Espaço é um equipamento urbano de promoção de qualidade de vida para moradores e visitantes
Moradores e visitantes do bairro Granja Marileusa, na zona leste de Uberlândia, ganharam um novo equipamento urbano de qualidade de vida. A Praça das Paineiras foi inaugurada nesta quarta-feira (23) pela empresa que desenvolve o bairro e, em seguida, adotada pela Associação de Moradores e Empresas (AME), que será responsável por cuidar do espaço. Em um ano, foram entregues no bairro quatro espaços de convivência, lazer e prática de atividades físicas. Todos foram construídos pelo setor privado, mas são de uso público.
A inauguração, pela Granja Marileusa Desenvolvedora, contou com a presença dos secretários municipais de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Fabiano Alves, e de Gestão de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Dilson Dalpiaz, que representou o prefeito Paulo Sérgio Ferreira. Também estava presente o presidente de honra do Conselho de Administração do grupo Algar e presidente do Conselho de Administração do Granja Marileusa, Luiz Alberto Garcia. Ele tem uma estreita ligação com o bairro, onde nasceu e viveu a sua infância, local onde era a sede da fazenda da sua família.
Na ocasião, ele contou que, em sua juventude, a matriarca Maria Silva Garcia extraía do fruto das paineiras que dão nome à praça fibras (conhecidas popularmente como paina) para fazer travesseiros, um fato de gera um elo entre o passado e a modernidade atual do espaço e do bairro. “O Granja Marileusa não é só um projeto de urbanização. É um projeto de cidade, onde se vive, se trabalha e se diverte”, ressaltou Luiz Alberto Garcia.
A pedagoga Liliane de Melo Nicurgo, moradora do Granja Marileusa há 7 anos, ratifica a afirmação. Ela se mostra apaixonada pelo bairro e disse que toda a família usufrui da estrutura que o local oferece. Sobre a nova praça, ela afirmou que principalmente o filho de 12 anos vai aproveitar bastante o espaço.
A Praça das Paineiras é equipada com quadra poliesportiva, playground, áreas de convivência e um moderno paisagismo. O projeto foi feito pelo botânico e paisagista Ricardo Cardim, um dos maiores nomes da área, no Brasil. O que mais chama a atenção são as três paineiras adultas, de grande porte, plantadas na praça.
Curiosidade
Quem passa pelo local pode nem imaginar que as paineiras ali em destaque eram plantadas em outro lugar até três anos atrás. Em 2022, as árvores foram retiradas da sede da fazenda do comendador Alexandrino Garcia, no próprio Granja Marileusa, transportadas e plantadas na praça, no centro do bairro.
O projeto audacioso, do ponto de vista logístico, começou com a licença ambiental para que as árvores fossem arrancadas do local em que cresceram. Posteriormente, contou com o conhecimento de profissionais especializados para que o transplante fosse bem sucedido. Hoje, as delicadas flores cor-de-rosa começam a aparecer como sinal de que o projeto deu certo.
Painel artístico
O colorido e a perfeição dos traços do painel de grafite feito pelo artista Kim Ferreira, também chamam a atenção na Praça das Paineiras. Conforme explicou o artista, a obra, que tem 52 m de extensão por 3 m de altura, retrata a diversidade do bairro, onde a fauna, a flora e as famílias se encontram. O painel foi uma parceria com o Instituto Algar, que atua no desenvolvimento educacional, social e esportivo de jovens e crianças. O muralista Kim tem obras espalhadas por diversas cidades brasileiras.
Outros espaços
A população do Granja Marileusa passou a contar no último ano com outros três espaços públicos. Neste período, foram inaugurados o Recanto dos Ipês, um calçadão com paisagismo, com destaque para as mudas de ipês, áreas de convivência e pista de caminhada; o Espaço Viva, com playground e área de convivência; e o Espaço Pulse, com equipamentos de ginástica.
Todos estes locais são monitorados por câmeras de segurança 24h. “Tudo isso representa mais qualidade de vida para as pessoas, para se conectarem mais, viverem mais em comunidade”, afirmou o diretor-presidente da Granja Marileusa Desenvolvedora, Frederico Dias Marques.