Jovens apresentam trabalhos desenvolvidos ao longo da formação em evento na Escola da Cidade
O Programa Empreendedorismo para Jovens Autistas, realizado pelo NEEPE – Núcleo de Estudos em Empreendedorismo e Pequenas Empresas da FAGEN – Faculdade de Gestão e Negócios da UFU – Universidade Federal de Uberlândia, em parceria com a Escola da Cidade, encerra nesta sexta-feira (26) seu segundo módulo com a apresentação dos projetos desenvolvidos pelos participantes. O evento acontece às 17h, na Escola da Cidade, em Uberlândia.
Segundo a coordenadora do projeto, professora Márcia Freire de Oliveira, o percurso até aqui foi marcado por evolução e prática. “No primeiro módulo, os alunos puderam compartilhar e estruturar ideias, chegando cada um ao desenvolvimento de um projeto específico. Já no segundo módulo, trabalharam ferramentas de gestão com foco no amadurecimento da ideia de negócio, finanças e marketing, sempre com aulas muito práticas e dinâmicas”, explica.
Entre os trabalhos que serão apresentados, está o projeto Diversa Clothing, criado por Miguel Guerreiro Mesquita, que propõe a produção de camisetas com estampas ligadas à temática da neurodivergência. Além dele, há iniciativas nas áreas de culinária e outros segmentos, demonstrando a diversidade e criatividade dos jovens empreendedores.
O projeto também contou com a participação de vários professores da UFU, que contribuíram com a condução das aulas e oficinas, enriquecendo o processo de aprendizagem com diferentes perspectivas acadêmicas e práticas de mercado.
A experiência foi igualmente significativa para os monitores do programa. Maria Fernanda Rossato, estudante do quarto período de Administração, conta que a prática ampliou sua visão profissional. “No início achei muito desafiador, porque cada aluno exige uma abordagem particular. Mas, ao longo do processo, percebi que tenho habilidades para lidar com essas situações e isso me fez descobrir um talento que não imaginava ter”, relata.
Para Esther Guimarães, fundadora e diretora da Escola da Cidade, e ainda psicopedagoga especialista em neurodivergência, a iniciativa reforça o caráter pioneiro do projeto. “Esse trabalho cumpre seu propósito porque promove inclusão de uma forma ainda pouco comum. Além disso, é pioneiro ao auxiliar professores, educadores e estagiários a lidar com uma sala de aula diversa, o que enriquece a prática pedagógica e amplia a consciência sobre a importância da diversidade”, afirma.
Serviço
Encerramento do 2º módulo do Programa Empreendedorismo para Jovens Autistas
Local: Escola da Cidade – Uberlândia (MG)
Data: sexta-feira, 26 de setembro
Horário: 17h