Informação como ferramenta de empoderamento é fundamental na luta contra o câncer de mama

0

Durante o Outubro Rosa, a disseminação de informações sobre direitos e recursos disponíveis é um tema central nas campanhas de conscientização, especialmente em relação ao câncer de mama. O Hospital Mater Dei Santa Genoveva destaca a importância da informação como um mecanismo de empoderamento individual e coletivo, permitindo que as pessoas exijam que seus direitos sejam respeitados e garantindo acesso a um tratamento adequado. O objetivo é destacar a importância do diagnóstico precoce e garantir que as mulheres tenham acesso a informações sobre seus direitos e tratamentos, em um esforço para reduzir os números alarmantes da doença no Brasil.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que 73.610 novos casos de câncer de mama sejam registrados até 2025 no Brasil, com uma taxa de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. A doença, que também afeta homens, embora de forma rara (representando cerca de 1% dos casos), é a principal causa de morte por câncer entre mulheres no país, sendo responsável por 18 mil mortes anuais.

Apesar das campanhas de conscientização, uma pesquisa divulgada pela Agência Brasil, em 2023, revelou que metade das mulheres entre 40 e 49 anos não realizaram a mamografia nos últimos 18 meses, mesmo com a recomendação de exames anuais nessa faixa etária. A Dra. Nathália Almeida Pinto Naves, oncologista do Hospital Mater Dei Santa Genoveva, destaca que o acesso à informação é fundamental para mudar essa realidade. “A informação é poder. As leis da Mamografia (Lei 11.664/08), dos 60 dias (Lei 12.732/12) e da Reconstrução Mamária (Lei 12.802/2013) são importantes para garantir o direito ao diagnóstico e tratamento, mas é preciso que as mulheres estejam informadas sobre esses direitos”, afirma.

Para detectar precocemente o câncer de mama, o Hospital Mater Dei Santa Genoveva reforça a importância de exames regulares. A mamografia, recomendada anualmente para mulheres a partir dos 40 anos, continua sendo o exame mais eficaz para identificar lesões suspeitas, como microcalcificações. A Dra. Nathália explica que “a mamografia é um exame rápido, amplamente disponível, e deve ser complementado por ultrassonografia e, em casos específicos, por ressonância magnética”.

Sobre o câncer de mama
A Dra. Nathália também ressalta que o câncer de mama, na maioria das vezes, não está relacionado à hereditariedade. Fatores de risco como sedentarismo, obesidade, consumo de álcool e uso de terapias hormonais são mais preocupantes. “A prevenção pode ser feita com hábitos de vida saudáveis, incluindo alimentação balanceada, e atividade física”, orienta.

Segundo a médica, a sobrecarga da mulher, e principalmente, das mães é um problema comum na nossa sociedade. Muitas mulheres acabam se deixando de lado para cuidar da casa e da família, e acabam postergando a realização dos exames. Por isso a importância de campanhas como o Outubro Rosa, para lembrar as mulheres de não deixarem de realizar os exames de rastreio.

Quais sinais observar?
– vermelhidão, descamação ou ondulações nas mamas;
– qualquer novo caroço ou espessamento que surja;
– mudanças de tamanho ou no formato da mama;
– secreção, especialmente se for sanguinolenta e ocorrer sem pressão;
– dor persistente, que não esteja associada ao ciclo menstrual;
– inversão de mamilo, quando o mamilo, que antes era voltado para fora, começa a se virar para dentro.

Tratamento integrado
O Outubro Rosa também é um momento para lembrar que o tratamento do câncer de mama deve ser integrado e humanizado. O tratamento da doença vai além da cirurgia e quimioterapia. Ele envolve uma equipe de profissionais dedicados ao bem-estar da paciente, incluindo mastologistas, oncologistas, psicólogos e nutricionistas. Além de contar com o suporte de um hospital geral e de alta complexidade, é importante que as mulheres sejam acompanhadas por uma equipe multidisciplinar de profissionais que atuem desde a prevenção, passando pelo diagnóstico, até chegar aos tratamentos mais atuais.

Durante todo o mês, o Hospital Mater Dei Santa Genoveva intensificará suas ações de conscientização, disponibilizando informações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. O objetivo é garantir que as mulheres estejam empoderadas com o conhecimento necessário para cuidar de sua saúde.