reconhecimento
Criado em 1994, o Prêmio Multishow é hoje uma das maiores vitrines da música nacional, reunindo performances, presenças marcantes e artistas consagrados e emergentes. A participação de Lucas Cordeiro reforça o impacto crescente da cadeia da música em Uberlândia e do trabalho desenvolvido por produtores, artistas, eventos e iniciativas voltadas ao fortalecimento do cenário independente regional.

Com a confirmação de seu nome no colegiado de 2025, Uberlândia passa a ter mais um representante contribuindo diretamente para a construção de uma das premiações mais relevantes do país.

Festival Muvuquinha 2025: da dor à resistência, um movimento que transforma vidas

0

O Festival Muvuquinha celebra sua terceira edição no próximo dia 20 de novembro de 2025, a partir das 9h, no Campo do Morro Velho, transformando a dor vivida por seus idealizadores em um movimento nacional de resistência e solidariedade no Dia da Consciência Negra.
Criado pelos irmãos Carlos Miguel e Carlos Eduardo, o projeto nasceu após um episódio de racismo sofrido nas dependências do estádio Mineirão, uma violência que, em vez de gerar silêncio, foi convertida em ação. Hoje, o Muvuquinha se consolida como um dos projetos sociais mais inspiradores da cidade, priorizando a erradicação da fome, a promoção da dignidade e o fortalecimento de comunidades vulneráveis.
Ao longo de suas edições, o festival mobilizou mais de 100 voluntários e beneficiou mais de 350 pessoas. O projeto foi reconhecido com o Prêmio de Honra ao Mérito Legislativo “José Gomes Pimenta – Dazinho”, concedido pela Câmara Municipal de Nova Lima, e apresentado ao Comitê de Diversidade da Petrobras, reforçando o compromisso com o acesso a alimentos seguros e nutritivos.
Para arrecadar recursos e viabilizar a edição de 2025, os organizadores realizaram a venda do Tropeirão, reforçando o modelo de sustentabilidade e engajamento comunitário do projeto. Além disso, fecharam parcerias importantes, como a presença da Comissão de Igualdade Racial da OAB, que oferecerá atendimento jurídico gratuito aos participantes da festa. Outro destaque é a Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, por meio da Liga Acadêmica Saúde da População Negra (LASPONE). Com o apoio de diversos profissionais da área da saúde, o festival contará com uma equipe completa para ações de promoção da saúde, atenção integral e segurança para crianças, jovens e famílias.
E a sociedade é convidada a participar. Doações de alimentos básicos poderão ser entregues no dia do festival ou nos pontos de coleta espalhados pela cidade, divulgados no Instagram oficial do projeto.
O Festival Muvuquinha prova que resistência não é silêncio: é ação, união e compromisso com dignidade. Uma celebração que transforma dor em força coletiva e cada gesto de solidariedade em luz para um futuro mais justo.

PROGRAMAÇÃO
Local: Campo do Morro Velho (rua Lauro Magalhães Santeiro, 1331, Cristais, Nova Lima)
Data: 20 de novembro de 2025 (quinta-feira – feriado)
Horário: A partir das 9h
9h – Abertura dos portões
9h20 – Abertura dos estandes
10h – Brincadeiras de rua
12h – Aulão de beat dance
13h – Show de personagens (Mickey, Stitch e convidados)
13h40 – Show com a banda Chukaka
14h – Recreação infantil
14h30 – Apresentação do Grupo Humaitá
15h – Encerramento

Crédito: Divulgação

Grupo Arruda no Casarão Firmino

0

Nesta quinta-feira, Dia 20 de Novembro, em que todos os 26 estados, os 5.570 municípios brasileiros e o Distrito Federal celebraram o feriado do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Tem um evento para celebrar data que marca a morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares. O Casarão do Firmino, símbolo de resistência e luta celebra a data com um super show do Grupo Arruda que neste ano completa 20 anos de carreira. A festa tem na abertura do Samba da Tia Zélia, além da DJ Nicolle Neumann e Jorge Jeronymo na apresentação.

O Casarão abre a partir das 16h, com Chopp 0800/liberado das 16h às 17h30.

A maior casa de samba do país tem entrada COLABORATIVA. o frequentador contribui com quanto pode ou acha que deve pagar. Mais informações, dúvidas, aniversários, chame no Whatsapp através do número (21) 99826-2068. Classificação: 18 anos.

