Cinco experiências transformadoras para as viagens do segundo semestre

0

Latitudes promove imersão cultural em destinos que fascinam os brasileiros

Das tradições culturais que remontam ao início das civilizações à surpreendente dança das luzes da Aurora Boreal, a Latitudes Viagens de Conhecimento apresenta cinco experiências de aprendizado e profunda conexão cultural em destinos distintos. As chamadas viagens de transformação – jornadas significativas que vão além de memórias duradouras – ganharam força como tendência em 2024, revelando um interesse maior em imersão cultural e não simplesmente riscar destinos visitados, segundo pesquisa da American Express.  

As viagens da Latitudes partem no segundo semestre e serão acompanhadas por especialistas que ajudam a desvendar os segredos de cada cidade e promovem uma troca rica de conhecimentos. O serviço da empresa, reverenciado pela qualidade, eleva a vivência com tranquilidade e segurança a quem embarca.

Uma viagem à Tunísia apresenta um país marcado pelo encontro de civilizações desde os tempos antigos. O atemporal Egito convida a navegar por seu legado arquitetônico, religioso e cultural, passando por grandes maravilhas e o maior museu de egiptologia do mundo. Deixando para trás os faraós, uma viagem à terra dos marajás apresenta a oportunidade de vivenciar o Festival das Luzes na Índia. Já a Toscana, tão conhecida dos brasileiros, é palco de uma experiência imersiva, em que Marcelo Gleiser conduz reflexões sobre o sentido da vida.  Para os fascinados pelas maravilhas da natureza, a caça à aurora boreal no arquipélago das Ilhas Lofoten, na Noruega, promete aventuras inesquecíveis. 

Conheça as próximas viagens:
Tunísia – Entre as Dunas e as Ondas (5 a 19 de outubro) 
A capital Túnis é porta de entrada para um país surpreendente, com história preservada em patrimônios mundiais da UNESCO e belezas naturais desde a orla do Mediterrâneo às dunas do deserto do Saara. Diferentes civilizações deixaram sua marca no país, como a potente Cartago, que pode ser reimaginada através de suas ruínas em um sítio arqueológico. Da ocupação árabe, a cidade de Kairouan ainda é hoje um ponto de peregrinação para o Islã. No Museu Nacional Bardo, um precioso acervo traz peças que remontam à Idade da Pedra até objetos dos períodos cartaginês, romano, bizantino e islâmico. O historiador Plinio Freire Gomes guia o grupo pelos detalhes históricos, sem deixar de lado as belas praias junto ao Mediterrâneo e a viva cultura que se apresenta pelas ruas das cidades.

Itália, Toscana – Ilha do Conhecimento (11 a 20 de outubro)
Um dos destinos favoritos dos brasileiros, a Toscana será palco de um retiro dedicado ao florescimento humano, inspirando visões de mundo capazes de transformar vidas e o futuro do planeta, em meio a paisagens encantadoras e acompanhado da tradicional gastronomia italiana. Com a proposta temática intitulada “Caminhos do Bem Viver”, o renomado professor, físico e astrônomo Marcelo Gleiser irá conduzir aulas e reflexões sobre o sentido da vida. Os encontros irão acontecer no Oratório de Barottoli, uma apaixonante localidade histórica do século 13. A viagem ainda inclui passeios por cidades como Siena e experimentações de sabores únicos de produtos locais, regados com os vinhos mais renomados da região.

Índia | Festival das Luzes no Rajastão – A interface entre filosofia, cultura e religião (22 de outubro a 4 de novembro)
Uma viagem com sabores, cores e doses de literatura. A Índia, que fascina com seu caldeirão multicultural milenar, será apresentada pelo escritor e professor Marcelo Backes. O especialista fez uma curadoria de obras que complementam a imersão ao país, incluindo títulos como O Mahabharata e o Bhagavad Gita, o maior e mais conhecido dos épicos indianos, e O Tigre Branco, de Aravind Adiga. A viagem ainda será realizada durante um dos festivais mais importantes no país, o “Diwali”, que celebra com muita luz e festa o triunfo do bem sobre o mal. Passando por cidades como Delhi, Jaisalmer (a Cidade Dourada do Rajastão), Jodhpur (a Cidade Azul) e Jaipur (a Cidade Rosa), não faltarão oportunidades para mergulhar na história e nas diferentes facetas culturais da Índia. 

Ilhas Lofoten, Noruega – Muito Além da Aurora Boreal (23 de outubro a 3 de novembro)
Terra de antigos assentamentos vikings, do sol da meia noite e da deslumbrante Aurora Boreal, as Ilhas Lofoten estão situadas na costa norte da Noruega, dentro dos limites do Círculo Polar Ártico. O país é fonte de inspiração para viajantes, artistas e fotógrafos, e surpreende com pequenas e bucólicas vilas pesqueiras, costumes ancestrais preservados e a gastronomia sustentável que celebra as tradições do Ártico. A viagem tem como ponto alto a caça noturna à aurora boreal – uma aventura inesquecível que releva ainda múltiplos significados históricos e culturais para diferentes povos em diferentes tempos. O grupo viajará na companhia de Johnny Mazzilli, fotógrafo e viajante profissional que já esteve 38 vezes na Noruega.

Egito – Um marco civilizatório na história da humanidade (16 de novembro a 1º de dezembro)
Se os faraós buscavam a vida eterna, o contínuo fascínio que o Egito ainda hoje exerce pode ser a resposta à imortalidade tão desejada. Do império que nasceu às margens do Nilo há cinco mil anos, a arquitetura, a religião e uma cultura única seguem intrigando o mundo moderno. A doutora em arqueologia Cintia Gama-Rolland conduzirá o grupo pelo legado dessa civilização, percorrendo as Pirâmides no Cairo e os Templos de Abu Simbel em Aswan. Um cruzeiro histórico pelo Nilo leva a Luxor e ao Vale dos Reis, onde as construções imponentes são o testemunho do império egípcio.