Brasfrigo chega aos 50 anos crescendo forte e liderando movimentação de produtos congelados na América Latina

0
DCIM100MEDIADJI_0118.JPG

Empresa do Grupo Bmg planeja crescer 17% em 2025 com reativação de complexo portuário e investimentos em inovação  

Brasfrigo celebra 50 anos de atuação apostando na inovação e na sustentabilidade para ampliar a liderança no setor de cargas congeladas na América Latina. A empresa, pertencente ao grupo mineiro Bmg, detém uma das mais robustas infraestruturas logísticas do mundo no setor, oferecendo serviços de armazenagem, movimentação e unitização de contêineres de produtos congelados destinados à exportação.

Presente em pontos estratégicos como Itajaí (SC) e Uberlândia (MG) e com atuação em 150 países, a Brasfrigo é literalmente um nome de peso no setor, com uma capacidade de armazenar 52 mil toneladas de produtos congelados, volume que deve crescer 17% em 2025, segundo projeta José Humberto Côrtes, diretor da empresa.

A unidade de Itajaí marca presença no Complexo Portuário e foi recentemente reativada, reforçando a posição da empresa no cenário logístico internacional. Na unidade, as câmaras frigorificadas operam a temperaturas de até -25°C, permitindo a movimentação mensal de mais de 70 mil toneladas de cargas no sistema “drive-cargo”.

“Os bons resultados da Brasfrigo são reflexo de uma trajetória pautada na inovação, na qualidade e na responsabilidade. Estamos prontos para continuar evoluindo, contribuindo para o desenvolvimento logístico do país e para um setor mais eficiente e sustentável”, afirma o diretor.

Côrtes lembra que a Brasfrigo é reconhecida mundialmente pelo compromisso com a tecnologia de ponta e qualidade. Um exemplo disso é a certificação BRCGS Storage & Distribution (S&D), com classificação “A” — o mais alto nível de excelência no segmento de armazenagem e distribuição.

Sustentabilidade como pilar estratégico

Além da excelência operacional, a Brasfrigo tem se destacado por suas práticas sustentáveis. Entre os projetos implantados está o sistema de reutilização da água do degelo, que proporciona uma economia de cerca de 900 mil litros de água por mês. Em 2019, a companhia foi reconhecida pelos 17 indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e recebeu o Selo Verde, reforçando seu compromisso com a responsabilidade ambiental.

De olho no futuro, a empresa segue investindo em tecnologia e modernização. Uma das novidades para 2025 é a migração para um novo sistema operacional, ainda mais seguro e com dados em tempo real, o que trará mais agilidade e precisão aos processos internos.

A empresa possui concessão da Receita Federal para operar como porto seco (Estação Aduaneira de Interior Frigorificada – EADIF) e abriga, em suas instalações, uma unidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), garantindo conformidade com os mais altos padrões sanitários e aduaneiros.