A iniciativa integra a campanha Outubro Rosa e beneficia 30 mulheres de Uberlândia
Neste mês de outubro, o Instituto Sabin oferece exames preventivos gratuitos para mulheres em situação de baixa renda, atendidas pelo Projeto Radiologia Solidária do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) e pela Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (APARU), em Uberlândia (MG). A ação irá contemplar 30 mulheres com acesso a exames de imagem, para prevenção contra o câncer de mama e outras doenças, visando promover os cuidados com a saúde delas.
Ao todo, 44 ações vão ser realizadas em 12 estados, alcançando mais de 5.000 mulheres e 500 voluntários com a oferta de 640 exames laboratoriais e 498 exames de imagem, incluindo mamografias e ultrassonografias, nas cidades onde o Sabin Diagnóstico e Saúde possui unidades de exames de imagem.
As beneficiárias terão até dezembro para realizar o ciclo completo, que inclui os exames e uma consulta de retorno via Rita Saúde, para análise dos resultados. Para aquelas que realizarem os exames até o final de outubro, haverá um incentivo adicional: vouchers da campanha Novembro Azul serão oferecidos para presentear familiares, incentivando também a prevenção de doenças em homens.
Além de dar acesso gratuito aos exames a esse grupo de mulheres, a ação visa promover a conscientização sobre a importância do autocuidado e da prevenção de doenças, especialmente o câncer de mama. “Nosso objetivo é promover a ampliação do acesso às consultas e exames preventivos para pessoas em vulnerabilidade e aumentar o conhecimento das pessoas em relação à sua saúde”, esclarece o gerente-executivo do Instituto Sabin, Gabriel Cardoso.