Teste FeNO auxilia no diagnóstico e monitoramento da asma

0
Crédito: Márcio Martins

Exame disponível no Hospital Felício Rocho avalia a inflamação das vias aéreas e contribui para a personalização do tratamento

A asma é uma doença respiratória crônica caracterizada pela inflamação das vias aéreas, que afeta cerca de 20 milhões de brasileiros, de acordo com o Ministério da Saúde. Em Minas Gerais, estima-se que 10% da população adulta conviva com a condição. Entre os principais sintomas estão tosse, chiado, falta de ar e aperto no peito, frequentemente agravados por fatores como poeira, mofo, ácaros e poluição.

Para auxiliar no diagnóstico e acompanhamento da doença, o Hospital Felício Rocho passou a disponibilizar o teste FeNO (fração exalada de óxido nítrico). O exame é realizado por meio da análise do ar expirado e mede a quantidade de óxido nítrico nos pulmões, um marcador importante da inflamação associada à asma do tipo 2.

O procedimento é indicado, especialmente, para casos mais graves e contribui para um diagnóstico mais preciso da inflamação das vias respiratórias. Também permite o monitoramento da resposta ao tratamento e a prevenção de crises ao identificar alterações inflamatórias antes do surgimento dos sintomas. O procedimento é rápido, não invasivo, indolor e pode ser realizado em pacientes de todas as idades.

“O teste FeNO representa um avanço importante no cuidado com pacientes asmáticos, pois permite avaliar a inflamação das vias aéreas de forma objetiva e individualizar o tratamento com maior segurança e eficácia”, destaca o médico alergista e imunologista, Antônio Penido.

A realização do exame acontece no Centro de Alergia e Imunologia do hospital, na Avenida do Contorno, 9481, 3º andar. Informações e agendamentos podem ser feitos pelos telefones: (31) 3299-7865, (31) 3299-7870 ou (31) 3514-7000.