A Algar Telecom, empresa de TI e telecom do Grupo Algar, anuncia a chegada de sua rede 5G a Santa Vitória. A ampliação do acesso à tecnologia na área original de concessão da operadora chegará a 32 localidades nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo, com previsão de conclusão até o fim do ano, atingindo cerca de 50% da população que vive na área de cobertura da operadora. Em Santa Vitória, o sinal terá abrangência superior a 75% da cidade.
Essa evolução tecnológica trará uma melhor experiência para o consumidor em velocidade, menor latência – tempo para a transferência de um dado – e aumento de potencial para o uso da internet por meio do celular, tanto para a execução nos mais variados tipos de aplicativos e nas redes sociais, como também em jogos eletrônicos e na exibição e compartilhamento de vídeos. O avanço contribuirá para o avanço de negócios nas empresas, incluindo as aplicações de IoT (internet das coisas), de inteligência artificial, entre outros.
A Algar Telecom foi a primeira operadora do País a ofertar o serviço de 5G, na frequência de 2.3 GHz. Naquele momento a tecnologia chegou a três cidades – Franca (SP), Uberaba (MG) e Uberlândia (MG). Agora, o 2.3 GHz chegará a mais localidades e haverá a implementação da faixa 3.5 GHz. O cronograma segue autorizações da Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações.
A Algar Telecom tem mais de 30 anos de experiência em telefonia móvel e um histórico de pioneirismo. A empresa sempre buscou oferecer acesso a serviços de telecomunicações inovadores e modernos nas áreas onde atua. Agora, a população terá acesso à mais moderna tecnologia móvel disponível, isso no interior do Brasil com mais conectividade e oportunidades para as pessoas, seja em suas residências ou em aplicações em negócios.