A Mostra Lugares de Culturas – CCBB Educativo apresenta uma programação especial de férias, inspirada no cinema, com oficinas de animação, visita aos bastidores do cinema e sessões exclusivas para escolas, com mediação de uma mostra de filmes do mundo todo. Ainda em julho, a atividade Livro Vivo apresenta novas obras, inspiradas nas exposições Luz Aeterna e Luiz Zerbini – Paisagens Ruminadas. São oito livros relacionados com a primeira exposição, que têm a luz como elemento central e com os quais o público é estimulado a interagir. Da segunda são outras três obras. Todas as atrações são gratuitas e acontecem no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, localizado na Rua Primeiro de Março, 66. O CCBB Educativo – Lugares de Culturas é um projeto patrocinado pelo Banco do Brasil.
Já entre 13 e 29 de julho, a Mostra Lugares de Culturas – CCBB Educativo oferece uma seleção organizada em sessões infantis, juvenis e adultas, com o objetivo de evidenciar o audiovisual como ferramenta educacional. São produções audiovisuais contemporâneas de diferentes lugares do mundo, com representantes de países como Bulgária, Irã, Argentina, Reino Unido, Canadá, Espanha, Alemanha, Austrália, Colômbia, sempre com áudio ou legendas em português.
A mostra contará com sessões de projeção e atividades educativas, mediadas pela equipe do CCBB Educativo – Lugares de Culturas. As exibições serão no Cinema 1 às segundas e sextas, às 10h, 14h e 18h; quartas e quintas, às 15h e 18h; e nos sábados e domingos, às 14h e 18h. No domingo, dia 14, às 10h, a sessão será direcionada para público neurodivergente. Os ingressos devem ser retirados no site e na bilheteria física do CCBB RJ.
Nas quartas e quintas feiras, após as sessões das 10h e 14h, o público poderá visitar a sala de projeção e participar da Conversa de Bastidores com os educadores sobre os audiovisuais apresentados. Os ingressos devem ser retirados no site e na bilheteria física.
A programação do Livro Vivo inspirada na exposição Luz Æterna conta com diversos livros. “Pedro e Lua”,de Odilon Moraes, que narra a história de um menino que tinha a cabeça na lua e explora esse satélite. Nele, são tecidas relações entre Pedro, pedra, lua e tartaruga, a partir das semelhanças de imagens, ilustradas todas em tons de preto, cinza e branco.
Em “Dia de sol”, de Renato Moriconi, nas ilustrações feitas em preto, com um fundo amarelo, o Sol ganha a cena como protagonista para narrar, de forma criativa, um dia seu. No livro “Chama o sol, Matias”, de Sonia Rosa com ilustrações de Camilo Martins, Matias quer muito ir à praia e percebe que o sol não apareceu no céu naquele dia, então o menino resolve fazer alguma coisa. E a pergunta que surge é: “será que conseguimos nos comunicar com o sol?”
“Com Sol & Lua” Nelson de Oliveira e Teodoro Adorno contam a história de um velho e uma velha que vivem brigando um pela terra do outro. Com ilustrações em traços simples e em preto e branco exploram a dualidade entre sol e lua. “O escuro”, de Lemon Snicket, tem ilustrações de Jon Klassen e tradução de Érico Assis. Nele, um menino que tinha muito medo do escuro recebe algo inesperado como visita a seu quarto e passa a pensar sobre a escuridão de uma outra maneira. Também com medo do escuro em “E foi assim que eu e a escuridão ficamos amigas”, o artista Emicida, com ilustrações Aldo Fabrini, faz uma narrativa poética na qual conta a história de um menino com medo do escuro, o significado do medo e suas consequências são explorados em oposição à coragem.
“Medo do escuro” é o título do livro de Antônio Carlos Pacheco, com ilustrações de Omar Grasseti. O livro acompanha a história de uma estrela que tinha medo do escuro, até conhecer o poder do seu brilho, com ilustrações em aquarela e lápis de cor. Em “Sob o sol, sob a lua”, de Cynthia Cruttenden com ilustrações feitas em carimbo de borracha, há uma narrativa poética e muito visual a respeito de uma cobra.
