O ortopedista Robinson Esteves Pires, do Hospital Felício Rocho, acaba de lançar o livro Fractures of the Scapula. A obra aborda uma fratura rara e pouco explorada na literatura médico-científica mundial. Publicado em língua inglesa pela renomada Editora Springer, da Suíça, o livro foi escrito em colaboração com os médicos Pedro Labronici, da Universidade Federal Fluminense (RJ), e Vincenzo Giordano, do Hospital Miguel Couto (RJ). Além disso, conta com a participação de especialistas de renome internacional dos Estados Unidos, Índia e Colômbia.
“A fratura da escápula é uma condição relativamente rara, o que a torna um tema pouco explorado na literatura médica. Essa lacuna me motivou a dedicar meus estudos e pesquisas a essa área, culminando na publicação deste livro”, afirma o ortopedista.
“Fractures of the Scapula” explora de forma abrangente questões essenciais, como a definição da fratura de escápula, as abordagens médicas recomendadas, os segmentos populacionais mais atingidos por faixa etária, e os critérios para a indicação de cirurgias. Além disso, o livro aborda os melhores exames de imagem a serem utilizados e fornece recomendações detalhadas para a reabilitação dos pacientes.
Com uma linguagem clara e objetiva, a obra se torna uma referência indispensável para ortopedistas, traumatologistas e demais profissionais da saúde que atuam no tratamento de fraturas.