Sobre o Grupo Arruda:
É uma história de fé, ancestralidade e paixão inabalável. O Grupo Arruda celebra em 2025 o seu Jubileu de Porcelana: duas décadas de exaltação ao samba. O que começou como um encontro espontâneo e visceral, forjado no coração do Rio de Janeiro, em frente à histórica quadra da Estação Primeira de Mangueira, hoje está consolidado como um dos mais renomados e respeitados conjuntos da Música Popular Brasileira. A gênese de um movimento cultural, que rapidamente ganhou o nome místico de “Pagode da Arruda”, remonta a 2005. Na acolhedora barraca da Tia Zezé, em frente à casa da histórica Dona Neuma de Mangueira, da qual o fundador e líder, Gustavo Carvalho, o “Palmito”, é sobrinho. E, quando se bebe na fonte com dedicação e humildade, dificilmente os caminhos não se abrem. Ainda que sem grandes pretensões, centenas de pessoas se reuniam na época, protegidas pelos galhos de arruda que os seus integrantes carregavam – um talismã contra a negatividade e um símbolo da boa energia que permeia a roda. Até hoje, uma marca registrada, os galhinhos em um vaso de arruda são distribuídos a cada música nos shows como um símbolo de identidade e pertencimento. De um reduto de comunidade, o Arruda ascendeu para conquistar os palcos mais nobres do Brasil e já ultrapassa as fronteiras nacionais para turnês pela América do Sul e Europa. As missões do grupo são a de levar alegria ao público e também tornar a vida de quem assiste o show mais leve. O Arruda tem por ideologia o combate aos preconceitos musical, racial, de gênero, religioso, além da desigualdade social.

Sobre o Casarão do Firmino
Sobre a Casa, um “Palácio do Samba”, como é popularmente conhecido, localizado no berço da boemia carioca, no bairro da Lapa, entre o Centro e a zona sul do Rio de Janeiro, o Casarão do Firmino é conhecido pelas tradicionais rodas de samba que reúnem grandes nomes do cenário musical, pessoas de todos os cantos do Rio de Janeiro, além de turistas brasileiros e estrangeiros.

O idealizador do Casarão é o empresário Carlos Firmino, de 42 anos, que dá nome ao espaço cultural, que ocupa uma área coberta e ampla, de fácil acesso, situada na efervescência cultural do Rio. O Casarão também é símbolo de resistência. Os eventos buscam resgatar a essência do samba, com entradas gratuitas ou colaborativas, em que cada frequentador contribui se quiser e com quanto puder. O principal objetivo é manter vivo o ritmo que mexe com pessoas do mundo inteiro.

“Amarra a marimba e espalha a fofoca!” O bordão já é uma marca. A expressão criada por Carlos Firmino para divulgar as atrações do Casarão, hoje, é repetida por artistas e frequentadores assíduos do espaço mais concorrido da boêmia Lapa. E não apenas a frase ganhou fama. A fila que se estende pela rua da Relação e toma a calçada da esquina, na Lavradio, reforça que Palácio do Samba é ponto de encontro de cariocas e turistas.

Aliás, o local parece estar mesmo na moda. É cada vez mais comum encontrar no estacionamento decorado – são samambaias, lâmpadas, placas e pinturas que celebram orixás e homenageiam Nelson Mandela – atores, atrizes, jornalistas, influenciadores digitais e grandes nomes do mundo do samba. Recentemente, Moacyr Luz, Xande de Pilares, Pique Novo, Sombrinha, Feyjão, Jorge Aragão passaram pela casa.

Vinny Santa Fé, Délcio Luiz, Gabriel da Muda, Nego Álvaro, Toninho Geraes e Serginho Meriti também estão sempre presentes e são sinônimo de sucesso de público. O grupo Arruda é outra atração que atrai fãs de todos os cantos da cidade, assim como o Pagode da Beta, potência dessa geração que não deixa o samba morrer.

SERVIÇO:
Show em homenagem ao Dia da Consciência Negra- Grupo Arruda.
Abertura fica por conta do Samba da Tia Zélia, além da DJ Nicolle Neumann e Jorge Jeronymo na apresentação.
Data: 20 de Novembro , quinta-feira
Local: Casarão do Firmino
Endereço: Rua da Relação, 19- Lapa/ Centro do Rio.
Horário: A partir das 16h, com Chopp 0800/liberado das 16h às 17h30.
Entrada: COLABORATIVA. o frequentador contribui com quanto pode ou acha que deve pagar.
Mais informações, dúvidas, aniversários, chame no Whatsapp através do número (21) 99826-2068.
Mais informações: 21 97278-6881.
Classificação: 18 anos