Em meio às ondas de calor, empresas apostam em áreas verdes e soluções sustentáveis nos empreendimentos para minimizar as altas temperaturas

0

Paisagismo e ventilação natural são algumas das soluções que baixam em até 5ºC a temperatura ambiente

As cidades enfrentam cada vez mais os desafios das mudanças climáticas, especialmente em uma região como a de Ribeirão Preto, que sofre com constantes ondas de calor extremo. No entanto, um estudo publicado recentemente na revista científica The Innovation, indicou que as áreas verdes podem diminuir em até 5ºC a temperatura no meio urbano, tornando-as um recurso fundamental para o planejamento sustentável dos empreendimentos.

A pesquisa, que contou com a colaboração de especialistas da Austrália, China, Estados Unidos, Reino Unido e Brasil, destacou que o impacto das altas temperaturas podem ser minimizado com a adoção das chamadas Áreas de Infraestrutura Urbana verde-azul-cinza (GBGIs, na sigla em inglês), que incluem jardins botânicos, parques verdes, rios e lagos, entre outros, combinando elementos naturais com estruturas urbanas.

Segundo a pesquisa, os jardins botânicos apresentam o maior impacto no resfriamento do ar, com até 5ºC, seguidos por áreas úmidas (até 4,9ºC) e paredes verdes (4,2ºC).

Em Uberlândia, o Grandverse Garden, empreendimento da Perplan, se destaca pelo conceito de gentileza urbana e um paisagismo diferenciado para atenuar as altas temperaturas. O projeto inclui pocket gardens e hortas, criando espaços arborizados que não só reduzem o calor, mas também incentivam o contato dos moradores com a natureza.

“Nosso compromisso é entregar empreendimentos que, além de sofisticados e funcionais, também colaborem para cidades mais equilibradas em meio às mudanças climáticas. Esse processo precisa ser inteligente, e integrar a natureza ao ambiente urbano é um dos caminhos mais eficazes para isso”, destaca Rafael Batista, Diretor de Incorporação da Perplan.

Sobre a Perplan
A Perplan completou 24 anos de história. Sediada em Ribeirão Preto, com foco nos estados de São Paulo e Minas Gerais, construiu um portfólio sólido e diversificado, totalizando mais de 40 empreendimentos lançados, mais de 7 mil unidades entregues e 6 milhões de m² de áreas urbanizadas.