O MedimBox: tecnologia e humanização na adesão ao tratamento medicamentoso

0

O projeto, criado como forma piloto na UBS do Patrimônio, está sendo estudada para expansão em outras unidades de saúde gerenciadas pela Missão Sal da Terra.

A adesão ao tratamento medicamentoso é um dos grandes desafios na gestão da saúde, especialmente entre pacientes idosos que lidam com múltiplas condições crônicas e necessitam de diversos medicamentos diariamente. Mas e se houvesse uma solução que facilitasse esse processo, trazendo mais segurança e autonomia para os pacientes? Foi com esse olhar atento e sensível que a farmacêutica Dalva Luiza de Oliveira, Farmacêutica na UBS Patrimônio, desenvolveu o MedimBox, uma ferramenta que tem transformado a vida de muitos pacientes.

A história da dona Ana Maria Lopes, de 82 anos, ilustra bem esse impacto. Morando sozinha, ela enfrentava dificuldades para gerenciar sua medicação. Eram vários comprimidos diários, diferentes horários e a constante preocupação de tomar os medicamentos corretamente. Como resultado, sua glicemia estava descontrolada, e os riscos para sua saúde aumentavam.

Preocupadas com sua situação, a equipe de saúde da unidade de referência de dona Ana Maria sinalizou a necessidade de um acompanhamento farmacêutico mais próximo. Foi então que Dalva apresentou a Ana Maria o MedimBox com o intuito de ajudá-la com a medicação e, consequentemente, melhorar sua saúde.

O MedimBox é uma caixa organizadora que fraciona e individualiza os medicamentos do paciente conforme os dias e horários da prescrição médica. Cada dose vem embalada separadamente, com todas as informações necessárias para garantir a correta administração dos remédios. “A ideia surgiu da observação atenta às dificuldades que muitos pacientes enfrentam no dia a dia para aderir corretamente ao tratamento. Queríamos uma solução simples, eficaz e acessível, que trouxesse tranquilidade para os pacientes e seus cuidadores”, explica Dalva.

Por se tratar de uma ferramenta personalizada e que demanda tempo para confecção e manutenção, foram definidos critérios de inclusão para direcionar a construção do MedimBox. O projeto é destinado a pacientes com mais de 60 anos, alfabetizados, em situação de polifarmácia, que apresentaram dificuldades na adesão e gestão do tratamento, previamente identificadas por métodos aplicados pela equipe de saúde. Além disso, são contemplados aqueles que necessitam de apoio devido à falta de autonomia ou dificuldades do cuidador. Para receber o MedimBox, o paciente precisa atender a todos esses critérios, garantindo que a ferramenta seja aplicada às pessoas que mais necessitam desse suporte.

Com a nova organização, Ana Maria passou a tomar seus medicamentos corretamente, o que trouxe resultados surpreendentes. Em maio de 2024, suas aferições de glicemia variavam entre 138 mg/dL e 267 mg/dL. Com o uso do MedimBox e o suporte da equipe, em janeiro de 2025, após sessenta dias de adesão ao novo sistema, os números melhoraram significativamente: a glicemia passou a variar entre 108 mg/dL e 252 mg/dL.

A melhora não foi apenas nos exames, mas também na qualidade de vida de Ana Maria. Sentindo-se mais segura e confiante, ela relatou um maior bem-estar e redução das preocupações com sua saúde. “Achei a caixa muito eficiente, porque não preciso ficar procurando os remédios – já está tudo certo na caixinha. A gente vem, usa, e pronto! O que eu mais gostei é que tem um destaque na hora certa de tomar o remédio. Você só puxa, tira e toma, sem erro. Isso facilita demais!”, explica Ana Maria.

O caso de Ana Maria é apenas um dos muitos que mostram como a junção entre tecnologia, humanização e atenção farmacêutica pode fazer diferença na vida dos pacientes. O MedimBox é mais do que uma caixa organizadora de medicamentos; é uma ferramenta de cuidado e acolhimento, garantindo que cada paciente tenha a chance de viver melhor, com mais segurança e dignidade.