O Gabarito Educação está marcando presença no 12º Festival Literário Internacional de Araxá (Fliaraxá), que ocorre entre 19 e 23 de junho. Com uma série de oficinas e rodas de conversa, o Gabarito alinha-se ao tema do evento, “Memória, Literatura e Diversidade”, oferecendo atividades educativas e inclusivas.
Durante os dias 20, 21 e 23 de junho, o público poderá participar de oficinas que vão da criação de fanzines até brincadeiras de roda, todas projetadas para refletir sobre a diversidade cultural e a memória literária. As atividades são abertas para diferentes faixas etárias e contam com a participação de alunos e a mediação de professores do Gabarito.
O Fliaraxá terá a presença de 84 convidados equilibradamente distribuídos entre mulheres negras e brancas e homens negros e brancos, cada grupo representando 25% do total. Djamila Ribeiro e Bruna Lombardi serão as autoras homenageadas desta edição. A programação também contará com convidados internacionais, como Teresa Cárdenas (Cuba), Afonso Cruz (Portugal), Hannelore Cayre (França) e Jamil Chade (brasileiro radicado na Suíça). A diversidade será ainda mais enriquecida com a presença das indígenas Trudruá Dorrico e Geni Núñez.
Entre os curadores do festival, está o escritor e professor do Gabarito Educação, Rafael Nolli, que tem diversas obras lançadas para o público adulto e infantojuvenil.
As atividades do festival serão transmitidas online pelo canal do YouTube do Fliaraxá e terão a tradução concomitante em Libras, garantindo o acesso ao evento para um público mais amplo.
A Fundação Calmon Barreto será o cenário principal da festa literária, a qual incluirá dois auditórios, duas livrarias, uma intensa programação infantil e infantojuvenil, além da Rua da Economia Criativa, que promoverá música instrumental, artesanato e gastronomia.
A seguir, detalhamos a programação das oficinas oferecidas pelo Gabarito Educação. Para informações completas, consulte o site do evento:
Quinta-feira, 20/06
Oficina de Fanzine: Geovana Rezende, Aline Vitória de Sene e Sarah Tosta participarão da oficina mediada por Gabriel Capelossi e Fabiane Soares.
Cultura dos povos originários e das matrizes afrodescendentes: Tiago Finzi e Vivian Bandeira, sob a mediação de Demian Sousa, discutirão memória e diversidade.
Oficina de Brincadeiras de Roda – tradição, criatividade e coletividade: Talita Kelen e Poliana Diniz conduzirão atividades para crianças de 6 a 8 anos.
Sexta-feira, 21/06
Oficina de Máscaras Africanas: Antônio Bonesso e Célio D´Ávila liderarão a oficina.
Jovens escritores: Laura Gobbi, Otávio Vinhal e Esther Ferreira compartilharão suas experiências criativas, sob mediação de Mariana Quillici e Amanda Abdalla.