Você sabia que existe uma vitamina envolvida na redução do risco de eventos cardiovasculares, tratamento da diabetes, osteoporose, doenças autoimunes e neuromusculares? Sim, é isso mesmo … essa incrível vitamina é, na verdade hormônio D e tem uma grande participação no metabolismo do corpo humano e na ativação de mais de 2000 genes.
A vitamina D é um hormônio produzido na pele a partir da exposição ao sol (cerca de 20 minutos todos os dias são o suficiente) ou obtido através de alimentos como o óleo de fígado de bacalhau, gema de ovo e salmão.
Esse hormônio ao entrar na circulação sanguínea é transportado ao fígado e aos rins para ser transformado em sua forma ativa: o calcitriol, que atua nas células do intestino, ossos, rins, pâncreas e células de defesa. Uma das suas grandes funções é estimular as células do intestino a absorver cálcio da alimentação e regular a saúde dos ossos.
Além disso, ele estimula a ativação das células de defesa causando a melhoria da função do sistema imunológico e também promove a regulação da secreção de insulina pelo pâncreas, diminuindo a resistência insulínica.
A deficiência de vitamina D pode causar osteoporose, desregular os níveis de cálcio e fósforo no sangue, facilitar infecções e, em casos mais graves, pode causar uma condição conhecida como raquitismo em crianças e osteomalácia em adultos, doença em que ocorre enfraquecimento e desmineralização dos ossos.
A vitamina D é um hormônio essencial para o perfeito funcionamento do organismo e sua deficiência pode impactar muito na saúde e qualidade de vida de uma pessoa, por isso é tão importante procurar acompanhamento médico e, sempre que necessário, realizar a suplementação.
Dra. Consolação Oliveira