Evento será gratuito e realizado em Uberlândia-MG, na próxima semana.
As inscrições para a segunda etapa do V Seminário de Economia da Cultura estão abertas. O evento, que é gratuito, será realizado nos dias 26 e 27 de setembro, na sede do Sebrae e alguns espaços culturais, em Uberlândia-MG, e contará com painéis que debaterão as temáticas: ESG e Cultura; Comunicação Cultural na Prática e Cultura, Inovação e Empregabilidade. Para se inscreverem, os interessados devem acessar o formulário disponível na internet, em um link que está no perfil da produtora Balaio do Cerrado, no Instagram.
Vários profissionais já confirmaram presença no evento, como Rômulo Avelar, da Ravel Consultoria; Nayara Bernardes do Sebrae-MG e os jornalistas: Danilo Caixeta, Nuno Manna e Michelle Ferreira. “Debateremos a importância da cultura nas áreas que compreendem as temáticas do seminário e o seu desenvolvimento. Para isso contaremos com especialistas que trarão suas experiências e visões. A nossa ideia é que os participantes do seminário também possam participar e contribuir para enriquecer os debates, por isso, convidamos todos que estão, de certa forma, envolvidos com a arte e cultura, para se inscreverem no evento”, comenta o diretor da Balaio do Cerrado, produtora responsável pela organização do seminário, Rubem dos Reis.
A primeira etapa do seminário ocorreu em agosto deste ano e trouxe como debate o tema “Direitos Culturais na Prática”, com a participação do secretário do Ministério da Cultura, Odecir Luiz Prata da Costa; representando a OAB Uberlândia a advogada, Kátia Bizinotto; estudante do tema e mestre em Artes Cênicas, Danilo Mota e o advogado com atuação no setor cultural, Marcelo Britto.
A segunda e última etapa vem fechar o ciclo de debates, demonstrando o amadurecimento do Seminário de Economia da Cultura, que na primeira edição trouxe discussões que à época eram consideradas questões muito distantes e até utópicas. “Hoje, na quinta edição, temos a materialização no mercado de muitos desses temas. Estamos em um segmento que gera empregos, distribui renda e que é fundamental para o cumprimento das agendas de desenvolvimento e sustentabilidade. A produção cultural fomenta a economia e a própria economia é fruto da cultura que desenvolvemos. Há cinco edições debatemos em nossos encontros essa aproximação. Em 2023 nosso evento chega à maturidade com uma compreensão mais clara da sociedade sobre o peso do nosso setor”, afirma Rubem dos Reis.
O V Seminário de Economia da Cultura é promovido pela Balaio do Cerrado Produções, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e patrocínio da TS Trim do Brasil.
Programação
Dia: 26/09 (terça-feira)
Horário: a partir das 19 horas
Palestra: “ESG e Cultura”, ministrada por Pedro Rivas
Local: Sebrae Uberlândia
Espetáculo Teatral: “Consciência Positiva”
Local: sede do Grupontapé
Dia: 27/09 (quarta-feira)
Horário: 9 horas
Local: Sebrae Uberlândia
Encontro de Jornalistas: “Comunicação cultural na prática – da ação ao conteúdo”
-Mediador: Paulo Vieira – jornalista
-Danilo Caixeta – diretor Jornalismo TV Paranaíba
-Nuno Manna – professor UFU e jornalista na Revista Piauí
Relato de experiência: “O repórter-ator, a convergência entre teatro e jornalismo na TV”
Michele Ferreira – Jornalista
Horário: 14h30
Local: Sebrae Uberlândia
Painel: “Cultura, Inovação e Empregabilidade na Prática”
Rômulo Avelar – Ravel Consultoria – Prêmio Território Criativo
Nayara Bernardes – Sebrae-MG
Horário: 19 horas
Local: Casa da Ana
Encerramento: Teatro de Animação
Serviço:
O quê: V Seminário de Economia da Cultura
Onde: Sebrae, em Uberlândia-MG
Quando: 26 e 27 de setembro de 2023