Os artistas Ernane Fernandez e Bernardo Gondim trazem “Meu Amigo Pedro” e “Dança Enquanto Descoberta do Corpo”, respectivamente, para integrar a programação especial criada pela cia. de teatro de Uberlândia para celebrar a data
A programação em comemoração ao Dia Internacional do Teatro e Dia Nacional do Circo promovida pelo Grupontapé, cia. de teatro de Uberlândia-MG, recebe dois artistas de longa trajetória nas artes cênicas e na própria história do grupo: Ernane Fernandez, com a apresentação do espetáculo “Meu Amigo Pedro”, no dia 26 de março, e Bernardo Gondim, que ministra a oficina “Dança Enquanto Descoberta do Corpo”, nos dias 28 e 29 do mesmo mês. Os eventos serão realizados na sede do grupo (Rua Tupaciguara, 471, bairro Aparecida).
Além do talento e da relevância de seus trabalhos, Ernane e Bernardo compartilham uma amizade de longa data com o Grupontapé. As ações em parceria não só celebram o teatro, mas também reforçam os laços que unem os artistas e suas histórias.
“Meu Amigo Pedro” – uma viagem pelo universo de Raul Seixas
Criado no Casulo de Criação Teatral da Escola de Teatro Ernane Fernandez, o espetáculo “Meu Amigo Pedro” é inspirado na obra de Raul Seixas para construir uma dramaturgia original, mesclando realismo fantástico, drama e comédia. A peça acompanha Pedro, um trabalhador de repartição pública das décadas de 1970/1980, revelando suas angústias e frustrações diante de um mundo cada vez mais caótico e capitalista.
O espetáculo nasceu do desejo do grupo de explorar cenicamente a essência das músicas de Raul Seixas, resultando em um trabalho autoral e colaborativo, que percorreu todas as etapas da criação teatral – da escolha do tema à concepção da encenação.
A apresentação do espetáculo será nesta quarta-feira (26), na Escola Livre do Grupontapé, localizada na Rua Tupaciguara, nº 471, no bairro Aparecida. Os ingressos podem ser adquiridos por meio do Sympla, por meio do link: https://tr.ee/kREKb_kLZd. Idosos, estudantes e professores pagam meia entrada.
Sobre Ernane Fernandez
Ernane Fernandez é Mestre em Artes pela UFU, ator, diretor, cenógrafo, professor e produtor teatral. Ernane, é um dos nomes mais atuantes no teatro de Uberlândia. Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo, dedica-se à formação de novos artistas em sua Escola de Teatro Ernane Fernandez, onde conduz processos criativos baseados na experimentação coletiva. O trabalho do artista é marcado pela pesquisa dramatúrgica e pelo desenvolvimento de espetáculos que exploram diferentes linguagens e estilos.
Oficina “Dança Enquanto Descoberta do Corpo” promove imersão no movimento
A programação promovida pelo Grupontapé para celebração do Dia Internacional do Teatro encerra-se com a oficina “Dança Enquanto Descoberta do Corpo”, conduzida por Bernardo Gondim. Voltada para estudantes de dança e teatro interessados em criação autoral, a atividade propõe uma investigação sobre o corpo como ferramenta expressiva.
Os participantes serão guiados por uma série de jogos e exercícios focados na percepção do espaço, velocidade, equilíbrio, eixo, peso e tônus corporal. O objetivo é estimular o autoconhecimento do movimento, aperfeiçoando a linguagem cênico-corporal de cada artista. A oficina culmina em uma mostra de estudos aberta ao público.
A oficina será realizada na sexta (28), das 19h às 22h e sábado (29), das 9h às 12h e 14h às 18h, na Escola Livre do Grupontapé (Rua Tupaciguara, nº 471, no bairro Aparecida).
Podem participar, gratuitamente, estudantes de dança e teatro interessados em criação autoral (a partir de 14 anos). Nas datas, recomenda-se o uso de roupa leve, que possa sujar e não limite os movimentos. Inscrição pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfBNK1mPaYcn3By-3u50E7jsB-DifkSDNc5iB5APIBWheMVCg/viewform?usp=header
Sobre Bernardo Gondim
Bailarino, professor, produtor e gestor cultural, Bernardo Gondim construiu uma trajetória que transita entre dança, teatro e música. Formado na base da Uai Q Dança Cia, em Uberlândia, aprofundou sua pesquisa de movimento e criação cênica em processos com Irley Machado e no Grupontapé, onde iniciou sua profissionalização.
Em Belo Horizonte, integrou a Cia Clara de Teatro e a No Ar Cia de Dança, além de atuar como professor e criador independente. Atualmente, circula com seu solo de dança “Aptá”, dirigido por Anamaria Fernandes, e estuda Dança na UFMG. Seu trabalho investiga o corpo como linguagem expressiva, com abordagens que atravessam o teatro, a música e a literatura.
Outras atividades
As atividades fazem parte do projeto Grupontapé 30 anos: Balaio Popular – Circulação Triângulo Mineiro, contemplado no EDITAL LPG nº 09/2023, conforme proposta de nº 271979.
Além do espetáculo e da oficina, a programação do Grupontapé incluiu diversas atividades ao longo da semana:
25/03 – Roda de Danças Circulares Sagradas, às 19h30, na Escola Livre do Grupontapé
26/03 a 02/04 – Oficinas de Radionovela em Escolas
27/03 – Oficina de Brincadeiras
A programação completa está no perfil do Grupontapé, no Instagram: @grupontape.
Sobre a Escola Livre do Grupontapé
Com 30 anos de trajetória, o Grupontapé de Teatro é uma referência no teatro brasileiro e sua sede, situada no Bairro Aparecida, na cidade de Uberlândia, constitui-se desde 2001 um espaço de referência para as artes cênicas no Estado de Minas Gerais.
Hoje, o Grupo mantém o espaço por meio de recursos próprios e projetos que viabilizam a realização de atividades que em geral são oferecidas gratuitamente ao público ou com ingressos a preços populares. Segundo Kátia Bizinotto, coordenadora de projetos “manter um espaço teatral traz um custo elevado para o Grupo e por isso, todo apoio é bem-vindo para manter esse espaço em atividade continuada. Esta semana de atividades celebrativas só está acontecendo com a reunião de diversos projetos, em especial o de Manutenção do Grupontapé, que com o incentivo da Start Química por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.”
A iniciativa da celebração do Dia Internacional do Teatro e Dia Nacional do Circo reforça o compromisso do Grupontapé com a valorização da cultura popular e a promoção de experiências que unem arte e educação, cumprindo sua missão de promover o desenvolvimento humano por meio do teatro.