Na atividade Livro Vivo inspirada na exposição Paisagens Ruminadas, três livros são apresentados: “Amoras”, de Emicida, com ilustrações Aldo Fabrini, explora o pensamento das crianças, a partir das múltiplas narrativas presentes no mundo todo – desde os orixás até Martin Luther King. Em “Da minha janela”, de Otávio Junior com ilustrações de Vanina Starkoff, é feito um passeio por diversas paisagens comuns às favelas do Rio de Janeiro, ora focando em minúcias, ora com uma vista mais panorâmica. Já em “Debaixo das copas: Árvores ao redor do mundo”, de Iris Volant e Cynthia Alosso, com tradução de Raquel Nakasone, são exploradas paisagens naturais e apresentadas diversas árvores do mundo, contando lendas e histórias relacionadas a cada uma delas.
A Atividade Livro Vivo acontece no Ateliê Aberto – Sala do Programa Educativo – 1º andar, nos sábados, domingos e feriados, às 15h, com classificação livre.
Outra atração é o Laboratório de Artes “Luz na Sombra” no qual os visitantes experimentam os efeitos do deslocamento da sombra a partir da trajetória do sol em seus trópicos é um dos convites que o CCBB Educativo – Lugares de Culturas faz aos visitantes a partir desse mês de julho.
Em uma engenhosa estrutura especialmente criada para a atividade Laboratório de Artes “Luz na Sombra” o público brinca com a projeção das sombras. Afinal, quem nunca brincou com a sombra na parede ou no chão? A cada hora do dia ela se move, e muitas vezes, nem ninguém se lembra que o sol é responsável por isso. Na atividade, um arco traça a trajetória do sol e mostra seu deslocamento, que alonga ou afina a sombra até sumir sob nossos pés, todos são levados a ter essa experiência. Acontece no Ateliê Aberto – Sala do Programa Educativo – 1º andar. Nos sábados e feriados, às 12h e 16h e domingos às 11h, 12h e 16h.
Nas atividades regulares seguem as Visitas Mediadas à exposição Luiz Zerbini – Paisagens Ruminadas se soma às já iniciadas à exposição “Luz Æterna – Ensaio sobre o Sol”. Realizadas pelo CCBB Educativo – Lugares de Culturas, conta com arte-educadores que acompanham o público, agendado ou não, pela galeria. Por meio de conversas, propõem reflexões que promovem novas percepções sobre os acervos expostos. Durante essas visitas, os educadores estimulam o diálogo com os visitantes, com a escolha de um percurso que leva em consideração os temas abordados nas exposições e o público.
As visitas mediadas a “Luz Æterna – Ensaio sobre o Sol” ocorrem às segundas e quintas às 11h; às quartas e sextas, às 18h; sábados, às10h e domingos, às 18h.
As visitas mediadas à exposição “Luiz Zerbini – Paisagens Ruminadas” acontecem às segundas e quintas às 16h e 18h; às quartas e sextas, às 11h e 16h; nos sábados, às 18h; e domingos, às 10h.
Os ingressos para as Visitas Mediadas podem ser retirados no site do CCBB, na aba do CCBB Educativo, onde é possível selecionar a exposição que deseja visitar com a mediação dos arte-educadores. Os ingressos podem ser obtidos também na bilheteria física do CCBB Rio.
Também inspirados pelas obras de Zerbini, o CCBB Educativo – Lugares de Culturas criou a atividade Bistrô de Gravura, que conta com um ateliê de gravura montado no térreo do CCBB Rio. A ideia é desafiar a criatividade e, para tanto, estão disponíveis rolos de massas e outros utensílios de cozinha, que serão usados para reproduzir imagens com impressões.
Acontece no térreo. Nas segundas, quartas e quintas das 11h às 18h. Nas sextas, das 11h às 13h e das 15h às 18h. Classificação: Livre
Tem muito mais na programação do CCBB Educativo – Lugares de Culturas. Confira todas as informações no site bb.com.br/cultura e nas redes sociais do CCBB RJ.