Projeto Manutenção EMCANTAR celebra talento de crianças e jovens em apresentações públicas

Destaque para os espetáculos com entrada franca no Cine Teatro Nininha Rocha (10/11) e na Oficina Cultural (26/11), abertos à comunidade de Uberlândia

0

Chegou o momento mais esperado do ano! As crianças e adolescentes participantes do Projeto Manutenção EMCANTAR 2024 sobem ao palco para mostrar todo o talento, o aprendizado e o encantamento que floresceram ao longo das oficinas artísticas. As apresentações públicas acontecem em diferentes espaços da cidade, com destaque para os espetáculos no Cine Teatro Nininha Rocha, no dia 10 de novembro, às 19h30, e na Oficina Cultural, no dia 26 de novembro, às 19h30, ambos com entrada franca.

Com realização do EMCANTAR Social e patrocínio do Instituto Algar, por meio do Programa Transforma e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, o projeto envolveu cerca de 180 crianças e adolescentes em oficinas regulares e gratuitas ao longo do ano de regiões de baixo aparelhamento cultural.

Nesta última etapa, trouxe uma novidade que deu novo ritmo às criações: a linguagem da percussão, incorporada ao trabalho coletivo de composição de canções — uma vivência que uniu corpo, som e expressão em experiências transformadoras.

Segundo Ana Lopez, coordenadora do EMCANTAR Social, mais do que um espaço de aprendizado artístico, o Projeto Manutenção EMCANTAR é um território de afetos, onde o desenvolvimento humano acontece por meio da arte, da brincadeira e das relações construídas nas oficinas. “Cada gesto, cada som e cada riso se transformam em parte de um processo criativo coletivo, que valoriza o potencial de cada participante”, diz.

Para a gerente do Instituto Algar, Carolina Toffoli, “as apresentações públicas do projeto representam muito mais do que um encerramento. Elas são a celebração de um percurso de descobertas, vínculos e conquistas, que merecem ser prestigiadas por toda a comunidade”.

Confira a programação completa das apresentações:

  • Maria Lobato – 30/10/2025 (qui), às 19h
    R. Ângelo Cunha, 25 – Laranjeiras
  • E.E. Mario Porto – 04/11/2025 (ter), às 14h
    R. Golã, 407 – Jardim Canaã
  • Cine Teatro Nininha Rocha – 10/11/2025 (seg), às 19h30 — entrada franca
    Pç. Prof. Jacy de Assis, s/n – Centro
  • E.E. Hercília Martins Rezende – 11/11/2025 (ter), às 14h
    R. Prof. Inácio Castilho, 405 – Pampulha
  • CCAU – 18/11/2025 (ter), às 19h
    R. Lídia, 1316 – Canaã
  • Oficina Cultural – 26/11/2025 (qua), às 19h30 — entrada franca
    Praça Clarimundo Carneiro, 204 – Centro
  • E.M. Dona Alexandra Pedreiro – 01/12/2025 (seg), às 14h
    Av. Nájla Alípio Abrão, 365 – Santa Luzia

SOBRE O EMCANTAR – www.emcantar.org

Fazer arte e encantar pessoas! É assim que a Cia. Cultural EMCANTAR combina Cultura e Educação, porque acredita que a arte tem o poder de encantar e inspirar as pessoas a vivenciar seus potenciais. Com duas frentes de atuação – o Grupo EMCANTAR e o EMCANTAR SOCIAL – a companhia realiza produções artístico-culturais e projetos sociais de formação para infância e juventude. Em quase três décadas, já alcançou cerca de um milhão de pessoas, por meio de espetáculos, discos, livros, filmes e oficinas com crianças, adolescentes, educadores e pessoas da comunidade. Ao todo, são mais de 100 projetos desenvolvidos, além de 10 títulos e premiações. Em 2020, publicou o livro Pedagogia do Encantamento, que sistematiza as metodologias e práticas culturais educativas desenvolvidas ao longo de sua jornada.

SOBRE INSTITUTO ALGAR
O Instituto Algar tem o papel de concentrar e fortalecer as ações sociais que contribuem para transformar vidas e gerar impacto nos locais em que o grupo Algar atua. Por meio de programas que reforçam a educação, o esporte, a cultura e o voluntariado, há mais de 20 anos a instituição trabalha para cuidar do próximo e contribuir para uma sociedade melhor. São milhares de vidas impactadas diariamente pelas ações do Instituto que englobam formações para preparação de jovens para o mercado de trabalho, oferecimento de atividades no contra turno escolar para crianças em organizações sociais parceiras, capacitação de educadores e o incentivo e criação de oportunidades para associados do Grupo participarem de ações sociais por meio do trabalho voluntário.