2ª edição do projeto “Educação em Cena” encerra Circuito de Exibições com estreia geral em Uberlândia

A exibição será gratuita e traz curtas com narrativas autorais de crianças, jovens e adultos de instituições das cidades

0

O projeto “Educação em Cena”, em sua segunda edição, convida o público para a exibição geral e roda de conversa que marca o encerramento do seu Circuito de Exibições. O evento ocorrerá na Sociedade Médica de Uberlândia no próximo dia 19 de novembro (quarta-feira), às 19h, com entrada gratuita para todos os públicos.

O Circuito de Exibições, que teve início em 10 de novembro, realizou quatro pré-estreias nas instituições contempladas pelo projeto. As sessões foram realizadas no CCAU Canaã (10/11), CCAU Planalto (12/11), Comunidade Vida (12/11) e SESC (14/11). A exibição final na Sociedade Médica apresentará os trabalhos produzidos e promoverá um debate sobre o processo criativo.

O evento de encerramento culminará na exibição dos curtas-metragens produzidos pelos participantes e incluirá uma roda de conversa para que o público possa debater o processo criativo, as narrativas desenvolvidas e o impacto da produção audiovisual nas comunidades.

Para Janaina Moura, gestora de comunicação do Educação em Cena, “o Circuito de Exibições de 2025 é fruto de um processo contínuo e gradual de levar educação e cultura por meio do audiovisual. Desde 2024, temos ampliado o alcance, capacitando cada vez mais jovens e adultos a transformarem seus celulares em ferramentas de expressão autoral. O resultado desta edição demonstra que a metodologia do ‘Educação em Cena’ tem estimulado a produção de narrativas autênticas, consolidando a visibilidade e a credibilidade do projeto como uma força de transformação social e cultural em Uberlândia”, afirma.

Além dos curtas-metragens produzidos pelos participantes do projeto , a exibição geral do dia 19/11 incluirá o documentário ‘Reescrevendo a Vida‘. O documentário é o resultado do projeto ‘Filme processo resultado de oficinas de audiovisual para adultos do Programa EJA’, viabilizado pela Lei Paulo Gustavo.

O projeto da LPG teve como proponente Janaina Moura (gestora de comunicação do ‘Educação em Cena’) e contou com Ady Torres (proponente do ‘Educação em Cena’) na função de produtora executiva. Assim como o ‘Educação em Cena’, o projeto da LPG também é vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura de Uberlândia.

Sobre o projeto “Educação em Cena”
Após o sucesso de sua primeira edição em 2024, o projeto “Educação em Cena” retornou em agosto de 2025 propondo uma nova jornada pelo audiovisual. A iniciativa aposta no potencial das redes sociais como ferramentas de expressão, formação e troca cultural entre adolescentes, jovens e adultos de Uberlândia.

Na prática, o projeto contemplou quatro instituições da cidade: CCAU – Creches Comunitárias Associadas de Uberlândia (Bairro Canaã), CCAU – Creches Comunitárias Associadas de Uberlândia (Bairro Planalto), Comunidade Vida e SESC Uberlândia com oficinas que incluíram roteiro, captação e edição de vídeos feitos com celular, além de palestras e rodas de conversa. Os participantes foram capacitados a transformar suas vivências e identidades em conteúdos relevantes, explorando a linguagem digital com propósito.

Seguindo o formato da edição anterior, o trabalho culmina na produção de curtas-metragens de até 5 minutos, sendo um por instituição. O objetivo é estimular a produção autoral e fortalecer o vínculo entre educação, cultura e tecnologia, promovendo a diversidade e trocas culturais no ambiente digital.

No ano passado, com o incentivo do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC) e da Lei Paulo Gustavo,  o projeto Educação em Cena  levou as oficinas de audiovisual para 5 OSCs e 1 escola pública de Uberlândia.

Ao todo, seis instituições foram contempladas com a iniciativa, sendo duas no primeiro semestre (ABC do Glória e Periferarte) e 4 no segundo semestre ( CCAU Canaã, Instituto Vamos Crescer, Projetos Sociais Estação Vida e Programa Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Professor Eurico Silva.

“O sucesso das pré-estreias comprova o engajamento dos nossos alunos e a potência do audiovisual como ferramenta de inclusão e aprendizado. Ao longo das edições, o ‘Educação em Cena’ tem superado objetivos, conquistado mais empresas e instituições apoiadoras e com isso o projeto amplia o seu alcance e capacita cada vez mais jovens e adultos a descobrirem suas vozes,  expressarem suas narrativas plurais, e assim construírem uma cultura digital mais rica e consciente. Concluímos 2025 com a certeza de que o projeto fortalece o vínculo entre cultura e comunidade, e a expectativa de que este trabalho continue a promover o protagonismo digital e o diálogo cultural em Uberlândia. Convidamos  todos para conferir o resultado deste processo na nossa estreia geral, dia 19/11, na Sociedade Médica”, destaca Ady Torres, Idealizadora e Coordenadora do projeto.

Serviço
Evento: Estreia Geral e Roda de Conversa do Circuito de Exibições “Educação em Cena”
Data: 19 de novembro de 2025 (Terça-feira)
Horário: 19h
Local: Sociedade Médica de Uberlândia
Entrada: Gratuita

Financiamento, Apoio e Incentivo
O projeto “Educação em Cena” é viabilizado com recursos do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC), vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura de Uberlândia. Conta ainda com o apoio do Instituto Algar, Sociedade Médica de Uberlândia e Close Comunicação.