Pedro Antônio lança “Outros Sóis” com um som que batizou de Rurbana

0

A modernidade e o campo se conectam neste novo trabalho. Artista já tem shows marcados para o mês de maio

A poesia em forma de música, a simplicidade e a beleza do campo, os causos antigos e as memórias que guardamos e criamos fazem um paralelo com a vida moderna, a solidão e a solitude. Entre o cheiro das rosas e os amores que temos ou inventamos, Pedro Antônio apresenta “Outros Sóis”

Lançando recentemente em todas as plataformas digitais, o artista continua musicando a sua poesia, trazendo a liberdade que muito se perdeu e a necessidade de vivermos outros sóis.

Presos em armadilhas que criamos, em casulos mais volumosos e cheios de purpurina. Contando um pouco da vida simples e as lembranças de um menino que corria sem preocupação em meio a terra e as grandes lendas do campo que ganham histórias e a imaginação das crianças, o artista coloca as suas memórias e a sua emoção a serviço da arte, colocando melodias em todas as suas fases da vida.

Assim temos cantigas, causos, saudade, sonhos, muita verdade e medos em um álbum que celebra toda força e encanto da música do sertão conectada com os anseios da modernidade.

O trabalho marca seu retorno aos discos após um hiato de oito anos desde o elogiado “Plantação de Estrelas”. Com distribuição pelo selo Kuarup e realização viabilizada pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Uberlândia (PMIC) — com patrocínio do Instituto Unimed Uberlândia e do Gran Executive Hotel —, o álbum é um mergulho profundo na pluralidade artística do autor.

“Estava sedento por mais um disco”, confessa Pedro. “O último já fazia oito anos. Senti que era hora de reunir essas canções feitas, especialmente, durante a pandemia, muitas delas em parcerias preciosas, e lançar ao mundo.”

Inicialmente planejado com 10 faixas autorais, “Outros Sóis” acabou se expandindo para 12 faixas. Ao perceber que a coesão entre os temas e estilos era impossível de alcançar com a variedade de músicas que tinha nas mãos, Pedro optou por abraçar a diversidade como conceito.

“Não encontrei uma unidade, uma espinha dorsal. Pensei: se hoje as pessoas ouvem as músicas de forma aleatória, por que não apostar na abrangência? Foi quando me veio o título: ‘Outros Sóis’. Cada sol seria uma nova perspectiva, uma nova influência, uma nova história.”

Essa pluralidade se manifesta tanto nas sonoridades quanto nas temáticas: o álbum passeia por músicas regionais, protestos poéticos e canções de amor, transitando entre o rural e o contemporâneo com naturalidade. O artista batizou esse estilo de música de Rurbana.

“Quando me perguntam qual o meu estilo, eu digo: Rurbano! Uma mistura de música urbana com tempero da roça. Gosto disso. É a minha verdade.”

“Outros Sóis” conta com parcerias de todo o Brasil, incluindo nomes como Pedro Ferreira (também produtor e maestro do álbum), Zé Alexandre, Renato Bertolini, Carlos Alberto Haddad, Levi Ramiro, Wellington de Faria, Álio Alfredo e Luiz Salgado, que também participa com voz e viola.

“Tem canção que fala de poliamor (‘Outros Sóis’) e outra que defende a fidelidade até o fim (‘Jardim Secreto’, lindamente interpretada por Tadeu Franco). É contraditório? Talvez. Mas é a vida também. É a minha escrita.”

Conheça um pouco mais sobre Pedro Antônio
Nascido em Paracatu. Começou na música aos 16 anos. Foi fundador do grupo Mina das Minas com o qual gravou dois discos e viajou pela Europa na década de 1990. Foi vocalista da música Terramérica de música andina com a qual ganhou vários prêmios no início dos anos 2000. Em 2011 lançou seu primeiro álbum solo. Carta ao Velho Rosa” Em 2016 o segundo Plantação de Estrelas.

Pedro Antônio é cantor de música brasileira, com 40 anos de carreira. Sua obra é inspirada no Cerrado Mineiro, nas obras de Guimarães Rosa e na MPB Regional.

Acumula premiações em diversos festivais pelo Brasil e já realizou turnês pela Europa. Participou de programas televisivos como “Som Brasil” (Rede Globo), Viola Minha Viola, Metrópoles e Sr. Brasil (TV Cultura).

Tem parcerias com grandes nomes da música como Zé Alexandre, Zé Geraldo, Consuelo de Paula, João Bá e seu projeto “Pedro Antônio convida” já trouxe à Uberlândia-MG Paulinho Pedra Azul, Lula Barbosa, Tadeu Franco, Celso Adolfo e muitos outros.

Agenda de shows
10.04 – Rio de Janeiro-RJ // Teatro BNDES
26.04 – Araguari-MG // Casa da Cultura
02.05 – Belo Horizonte // Bienal Mineira do Livro
03.05 – Ribeirão Preto-SP // Festival da Lua Cheia
04.05 – Uberlândia-MG // Evento Privado
10.05 – Uberlândia-MG // Teatro Nininha Rocha
02.06 – Uberlândia / Elicer Circuito Literário
21.06 – Altinópolis / Festival da Lua Cheia *TBC
12.07 – Uberlândia-MG // SESC *TBC
10.08 – Uberlândia-MG // Festival Timbre *TBC

Rede social
Streamings
Youtube
Insta